TOUR DE FRANCE: MVDP ABSOLUTO

Como dono da estrada, Mathieu Van der Poel,  o “Holandês Voador”, armou a fuga e a manteve ao longo da etapa, atacou na subida, fracionou o grupo, e foi o mais forte sustentando, com total autoridade um longo sprint, para conquistar sua terceira vitória de etapa no Tour de France

MvdP comandou todos os movimentos da 9ª etapa. Das fugas, arrancadas até o sprint final – A.S.O./Thomas Maheux

O exigente percurso repleto de subidas curtas e explosivas entre Malemort e Ussel, proporcionou uma das maiores exibições deste Tour de France 2026. O protagonista foi Mathieu van der Poel (Alpecin-Premier Tech), que esteve na ofensiva desde os primeiros ataques até o sprint decisivo.

MvdP ajudou a formar a fuga, forçou o ritmo selecionando os adversários ao longo da etapa e finalizou o trabalho na subida que conduzia à linha de chegada, onde nomes de peso como Tobias Johannessen (Uno-X Mobility), Tom Pidcock (Pinarello-Q36.5) e Alex Baudin (EF Education-EasyPost) nada puderam fazer além de assistir ao neerlandês erguer os braços em comemoração.

Nem mesmo o pelotão, reduzido a menos de 50 ciclistas pela dureza do percurso e pelo forte ritmo imposto por UAE Team Emirates XRG, Netcompany Ineos e Lidl-Trek, conseguiu neutralizar Van der Poel, que reviveu seus melhores dias em um traçado desenhado sob medida para suas características.

A classificação geral permaneceu inalterada. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates XRG) segue vestido com a Maillot Jaune, mantendo 2min42s de vantagem sobre Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike).

O esloveno chega ao primeiro dia de descanso como líder, nesta segunda-feira, antes da retomada da prova, na terça-feira, 14 de julho, feriado nacional na França, quando os ciclistas enfrentarão uma explosiva etapa de 166,6 quilômetros entre Aurillac e Le Lioran.

A etapa entre Malemort e Ussel, prevista para ter 185,5 km precisou ser encurtada em cerca de 30 quilômetros devido à intensa onda de calor, porém isso alterou muito pouco os trechos mais duros que o pelotão de 176 ciclistas teria pela frente.

Ciclismo e arte nas ruas de Malemort – foto: A.S.O./Charly Lopez

Apesar da sucessão de ataques nos quilômetros iniciais, nenhuma fuga conseguiu se consolidar graças ao trabalho da Lidl-Trek, que controlou o pelotão para permitir que Mads Pedersen conquistasse a vitória no sprint intermediário de Beynat (SI, km 13,9). O dinamarquês garantiu mais uma vez a pontuação máxima e consolidou sua liderança na classificação por pontos, permanecendo com a Maillot Vert.

Após o sprint intermediário, os ataques voltaram a se multiplicar. Valentin Paret-Peintre (Soudal Quick-Step) foi o primeiro a passar pelo topo da Côte de Naves (3ª categoria, km 46), enquanto o pelotão ia sendo gradativamente selecionado pela dureza do percurso até ficar reduzido a aproximadamente 40 ciclistas.

Subida ao Suc au May rompe o pelotão

Foi por volta do quilômetro 57 que Mathieu van der Poel lançou mais um de seus inúmeros ataques. Desta vez, a investida deu resultado e originou uma fuga que chegou a reunir 16 ciclistas, antes de ser completamente selecionada na ascensão ao Suc au May (2ª categoria, km 74,1).

A um quilômetro do topo, a ponta do grupo já estava reduzida a oito homens: Derek Gee-West, Quinn Simmons (Lidl-Trek), Tobias Johannessen (Uno-X Mobility), Tom Pidcock (Pinarello-Q36.5), Lennert Van Eetvelt (Lotto Intermarché), Pablo Castrillo (Movistar Team), Alex Baudin (EF Education-EasyPost) e o Van der Poel.

Van de Poel no comando da fuga – foto: A.S.O./Charly Lopez

Tom Pidcock  foi o primeiro a cruzar o alto da montanha, principal dificuldade do dia, com 1min25s de vantagem sobre o grupo principal, onde a UAE Team Emirates XRG comandava o ritmo. Atrás, a 45 segundos, seguia um grupo perseguidor formado por Valentin Paret-Peintre (Soudal Quick-Step), Ion Izagirre (Cofidis), Lars Craps (Lotto Intermarché), Clément Braz Afonso, Ewen Costiou (Groupama-FDJ United), Marc Hirschi (Tudor) e Jordan Jegat (TotalEnergies), que pouco depois seria alcançado pelo pelotão, assim como já havia acontecido anteriormente com Tobias Foss (Netcompany Ineos).

3 equipes não conseguiram segurar Van der Poel

A fuga ainda mantinha 50 segundos de vantagem sobre o pelotão, comandado pela UAE Team Emirates XRG, quando passou pelo alto da Côte de la Croix du Pey (3ª categoria, km 98,5).

De olho nas possibilidades de Filippo Ganna em uma eventual chegada reduzida na subida final, a Netcompany Ineos passou a colaborar com a UAE na perseguição. Ao mesmo tempo, algumas hesitações nas trocas de ritmo entre os escapados — o que visivelmente deixou Van der Poel irritado — fizeram com que a vantagem diminuísse para apenas 30 segundos na base do Mont Bessou (4ª categoria, km 130,1).

Foi no Mont Bessou que o neerlandês desferiu o golpe decisivo. Com uma forte aceleração, Mathieu van der Poel fragmentou definitivamente o grupo de escapados. Apenas Tobias Johannessen, Tom Pidcock e Alex Baudin conseguiram acompanhar sua roda, enquanto os demais ficaram para trás. O britânico enfrentou alguns problemas com o câmbio de sua bicicleta na descida, quando foi visto batendo com o calcanhar na peça, para ver se conseguia colocar uma marcha menor.

Sem representantes entre os escapados, a Lidl-Trek ordenou que Quinn Simmons e Derek Gee interrompessem a perseguição aos ponteiros para colaborar com o pelotão, pensando nas possibilidades de Mads Pedersen disputar a vitória e ampliar sua liderança na classificação por pontos.

O quarteto da frente resistiu à perseguição e entrou no quilômetro final com 25 segundos de vantagem, margem suficiente para garantir que a vitória seria decidida entre os escapados.

Ao passar pelo triângulo vermelho que sinaliza o último quilômetro, Van der Poel assumiu a ponta da corrida. Com enorme autoridade, controlou perfeitamente tanto os ataques de seus companheiros de fuga quanto a aproximação do pelotão.

Ninguém conseguiu superar o neerlandês.

Van der Poel acelerou no momento exato, sustentou sua vantagem até a linha de chegada e conquistou uma vitória memorável em Ussel, coroando uma atuação impecável do início ao fim da etapa.

O pelotão cruzou a linha de chegada apenas seis segundos depois, liderado por Filippo Ganna, confirmando que, apesar da intensa perseguição promovida por UAE Team Emirates XRG, Netcompany Ineos e Lidl-Trek, ninguém foi capaz de impedir o triunfo do campeão neerlandês.

Após o dia de descanso na segunda-feira, a prova será retomada com uma etapa exigente no Maciço Central, um sobe e desce constante por 166,6km e uma altimetria acumulada de 3.800 metros,entre Aurillac e Le Lioran onde escaladores e puncheurs prometem um espetáculo explosivo no Dia da Bastilha.

Tour de France 2026

9ª Etapa – Malemort > Ussel – 154,6 km – 📈 3.300m de altimetria acumulada

1- Mathieu Van Der Poel 🇳🇱 – Alpecin-Premier Tech – 3h27’51”

2- Tobias Johannessen 🇳🇴 – Uno-X Mobility –  m.t. 3- Tom Pidcock – Pinarello 🇬🇧 -Q36.5 Pro Cycling Team – m.t

Veja Também

TOUR DE FRANCE: MERLIER SOMA SUA 4ª VITÓRIA DE ETAPA

O belga Tim Merlier se impôs no sprint final na chegada a Bordeaux, conquistando a sua …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *