Especialista em bike trial , Tomomi Nishikubo estabelece dois novos recordes mundiais do Guinness na rampa de salto olímpico de esqui de Nagano, executando um fakie nose manual — manobra realizada de ré, equilibrando a bicicleta exclusivamente sobre a roda dianteira — ao longo de 136,6 metros e com inclinações de até 37,5°

O japonês Tomomi Nishikubo, atleta da Red Bull e um dos principais nomes do bike trial mundial, entrou para o Guinness World Records ao estabelecer dois novos recordes: o de maior inclinação e o de maior distância percorrida em um fakie nose manual – rodando de ré apenas na roda dianteira, realizado em uma rampa de salto de esqui.
A façanha foi realizada no Hakuba Ski Jump Stadium, palco dos Jogos Olímpicos de Inverno de Nagano, onde Nishikubo desceu toda a rampa pedalando de ré, equilibrado apenas sobre a roda dianteira, percorrendo 136,6 metros em inclinações que chegaram a 37,5 graus.
O ex-campeão japonês de bike trial , levou dois anos preparando ao seu projeto mais ambicioso. Em busca de um desafio inédito, Nishikubo uniu elementos do ciclismo e da infraestrutura dos esportes de inverno em uma performance única realizada no complexo olímpico de saltos de esqui de Hakuba, na província de Nagano.
A inspiração surgiu após assistir ao compatriota Ryoyu Kobayashi estabelecer o recorde mundial de salto de esqui na Islândia. “Vi o salto do Ryoyu e imediatamente pensei: quero fazer a minha manobra ali.”
Após visitar o local pela primeira vez em agosto de 2024, Nishikubo realizou 35 tentativas em junho de 2025 sem sucesso. Mesmo assim, a experiência forneceu informações fundamentais para o desenvolvimento do projeto, levando-o a construir uma réplica da rampa para treinar.
Para treinar e entender melhor o desafio foi construída uma réplica da rampa, com 10 metros de comprimento e a mesma inclinação máxima de 37°, permitiu identificar a melhor combinação entre aderência dos pneus e velocidade necessária para completar a descida.
Os testes mostraram que pneus de mountain bike com compostos de borracha macios e cravos agressivos como os utilizados para rodar na neve ofereciam a melhor tração. Entretanto, o regulamento da pista não permitia a utilização de pneus modificados com cravos metálicos.

Durante os testes realizados uma semana antes da tentativa oficial, Nishikubo encontrou um problema e logo a solução. Esse tipo de pista recebe um tratamento com cera e isto comprometia a aderência do pneu, para aumentar a velocidade e o ‘grip’ foi instalada uma rede de aproximadamente 100 metros, inclusive no trecho mais inclinado.
No primeiro dia da tentativa definitiva, em 2026, a maior aderência exigia uma força de frenagem muito intensa, isso levou ao superaquecimento dos freios. Discos e pastilhas precisaram ser substituídos diversas vezes após cada descida.
No segundo dia, praticamente todos os dez discos de freio reservas foram inutilizados. A situação obrigou um amigo de Nishikubo a dirigir de Yokohama até Hakuba para buscar novos componentes para que o desafio pudesse continuar.
No terceiro dia, o piloto substituiu as pastilhas de resina por pastilhas metálicas. A mudança foi decisiva para suportar as altas temperaturas e finalmente concluir a descida com sucesso.

Ultrapassando os 60 km/h e mantendo o equilíbrio durante aproximadamente 35 segundos, Nishikubo percorreu todo o trajeto executando um fakie nose manual — de ré, equilibrado exclusivamente sobre a roda dianteira — ao longo dos 136,6 metros da rampa, em inclinações de até 37,5 graus, diante da equipe de produção de 20 pessoas e de seus familiares.
Com temperaturas nos freios chegando a aproximadamente 150°C, o japonês precisou demonstrar domínio absoluto da bicicleta para superar as enormes exigências técnicas e físicas do desafio, resultado de um projeto desenvolvido durante dois anos que amplia os limites do bike trial e lhe garantiu dois novos recordes mundiais do Guinness. Ao todo, o projeto exigiu 50 tentativas completas — 35 em 2025 e 15 em 2026 — além de testes com dois guidões, duas mesas, 11 conjuntos de freios e seis modelos diferentes de pneus, até que a manobra fosse concluída com sucesso.

Os novos recordes mundiais
Maior inclinação em um fakie nose manual de bicicleta: 37,5°, conquistado por Tomomi Nishikubo (Japão), em Kitaazumi, Nagano (Japão), em 5 de junho de 2025
Maior distância percorrida em um fakie nose manual sobre uma rampa de salto de esqui: 136,6 metros, alcançada por Tomomi Nishikubo (Japão), em Kitaazumi, Nagano (Japão), em 27 de maio de 2026
Mundo Bici Mundo Bici – Por George Panara