Produzido no Brasil em fibra de carbono, suporte aero oferece três opções de largura para os apoios de braços e busca combinar aerodinâmica, ergonomia e conforto; modelo também pode equipar bicicletas de contrarrelógio

Desenvolvido e produzido integralmente no Brasil, o cockpit TWK, da Tri Wings, foi criado para atender às necessidades dos triatletas que enfrentam provas de longa distância. Lançado há cerca de três anos, o modelo recebeu atualizações em outubro, com melhorias voltadas à eficiência aerodinâmica, à facilidade de instalação e à sustentação dos braços na posição de pedalada.
Construído em fibra de carbono, o TWK tem como proposta permitir que o ciclista mantenha uma posição aerodinâmica por períodos prolongados, sem comprometer o conforto e a capacidade de sustentar o esforço. Embora tenha nascido para o triatlo, o equipamento também pode ser instalado em bicicletas de contrarrelógio, ampliando suas possibilidades de utilização.
“Costumo dizer que somos uma empresa feita por triatletas para triatletas. Entendemos a necessidade de quem pratica a modalidade e, por isso, nossos produtos têm a missão de garantir que o atleta fique confortável em uma posição aerodinâmica pelo maior tempo possível”, explica José Rodrigo Carvalho, sócio-fundador da Tri Wings.
O desenvolvimento do TWK ocorreu integralmente no Brasil, com produção em duas unidades fabris, localizadas em Curitiba (PR) e Vitória da Conquista (BA). A empresa aposta na engenharia nacional para desenvolver soluções específicas para o segmento de triatlo.
Ergonomia e aerodinâmica para longas distâncias
Nas provas de triatlo de longa distância, a etapa de ciclismo exige que o competidor mantenha uma posição aerodinâmica durante muitos quilômetros. No Ironman, são 180 km sobre a bicicleta, antes dos 42,2 km da maratona. Nesse cenário, a ergonomia dos apoios e a possibilidade de sustentar uma posição confortável tornam-se fatores importantes.
O TWK foi projetado com uma área de apoio que acomoda os antebraços, os punhos e as mãos do ciclista. O desenho anatômico resultou de testes com diferentes formatos, ângulos, posições das mãos e distâncias entre os apoios.

“O funcionamento do cockpit Tri Wings é resultado da combinação entre ergonomia, posicionamento e aerodinâmica. Afinal, o equipamento possui uma área de apoio projetada para acomodar os braços, os punhos e as mãos do atleta”, explica Carvalho.
Um dos diferenciais está na possibilidade de escolher entre três larguras para os apoios de braços: 26, 30 e 32 cm. A definição considera características individuais, como o biotipo e a flexibilidade do ciclista, buscando uma posição que permita permanecer na configuração aerodinâmica durante toda a etapa de ciclismo.
“Uma abertura maior dos cotovelos, por exemplo, ajuda a reduzir a tensão nos ombros e nas costas, favorecendo a manutenção da posição aerodinâmica e preservando a musculatura para a corrida que vem depois da etapa de ciclismo”, acrescenta Carvalho, que também é triatleta amador.
Construção em carbono e integração com a bicicleta
A estrutura do TWK utiliza fibra de carbono Toray T800. A base do cockpit é formada por uma placa moldada em carbono, desenvolvida para combinar baixo peso, rigidez estrutural e absorção de vibrações.
Por ocupar a região dianteira da bicicleta, o cockpit também tem papel importante na configuração aerodinâmica do conjunto. Seu desenho fechado busca organizar o fluxo de ar ao redor da parte frontal da bicicleta e do tronco do ciclista, uma região relevante para a resistência aerodinâmica.
O projeto prevê ainda integração com outros componentes, como sistemas de hidratação e ciclocomputadores. Na área de contato com os braços, uma cobertura removível e lavável de EVA amplia o conforto e facilita a manutenção.
Outro aspecto destacado pela fabricante é a instalação simplificada, com uma proposta próxima ao conceito plug and play, além da possibilidade de adaptação a diferentes modelos de bicicletas de contrarrelógio.
Ajustes e atendimento individualizado
A personalização é parte da proposta comercial da Tri Wings. Além das três opções de largura dos apoios, a empresa oferece atendimento para orientar o cliente na escolha e na instalação do equipamento. Segundo o fabricante, também existe a possibilidade de desenvolver adaptações para novos modelos de bicicletas.
A empresa está reformulando seu site para simplificar o processo de compra, mantendo o atendimento individualizado que caracteriza sua relação com os usuários.
Com a atualização do TWK, a Tri Wings reforça sua presença no segmento nacional de equipamentos para triatlo, reunindo desenvolvimento brasileiro, construção em fibra de carbono e possibilidades de ajuste voltadas às exigências das provas de longa distância.
O cockpit TWK, da Tri Wings, está disponível no site oficial da marca por R$ 7.500. O processo de compra inclui atendimento individualizado para orientar a escolha e a instalação do equipamento.
Mundo Bici Mundo Bici – Por George Panara