Novo medidor de potência U2e PRX traz alta tecnologia, compatibilidade com pedais Shimano, preço competitivo e é fabricado no Brasil e com atendimento e assistência que só uma marca nacional pode oferecer

O crescimento da utilização de medidores de potência com ciclistas buscando seus melhores parâmetros e a insatisfação com a falta de precisão dos muitos produtos importados, levaram ao desenvolvimento de um produto 100% brasileiro, o novo sensor U2e PRX chega ao mercado em um formato mais prático e versátil.
O U2e PRX, chega para disputar mercado com alguns dos medidores de mais avançados, e traz diferenciais importantes, como seu uso extremamente flexível graças à com possibilidade de aplicação em diferentes bicicletas, somada à compatibilidade com os pedais Shimano.
Um dos trunfos do novo modelo, está no processo de fabricação: a sua produção e a inteligência de produção são totalmente brasileiras, e isso segundo o fabricante traz uma outra vantagem, o atendimento e assistência técnica com resposta mais rápida e eficiente, algo que apenas uma marca nacional pode oferecer.
Feito no Brasil: preciso e com flexibilidade de uso
O lançamento é o terceiro produto da U2e, empresa com sede em Campinas-SP que chegou ao mercado em 2021 com o primeiro medidor de potência para pedivela feito no Brasil.
O novo modelo de sensor da U2e é instalado diretamente no pedal, com um processo de instalação simplificado, isso garante ao PRX um preço mais competitivo e muita flexibilidade de uso, quando comparado a muitos medidores de pedivela.

“Além de montarmos toda a parte eletrônica, também produzimos o eixo em aço inox, compatível com pedais Shimano. Com isso, centralizamos todo o processo, garantindo maior controle sobre cada etapa e um produto mais confiável e consistente, que incorpora todo o conhecimento que acumulamos ao longo dos últimos anos. Nosso processo de vedação, por exemplo, é um dos pontos que mostram o elevado nível de cuidado envolvido”, explica Hermano Guimarães, engenheiro responsável e criador da U2e.
Características técnicas do medidor de potência U2e PRX
Com precisão de até +/-1,5% , a U2e fez altos investimentos para levar adiante o projeto de seu novo medidor de potência, PRX. A empresa construiu um robô de calibração, que atua na montagem do sensor realizando 520 pontos de aferição, garantindo precisão total na leitura dos dados.
Além disso, para construir um algoritmo perfeito, o fabricante desenvolveu uma estação própria de calibração térmica, 100% automática, a máquina comporta até 10 pedais com sensores expostos a várias temperaturas diferentes, simulando condições reais de uso.

Outro ponto alto do cuidado com o produto, está em sua calibração individual, feita pela U2 antes de ser enviado para o ciclista.
“Outra grande vantagem de produzir no Brasil é desenvolver nosso mercado e nossa tecnologia, algo que ficamos muito felizes em fazer. Além disso, trabalhar assim nos permite oferecer um padrão de assistência técnica e garantia que as marcas internacionais simplesmente não têm como oferecer”, comenta Hermano.
O U2e PRX oferece atributos técnicos de destaque, como a proteção IP67 (contra poeira, resistente a chuva e breves imersões em água doce) e bateria com carregamento por cabo magnético com até 47 horas de uso contínuo.
O novo potenciômetro possui funcionalidade de calibração automática, o que dispensa a necessidade de realizar o procedimento por um dispositivo GPS, que se soma à facilidade de instalação que faz o diferencial desse modelo.
O PRX conta com leds de três cores, que indicam carga de bateria e possíveis falhas na instalação ou na calibração. O U2e PRX é totalmente compatível com ciclo computadores, celulares, computadores e tablets que trabalham nos padrões Bluetooth Low Energy (BLE) e ANT+. O peso divulgado é de 82 gramas.
U2e história de tecnologia e evolução
Praticamente tudo começou com aquela frase dita quando alguém se depara com um problema: “Se você quer algo bem-feito, faça você mesmo” – assim foi criada a U2e que, de alguns anos para cá, vem conquistando um espaço de destaque no mercado brasileiro de medidores de potência para bicicletas.
“Depois de comprar dois medidores de potência de outros fabricantes e instalar um em cada bicicleta, percebi uma discrepância de quase 10% entre eles. Entrei em contato com as marcas buscando um ajuste, mas a resposta de ambas foi negativa. Foi aí que decidi desenvolver meu próprio medidor, para ter controle total sobre a medição”, explicou Hermano Guimarães, engenheiro formado pela Unicamp, com quase duas décadas de experiência trabalhando com sensores e sistemas de aquisição de dados que criou o embrião da empresa em 2018, fruto da insatisfação.
Aquilo que começou como um projeto pessoal evoluiu rapidamente, dois anos depois Hermano desenvolvia os primeiros protótipos do medidor de potência de pedivela da U2e, e percebeu que tinha em mãos algo que poderia ir além do uso próprio.
Em 2021, a marca iniciou a comercialização dos medidores de potência montados no braço esquerdo de pedivelas de bicicletas de estrada e mountain bike, aprimorando continuamente o produto com base no uso real e no contato direto com os ciclistas.
Em 2026, com o lançamento do PRX, a empresa dá mais um passo importante ao entrar no segmento de pedais com medidor de potência, reforçando sua proposta de oferecer soluções alinhadas com as necessidades do ciclista e do mercado nacional.
Nesta versão o U2e PRX está disponível apenas como um eixo, para o lado esquerdo, compatível com pedais Shimano de estrada. Há planos, de no futuro, disponibilizar uma atualização também para o lado direito, além de mais opções de compatibilidade com pedais para gravel, e para pedais da SpeedPlay.
O PRX não substitui o medidor de braço V4, que ainda é a opção da U2e para uso no mountain bike ou para quem não utiliza os pedais Shimano.

Ficha Técnica : medidor de potência U2e PRX
Compatibilidade Estrada: PD-R540, PD-R550, PD-RS500, PD-RS500 Light Action, PD-5700, PD-5800, PD-R7000, PD-6700, PD-6800, PD-R8000 – Não compatível com pedais Dura-Ace. Não indicado para uso em mountain bike.
Precisão: ±1,5%
Construção: Eixo em aço inoxidável de alta dureza
Proteção Classificação: IP67 (poeira e água)
Conectividade: Bluetooth Low Energy (BLE) e ANT+
Bateria Autonomia: até 47 horas de uso contínuo
Carregamento: Por cabo magnético
Recursos adicionais: LEDs para indicação de status (bateria, calibração, funcionamento)
Peso: 82 gramas
Configuração
Medição: unilateral (lado esquerdo) O medidor de potência U2e PRX tem valor sugerido de venda a R$3.500,00 – a venda no site da U2e
Mundo Bici Mundo Bici – Por George Panara