Caloi recupera slogan que marcou a publicidade brasileira nos anos 1980 e adapta a mensagem para os pais de hoje, com foco em bicicletas, brincadeiras ao ar livre e menos tempo diante das telas

Mais de quatro décadas depois de transformar o pedido de uma bicicleta em um dos bordões mais conhecidos da publicidade brasileira, a Caloi resgata o conceito “Não esqueça minha Caloi” em uma nova campanha. Desta vez, a mensagem é dirigida aos pais que foram crianças nos anos 1970, 1980 e 1990 e ganha uma nova versão: “Não esqueça a Caloi do seu filho”.
Criado em 1978 pelo publicitário J. Cocco, o slogan fazia parte de uma campanha que incentivava as crianças a escreverem bilhetes aos pais pedindo uma bicicleta como presente. Os pequenos recados se tornaram uma das marcas da comunicação da Caloi e ajudaram a associar a bicicleta ao imaginário infantil de diferentes gerações.
Agora, a agência D’OM recupera esse conceito e adapta a mensagem para o presente. A campanha parte da memória dos pais para propor uma reflexão sobre a infância atual, marcada pela presença cada vez maior de celulares, tablets e outras telas.
A bicicleta aparece como elemento central dessa retomada, associada a brincadeiras, descobertas, convivência com amigos e atividades ao ar livre. A ideia é aproximar a experiência de quem cresceu pedalando da realidade dos filhos de hoje.
Com 128 anos de história, a Caloi busca, assim, aproximar sua trajetória da experiência dos pais que cresceram pedalando e agora têm filhos. A proposta é recuperar parte dessa experiência e apresentá-la à nova geração por meio da bicicleta.
“A infância mudou, mas algumas coisas continuam essenciais. Brincar, explorar, encontrar os amigos, sentir a liberdade de pedalar e descobrir o mundo fora das telas são experiências que fazem parte de uma infância que merece ser vivida”, afirma Ana Paula Nogueira, gerente sênior de Marketing e Trade da Caloi.
Retornando às Tevês
A campanha terá veiculação entre setembro e novembro, com presença em plataformas digitais como Meta e YouTube e inserções em canais da Globosat, incluindo GNT, Multishow, GloboNews, SporTV, Globoplay Novelas e Rede Telecine.
A Caloi também volta a utilizar a televisão em sua estratégia de comunicação, mídia que fez parte de sua história publicitária. Segundo Marcos Ribeiro, diretor de Marketing, Produto e Comercial da Caloi, a nova campanha procura justamente estabelecer uma conexão entre a publicidade que marcou a infância dos pais e a realidade das crianças atuais.
“‘Não Esqueça a Minha Caloi’ foi uma campanha de muito sucesso com as crianças nos anos 80 e agora queremos falar com esse pai, que era a criança daquela época”, explica Ribeiro.
Além da mídia tradicional e digital, a campanha terá intervenções urbanas e formatos de comunicação fora do convencional. A estratégia pretende levar a mensagem para as ruas e, posteriormente, ampliar a conversa nas redes sociais.
Para Filipe Cuvero, CCO e sócio da D’OM, a bicicleta é utilizada como elo entre as diferentes gerações. “Foi numa Caloi que nós, crianças, tivemos as primeiras sensações de liberdade, o vento no rosto e a descoberta do bairro”, afirma.
A nova campanha recupera, portanto, um dos conceitos mais reconhecidos da história da Caloi, mas troca o pedido feito pela criança pela responsabilidade atribuída agora aos pais: não esquecer de proporcionar aos filhos a experiência de descobrir o mundo sobre duas rodas.
Mundo Bici Mundo Bici – Por George Panara