Em sua estreia no XCE, Gabriel Gaspar surpreende e nos metros finais arranca a vitória de Luiz Henrique Coccuzzi e conquista o título brasileiro, na prova feminina Luiza Cocuzzi mostra que atualmente é a mais forte e domina a prova de ponta a ponta

Pelo segundo ano consecutivo, o Parque Ecológico da Cachoeira, em Congonhas/MG sedia o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross-Country. A abertura do torneio na última quinta-feira (26/6) com as disputas do XCE – Cross-Country Eliminator.
Na pista de 800 metros com uma subida bem dura para os padrões do XCE ,na categoria masculina, Gabriel Vieira Gaspar superou no sprint a Luiz Henrique Cocuzzi e na prova feminina Luiza Cocuzzi, atual campeã pan-americana superou a bicampeã brasileira de XCE 2022/23, Iara Caetano e a experiente Marcela Lima.
Desde o início, na tomada de tempo Luiza mostrou que estava muito rápida e adaptada ao circuito, entre as 9 competidoras fez o melhor tempo no contrarrelógio de abertura que definia as baterias.

A campeã pan-americana ganhou sua bateria e passou para a final, onde dominou vencendo de ponta a ponta, após tomar a dianteira logo na largada, manteve-se à frente e impôs ritmo na subida para abrir vantagem e conquistar o título.
Ao final, a nova campeã brasileira de XCE comentou: “Fico muito feliz em começar o Brasileiro com esse título. O XCE exige muita concentração, e hoje consegui me manter focada em cada bateria. Tenho certeza de que minha família está comemorando muito esse título, que faço questão de dividir com cada um deles”.
Na prova masculina, se Gabriel Gaspar não era apontado como favorito, porém ele começou a disputa mostrando que era o mais rápido ao fazer o melhor contrarrelógio e que poderia ser um forte candidato à chegar na final.
Cocuzzi defendia o título brasileiro conquistado nesse mesmo local; o atual campeão pan-americano e quarto colocado no último mundial disputado no domingo anterior (22/6) em Sakarya na Turquia, nas duas baterias que disputou antes da final não mostrou o cansaço da viagem e conseguiu avançar na competição até a final.
Do grupo de finalistas Mario Couto chegou após vencer duas baterias, Gabriel venceu uma e foi segundo em outra e Juliano Cocuzzi, irmão de Luiz Henrique e Luiza avançou com uma vitória e um segundo lugar.

Na bateria final Cocuzzi tomou a dianteira na primeira curva após a largada e entrou na frente no trecho de mata, fazendo a subida na ponta tendo em sua roda a Gabriel Vieira; o paulista sustentou a posição e ao chegar no trecho decisivo antecipou a arrancada com 200 metros para a chegada e arrancou, porém não conseguiu sustentar a velocidade para um sprint tão longo e a menos de 10 metros da linha foi alcançado por Gabriel que o superou em cima da linha de chegada. A medalha de bronze
Para Gabriel foi sua primeira vitória no XCE, um título que chegou de maneira inesperada pois foi sua estreia nesta modalidade. “Essa é uma prova muito intensa, qualquer erro pode custar a classificação. A final reuniu grandes nomes do ciclismo, pessoas que eu respeito e admiro muito. Conseguir vencê-los é algo muito emocionante. Estou muito feliz”, comentou Gabriel.
Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross-Country
Parque Ecológico da Cachoeira- Congonhas/MG
XCE – Cross-Country Eliminator – circuito de 800m
Elite Feminina – 9 competidoras
🥇- Luiza Cocuzzi/Acrs Cycling Team/royal Ciclo/audax – 1m42s605
🥈- Iara Caetano
🥉- Marcela Lima
4- Daniele de Moraes


Elite Masculina – 22 competidores
🥇- Gabriel Gaspar
🥈- Luiz Henrique Cocuzzi
🥉- Mario Couto –
4- Juliano Cocuzzi
Mundo Bici Mundo Bici – Por George Panara