A dura etapa entre São José do Rio Preto e Barretos foi mais uma vez marcada por fugas, muito calor e o experiente gaúcho Rodrigo do Nascimento impondo-se à frente de um grupo de 9 ciclistas escapados vencendo a etapa e subindo para a segunda posição na CG. A camisa amarela ainda está com Gabriel Metzger com 2 minutos de vantagem

Mais um dia em que a fuga vingou e deixou sua marca no pelotão. O roteiro desta edição da Volta de São Paulo, por enquanto vem se mantendo: muita ação desde os primeiros metros, para enfrentar os falsos planos e a longas subidas, as descidas rápidas e vento cruzado – um terreno propício para ataques, mesmo em uma etapa considerada, por muitos, curta.
Nesta terça-feira, o ataque que resultou na fuga vitoriosa começou pouco antes da metade do percurso, quando um grupo de aproximadamente 15 ciclistas conseguiu romper a dura marcação e abrir vantagem que chegou a superar os três minutos
O ritmo elevado dos escapados, somado ao forte calor, contribuíram para ir pouco a pouco excluindo alguns ciclistas do grupo, e quando faltavam pouco mais de 30 quilômetros para a chegada em Barretos, um grupo de dez ciclistas se consolidava na ponta, enquanto no grupo principal muitos tentavam sobreviver no grupo para não perder ainda mais tempo na CG.
No grupo dos escapados não estavam os três melhores da classificação geral – o líder Metzger e os colombianos Gordillo e Paredes estavam naquele grupo que rodava a mais de 3 minutos, o que em tese os deixava ainda nas posições de destaque no pódio.
No grupo de escapados os colombianos Oyola (Team Medellin) Quiróz e Rico (NuColombia), os chilenos Kotsakis e Quiroz (Plus Performance) e os brasileiros Igor Molina (AndBank), Cainã Guimarães e Vicente Costa (São José-Inst Athos), e Edson Rezende e Rodrigo Nascimento (Meoo Localiza-Swift) conseguia sustentar a vantagem até os quilômetros finais.
Na aceleração final, já nos momentos decisivos, o colombiano Rico e o chileno Quiroz não conseguiram acompanhar e perderam força para a chegada, quando o brasileiro Rodrigo do Nascimento tomou a dianteira do grupo, a 300 metros da chegada, e manteve o ritmo constante para cruzar à frente do chileno Kotsakis e de Igor Molina.
O pelotão principal, chegou compacto a 3m21s do vencedor, nele estavam o camisa amarela Metzger, e os colombianos Gordillo e Paredes.

Com o resultado, Rodrigão que no dia anterior havia chegado na 10ª posição a 5m34s de Metzger, encurtou a diferença na Classificação Geral para 2m03 e ainda assumiu a segunda posição com uma vantagem de 16 segundos sobre os colombianos Gordillo e Paredes que se colocam na terceira e quarta colocação. Além disso Rodrigo também assumiu a liderança por pontos que dá a camisa verde (22), com o chileno Kotsakis com a mesma pontuação e com Metzeger em 3º com os mesmos 20 pontos conquistados no dia anterior
Nas disputas pelas demais camisas: Emerson Gordillo manteve a camisa branca de líder da Sub23 com 7 segundos de vantagem sobre Werik Cauã da seleção paranaense e Matheus Constantino assume a classificação das Metas Volantes com 8 pontos, à frente de Wilmar Paredes e Francisco Kotsakis com 5 pontos.
A cada etapa, a Volta de São Paulo de 2026 vem apagando a imagem da edição anterior e revelando uma prova duríssima, muita disputa e acertos da organização – e talvez o principal esteja em ter levado a competição para o noroeste do Estado de São Paulo, onde há estradas com asfalto de qualidade e uma receptividade das cidades que tem agradado a caravana.
A terceira etapa, entre Barretos e Franca, com 139,4 km promete ser o mais duro desta edição e por isso é considerada por muitos como a Etapa Rainha, com trechos de falso plano enganador e subidas longas e progressivas – no dia de maior variação altimétrica. Um dia novamente aberto a tentativas de fuga e ataques ao camisa amarela, que apesar de contar com uma boa vantagem, terá de contar com o trabalho de seus companheiros da ACRS-Audax para sustentar a camisa e não perdê-la em um desses ataques que levam a fugas vitoriosas.
VOLTA DE SÃO PAULO
Etapa 2 – São José do Rio Preto>Barretos – 116.1 km
1- Rodrigo do Nascimento 🇧🇷 – Localiza Meoo-Swift ProCycling – 2h48m13s – vel. média 41.41 km/h
2- Francisco Kotsakis 🇨🇱 – Plus Performance – m.t.
3- Igor Molina🇧🇷 – Andbank – Team Pinda – m.t.
4- Cainã Guimarães 🇧🇷 – São José Ciclismo-Instituto Athos – m.t.
5- Róbigzon Oyola 🇨🇴 – Team Medellin – m.t.

Classificação Geral após 2 etapas
1- Gabriel Metzger🇧🇷 – ACRS -Audax-Royal Ciclo – 6h40m48s
2- Rodrigo do Nascimento 🇧🇷 – Localiza Meoo-Swift ProCycling +2m03s
3- Emerson Gordillo🇨🇴 – Nu Colombia +2m19s
Mundo Bici Mundo Bici – Por George Panara