FABRICANTES ASSOCIADAS À ABRACILO PRODUZEM 27 MIL UNIDADES DE BICICLETAS EM ABRIL

Produção de e-bikes mantém crescimento, com uma alta próxima a 90% em relação ao mês de abril de 2025. Em números gerais, no primeiro quadrimestre deste ano foram produzidas 102.904 unidades de bicicletas, um volume 13,2% inferior ao registrado no mesmo período de 2025

Linha de montagem de e-bike – foto: Abraciclo

Associadas da AbracicloAssociação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Audax, Caloi, Oggi e Sense –  instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 27.639 bicicletas no último mês de abril; o volume aponta queda de 13,9% na comparação com março. A retração, segundo a entidade, é reflexo dos dois dias úteis a menos registrados em abril, fator que impactou o ritmo de produção das fabricantes.

Fonte: Associadas Abraciclo

A produção de modelos elétricos segue em alta, tendência que vem sendo mantida desde o ano passado, e que continuou no quarto mês de 2026, consolidando-se como a segunda categoria mais produzida, com 6.768 unidades.

O crescimento da utilização das e-bikes nos centros urbanos vem sustentando essa tendência de alta.  “A bicicleta elétrica segue sua trajetória de crescimento por ser uma excelente alternativa de mobilidade urbana sustentável, especialmente para deslocamentos de média distância nos centros urbanos”, explica o vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Fernando Rocha.

 No acumulado do primeiro quadrimestre, a produção totalizou 102.904 unidades, resultado 13,2% inferior ao registrado no mesmo período de 2025. 

Produção por categoria

Além de ocupar a segunda posição entre as categorias mais produzidas, a bicicleta elétrica apresentou o maior crescimento mensal, com alta de 86,6%.

Fonte: Associadas Abraciclo

No ranking do primeiro quadrimestre, a bicicleta elétrica ocupou a terceira posição, com 20.385 unidades produzidas, o que representa 19,8% da produção total. Em primeiro lugar ficaram as bicicletas do tipo Mountain Bike (MTB), com 37.790 unidades e 36,7% do volume, seguida pela categoria Urbana/Lazer, com 22.589 unidades e 22% da fabricação.

A projeção inicial para o primeiro quadrimestre de 2026 era de 112.000 unidades, porém houve uma queda de 9,096% no volume executado, com 102.904 bicicletas saindo das fábricas, números que apontam para uma retração na produção de todos os modelos, exceção às e-bikes. Um reflexo daquilo que pode ser observado no dia a dia das lojas, onde comerciantes apontam uma queda nas vendas de bicicletas tradicionais, movidas a força muscular, e uma maior procura por modelos a pedalada assistida.

Veja Também

ROAD BIKE DA LEGO LANÇADA DURANTE A APRESENTAÇÃO DO GIRO

Revelada ao público durante a apresentação do próximo Giro d’Italia que começa no sábado 8, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *