Jogos Pan-Americanos Junior’2025: LUIZA COCUZZI CONQUISTA O OURO NO MTB

No domingo (10/8) o mountain bike brasileiro subiu ao pódio nos Jogos Pan-Americanos Junior de Assunção. Luiza Cocuzzi venceu a prova feminina e conquistou o ouro, Eike Leoncio ficou com o bronze na prova masculina. Na final do  BMX Freestyle, disputada na segunda-feira (11/8), mais uma de bronze com Davi Sodré

Luiza Cocuzzi vibra com a conquista do ouro – foto: ASU2025

No segundo dia de competições dos Jogos Pan-Americanos Junior que estão sendo disputados no Paraguai, o ciclismo brasileiro esteve presente nas competições de mountain bike, contrarrelógio individual e no BMX Freestyle. A segunda edição da competição reúne os principais atletas do Continente com idades entre 12 e 23 anos, em diversas modalidades, e é considerada um dos maiores eventos esportivos das Américas para jovens talentos.

O domingo dos brasileiros começou com a medalha de Luiza Cocuzzi no Mountain Bike. A prova foi disputada na cidade de Encarnación, no complexo esportivo de Agua Vista de San Juan del Paraná, à beira do Rio Paraná.

A prova começou com um grupo de quatro ciclistas – a colombiana Maria Salamanca, a argentina Lucía Miralles, a chilena Florencia Monsálvez  – assumindo o controle da prova, e se destacando das demais competidoras e isso foi assim até a última volta, quando Luiza se mostrou em melhores condições  e conseguiu se distanciar das companheiras de fuga, enquanto a chilena perdia contato com o trio.

Luiza comanda o pelotão – foto: Simone Marinho/COB

Luiza abriu caminho na volta final e cruzou a linha de chegada com 22 segundos de vantagem sobre a argentina Lucía Míralles, e 37 segundos sobre a colombiana Maria Salamanca.

Após a premiação, Luiza comentou: “Essa vitória é muito especial para mim. Trabalhei muito duro para chegar até aqui e sabia que precisaria dar o meu máximo hoje. Agradeço à minha equipe e a todos que me apoiaram. É um orgulho imenso representar o Brasil e subir no lugar mais alto do pódio”.

O Brasil teve uma baixa importante nesta prova: Giugiu Morgen era a outra brasileira na disputa e uma das favoritas ao pódio, porém a ciclista teve problemas de estomacais no dia anterior à prova, teve dificuldades com a alimentação e o sono, precisou de cuidados médicos e não conseguiu se recuperar para entrar na corrida em condições de disputa, alinhou e ainda tentou dar uma volta, mas não se encontrava em condições de competição.

Eike conquista o bronze

O começo da prova masculina, foi muito parecido ao das mulheres, porém com três ciclistas assumindo o comando logo na primeira volta. O brasileiro Eike Leoncio no comando, seguido pelo mexicano Ivan Aguilar e pelo argentino Nicolas Reynoso.

O trio já na primeira volta rodava com 20 segundos de vantagem sobre o colombiano Antonio Gomez e de um grupo que ia se desmanchando, graças ao forte ritmo imposto.

Eiki Leôncio – foto: Simone Marinho/COB

Na terceira volta, o mexicano Aguilar manteve elevado o ritmo, e não foi acompanhado por Eike e nem pelo argentino, com isso abriu uma vantagem de 31 segundos sobre a dupla e pouco a pouco foi aumentando a diferença, até conseguir uma vantagem que lhe assegurou a medalhar de ouro.

Na disputa pelo segundo e terceiro, o argentino Reinoso conseguiu abrir uma vantagem de 16 segundos sobre Eike Leoncio no final da última volta, garantindo a medalha de prata; o brasileiro ficou com a medalha de bronze. “Foi uma corrida muito dura, com um ritmo forte desde o início. Conquistar essa medalha de bronze é resultado de muito trabalho e dedicação. Representar meu país em uma competição desse nível é sempre uma honra”, declarou Eike Leôncio

Colombianos dominam a contrarrelógio

Potência continental no ciclismo de estrada, os colombianos não negaram a sua força e tradição no esporte, e na disputa da contrarrelógio individual conquistaram a medalha de ouro, tanto na prova feminina com Natalia Garzón quanto na masculina com Samuel Flores, os dois dominaram e abriram vantagens consideráveis sobre seus adversários.

Natalia Gárzon ouro no CRI – foto: ASU2025

O Brasil não classificou mulheres para a disputa, mas entre os homens levou dois representantes que fizeram tempos que os deixaram longe do pódio, com Luan Silva e Luiz Fernando de Almeida terminando em 9º e 10º, a mais de 2minutos do vencedor.

Davi Sodré: bronze no BMX Freestyle Park

O Brasil entrou com Luna Navarro e Davi Sodré nas disputas do BMX Freestyle Park na fase classificatória realizada no domingo. A modalidade estreou no Pan Junior nesta edição.

Entre as mulheres foram duas baterias classificatórias, onde se obtém a média da somatória de pontos, onde as 8 melhores pontuações, passaram para a final na segunda feira. O destaque ficou por conta das gêmeas colombianas Queen e Lizsurley Villegas com as melhores pontuações médias do dia – 82,50 e 78,50. A brasileira Luna Navarro avançou para a final com a 8ª pontuação.

As gêmeas Villegas dominaram o Park Feminino, Queen na pista e sua irmã Lizsurley filmando a ação – foto: ASU2025

Na classificatória masculina, masculina a melhor média foi do argentino Manuel Turone, com 81,17 pontos. O colombiano Saul Hernandez que em sua primeira entrada no circuito fez 83,00 pontos, não conseguiu manter a regularidade e na segunda volta fez 79,00, fechando com 81,00 de média. O brasileiro Davi Sodré foi o terceiro melhor nessa fase, com 71,50 pontos de média.

Na final disputada na segunda-feira as irmãs Villegas repetiram a dobradinha, e agora conquistando a medalha de ouro e de prata para a Colômbia com uma 81,67 pontos para Queen e 76,00 pontos para Lizsurley Villegas. A terceira posição foi da chilena Catalina Henríquez que obteve 72,67 pontos. A brasileira Luna Navarro, ficou com o 7º lugar com 22,33 pontos.

Entre os homens o colombiano Saul Hernandez após fazer uma primeira sessão ruim e com problemas, ficando apenas com a 7ª posição, fez sua volta final com um repertório de manobras que lhe valeu a maior pontuação do dia, 92,67 pontos e a medalha de ouro.  O argentino Turone, em sua segunda entrada no circuito, chegou aos 91,00 pontos ficando com a medalha de prata. O brasileiro Davi Sodré, também na segunda volta obteve 79,67 pontos que lhe garantiram a medalha de bronze.

Davi Sodré levou o BMX Freestyle brasileiro no pódio – foto: Victor Feldman

Após a premiação, Davi declarou: “É uma alegria imensa poder conquistar essa medalha para o Brasil! Atualmente temos vários atletas de alto nível e sinto que estamos construindo um legado sólido no BMX Freestyle, cada vez com mais talentos surgindo e agregando ao esporte. Estou muito feliz e motivado para continuar crescendo na modalidade”.

Jogos Pan-Americanos Junior Assunção 2025

Domingo 10/08

Mountain Bike XCO – Agua Vista – Encarnación

Feminino – 5 Voltas  x 5,10km – 25,50km – 18 competidoras de 11 países

🥇-  Luiza Cocuzzi 🇧🇷 – 1h17m55s – vel. média 19,636 km/h

🥈- Lucía Miralles 🇦🇷 +22s

🥉 – Maria Salamanca 🇨🇴 +37s

DNF – Giuliana Morgen 🇧🇷 – Não completou

Luiza e Eike com as mascotes dos Jogos ASU2025 – foto: Simone Marinho/COB

Masculino – 6 voltas x 5,10km  – 30,60km – 20 competidores de 13 países

🥇 – Ivan Aguilar 🇲🇽 – 1h16m53s – vel. média 23,880 km/h

🥈- Nicolas Reynoso 🇦🇷 +49s

🥉- Eike Leôncio 🇧🇷 +1m05s

Contrarrelógio Individual – Costanera de Asunción – Beira-rio de Assunção

Feminino – 26.6 km – 19 competidoras de 14 países

🥇- Natalia Garzon 🇨🇴 – 36m43s32 – vel. média 43,468 km/h

🥈- Julieta Bennedetti 🇦🇷 +22s71

🥉- Delfina Dibella 🇦🇷 +1m00s67

Masculino – 39.9 km – 19 competidores de 14 países

🥇- Samuel Florez 🇨🇴 – 49m09s13 – vel. média 48,708 km/h

🥈- José Antonio Prieto 🇲🇽 +14s12

🥉- Juan Quintero 🇨🇴 +30s89

9- Luan Silva 🇧🇷 +2m52s46

10- Luiz Fernando de Almeida 🇧🇷 +2m55s60

Segunda-feira 11/08

BMX Freestyle Park – Parque Olímpico

Feminino

🥇Queen Villegas 🇨🇴 – 73.67 (1) 81.67 (1)-  81.67

🥈Lizsurley Villegas 🇨🇴 – 70.00 (3) 76.00 (2) – 76.00

🥉Catalina Henríquez 🇨🇱 – 72.67 (2) 71.67 (3) 72.67

7- Luna Navarro 🇧🇷 – 22.33 (5) 21.00 (7) – 22.33

Davi Sodré, medalha de bronze – foto: Victor Feldman/COB

Masculino

🥇Saul Hernandez 🇨🇴 – 18.67 (7) 92.67 (1) –  92.67

🥈Manuel Turone 🇦🇷 – 83.67 (1) 91.00 (2) – 91.00

🥉Davi Sodré 🇧🇷 – 61.33 (2) 79.67 (3) – 79.67

Veja Também

CANNONDALDE FACTORY RACING VESTIRÁ GOBIK NA TEMPORADA’2026

Cannondale Factory Racing uma das mais fortes equipes do MTB mundial faz parceria com a fabricante de roupas Gobik. A marca espanhola se torna a patrocinadora oficial de vestuário de uma das estruturas mais poderosas e competitivas do mountain bike internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *