Uma fuga de 149 quilômetros garantiu ao belga Jasper Schoofs sua primeira vitória de etapa no Giro Next Gen e agora veste a Maglia Rosa; em três dias de corrida é o terceiro líder

Terceiro dia de disputas do Giro Next Gen, e pela terceira vez a fuga leva a melhor sobre o pelotão que mais uma vez não teve sucesso em alcançar os escapados Jasper Schoofs (Soudal Quick-Step Devo) Simone Zanini (XDS Astana Development) e Matteo Vanhuffel (Development Picnic PostNL) que decidiram a etapa disputando o sprint entre os três, com o belga da Soudal-Quick-Step levando a melhor sobre seus companheiros de fuga.
Em uma etapa de montanha considerada dura, com 3.200 metros de elevação acumulada, o jovem pelotão começou a trabalhar com força logo após a largada, e com pouco mais de 15 quilômetros percorridos um grupo formado por Matteo Vanhuffel (Development Picnic PostNL), Jasper Schoofs (Soudal Quick-Step Devo), Diego Casagrande (Tudor U23) e Simone Zanini (XDS Astana Devo) conseguiu se destacar do pelotão.
O quarteto chegou a abrir uma vantagem de 3m30s sobre o pelotão que estava sob o comando dos garotos da Red Bull-Bora-Hansgrohe, dos italianos Lorenzo Finn–o campeão mundial Sub23 de 2025 e corre em busca da GC – e Davide Donati maglia rosa e líder da classificação por pontos.
Do pelotão – e com o certo consentimento – se destacaram Lennes Jacobs (Devo Picnic PostNL), Cristian Remelli (General Store-Essegibi-F.lli Curia) e Daniele Forlin (Movistar Academy) na tentativa de chegar nos ponteiros, porém na subida ao prêmio de montanha de Valico di Campotenese foram alcançados.

Na frente o acordo estava firmado entre os quatro integrantes da fuga, porém na subida para Viggiano, Diego Casagrande não resistiu e começou a perder terreno
A Decathlon ataca forte na subida, e rompe o pelotão, o maglia rosa Davide Donati perde terreno. Os três ponteiros sustentam uma vantagem de 30 segundos. Na descida em direção a Villa d’Agrì di Marsicovetere, o líder da CG, Donati, cai e se despede da liderança, enquanto Andrea Bessega (Lidl-Trek Future Racing) aproveita o terreno tenta alcançar os ciclistas da fuga sozinho, mas sem sucesso, enquanto a Decathlon e a Visma tentam um último ataque para alcançar os líderes.
Apesar da perseguição implacável do pelotão, os ciclistas da fuga, após 149 quilômetros, conseguiram lutar pela vitória da etapa. Schoofs mostrou-se mais forte no sprint, à frente de Zanini e Vanhuffel, enquanto Daan Dijkman venceu o sprint do grupo perseguidor, que cruzou a linha de chegada no mesmo tempo que o vencedor, nesse grupo estava o brasileiro Henrique Bravo, companheiro de equipe de Schoofs e que se posiciona na 22ª posição na CG a 13 segundos do líder.
Esta foi a primeira vitória de o belga Jasper Schoofs como Sub23, a anterior havia sido no La Philippe Gilbert Juniors, em 5 de outubro de 2024, há 619 dias; com o resultado, assumiu a ponta da Classificação Geral e a maglia rosa.
Já como novo líder do Giro comentou: “Hoje foi definitivamente um grande dia. Eu não tinha certeza se a fuga daria certo, já que éramos apenas quatro, mas a cooperação foi perfeita do início ao fim. Talvez eu tenha sido o que mais acreditou na fuga, mesmo quando o pelotão estava apenas alguns segundos atrás de nós, e de certa forma a vitória na etapa é consequência da maneira como corremos hoje. Será que o rosa me cai bem? Vou ter que me olhar no espelho. É definitivamente um sonho realizado, e espero poder defender esta camisa pelo maior tempo possível”.
GIRO NEXT GEN
Etapa 3 – Sibari>Villa d’Agri di Marsicovetere – 166 km – altimetria acumulada 3.200m
1 – Jasper Schoofs 🇧🇪 (Soudal Quick-Step Devo Team) – 4h10m47s – vel. média 39.715 km/h
2 – Simone Zanini 🇮🇹 – XDS Astana Development Team- m.t.
3 – Matteo Vanhuffel 🇧🇪 – Development Team PicNic PostNL – m.t.
19- Henrique Bravo🇧🇷 – Soudal-Quick Step Devo Team – m.t.
Mundo Bici Mundo Bici – Por George Panara