Piso encharcado e muito vento não diminuem o espírito de luta da dupla feminina Cannondale ISB Sport. Após vencer na chuva na Absa Cape Epic, nas Etapas 6 e 7, as condições de chuva e vento da etapa de abertura da 4Islands Epic, na Croácia, foram perfeitas para Mónica Calderón e Tessa Kortekaas. Elas deram início à sua busca pelo terceiro título da Epic Series com uma largada vitoriosa em Lošinj. Assim como Hans Becking e Wout Alleman, que buscam sua segunda vitória geral em uma prova do circuito Epic Series

Com um prólogo de 14 quilômetros, começou nesta terça-feira (15/04) em Lošinj e 10ª edição da 4Islands. A chuva durante a noite e ventos fortes persistiram pela manhã e interromperam a operação normal das balsas entre as Ilhas Kvarner e o continente croata. Prevendo o mau tempo e para não comprometer a largada, no dia anterior os organizadores mudaram o local de largada.
Assim o prólogo de abertura foi transferido de Unije para Mali Lošinj devido a uma tempestade que assolava a ilha mais a oeste da Croácia, que a décima edição estava programada para visitar. A mudança levou à redução do para as equipes, pois significava que as inscrições e os dois primeiros dias se concentrariam em Mali Lošinj.
Duplas femeninas repetem na Croácia o duelo da Cape Epic
Um percurso desafiador com inúmeras subidas curtas e acentuadas proporcionou a Mónica Calderón e Tessa Kortekaas a oportunidade perfeita para estabelecer um marco inicial.
A dupla da Cannondale ISB Sport conquistou as vitórias da classificação geral da Andorra Epic e na SPAR Swiss Epic em 2024, antes de vencer duas etapas no Absa Cape Epic de 2025. Elas levaram esse ímpeto de vitórias de etapa para o Adriático e se anteciparam em sua disputa com Bianca Haw. No mês de março, a sul-africana Haw segurou Calderon e Kortekaas por pouco, conquistando o último lugar no pódio na África do Sul. Na Croácia, a equipe Safari Essence Efficient Ensure entra com uma formação diferente, com Vera Looser como companheira de equipe no Lugar de Haley Preen com quem Haw disputou a Absa Cape Epic.

“Foi um prólogo muito molhado e escorregadio”, observou Kortekaas. “Acho que este terreno é bom para nós em condições de chuva, pois temos uma vantagem com a Lefty da Cannondale, mas também é uma combinação de equipamentos e de estarmos em boa forma. Conseguimos controlar bem nossas bicicletas em um terreno complicado e conseguimos estabelecer uma diferença em relação às outras equipes, embora essa diferença não tenha sido tão grande hoje porque a etapa também foi bem curta. Então, vamos ver se conseguimos manter a liderança nos próximos dias”, concluiu a holandesa, naturalizada espanhola.
Calderón e Kortekaas conseguiram uma vantagem de 19 segundos sobre Haw e Looser. A dupla da Seleção Eslovaca, formada por Janka Keseg Stevkova e Martina Krahulcova, ficou 5 segundos atrás da dupla que chegou em 2º. Essas diferenças de tempo muito apertadas sugerem que as próximas etapas serão acirradamente disputadas, mesmo que o tempo melhore, como previsto, para a Etapa 1 de quarta-feira (16/04).
Hans Becking e Wout Alleman se vestem de amarelo
Na prova masculina, Hans Becking e Wout Alleman conquistaram as primeiras camisas amarelas. Porém, apesar do sucesso na Epic Series, a equipe Buff Megamo nunca venceu a competição masculina de elite na 4Islands Epic. Becking levou para casa a camisa de líder da categoria mista, ao lado de Naima Madlen Diesner em 2022. A vitória no Prólogo pode ser um passo rumo à conquista da classificação geral da 4Islands para Becking e Alleman. Embora tenham usado as camisas de líder no Absa Cape Epic, sua única vitória conjunta na Epic Series aconteceu no Andorra Epic no ano passado.
“No geral, só podemos estar felizes porque vencemos hoje”, sorriu Becking após o Prólogo. “As condições eram desafiadoras, mas acho que foram adequadas para nós, porque tanto Wout (Alleman) quanto eu, estamos acostumados a correr na lama. Pessoalmente, tenho muito a provar, porque quero mostrar que posso ser rápido novamente. Felizmente, Wout é sempre rápido, então posso contar com ele. É apenas meia hora de corrida, então talvez não transpareça muito, mas nos traz confiança para a vitória”.

A vantagem de Becking e Alleman foi de apenas 36 segundos sobre o atual campeão Nicola Taffarel e seu novo companheiro de equipe na Metallurgica Veneta 1, o colombiano Diego Arias. As duas equipes da KTM Spada Powered by Brenta Brakes estão a 5 segundos uma da outra, em terceiro e quarto. Nicholas Pettinà e Ramon Vantaggiato ocupam o pódio, após o primeiro dia de corrida, à frente dos irmãos Nicolas e Lorenzo Samparisi. A dupla da Bulls, com o alemão Simon Schneller e o suíço Urs Huber ficaram a 55 segundos, enquanto Jacopo Billi e Andrea Candeago, da Metallurgica Veneta 2, estão exatamente 1 minuto atrás, em sexto.

Com diferenças ainda apertadas entre as seis melhores duplas, a disputa da Etapa 1 certamente será acirrada. É o primeiro dia de maratona em um percurso de 40 quilômetros com 850 metros elevação acumulada, na ilha de Lošinj.
O percurso começa em Mali Lošinj tocando os pequenos centros urbanos da ilha, ao mesmo tempo em que mostra o quão acidentado e rústico o mountain bike na Croácia pode ser. Embora o percurso relativamente curto dificulte a recuperação de tempo, um furo catastrófico é sempre um risco nas trilhas rochosas da 4Islands Epic.
4Islands Epic
Prólogo – Ilha Lošinj – Mali Lošinj>Mali Lošinj – 14 km – 160m de elevação
Elite Maculina UCI
1- Buff Megamo – Hans Becking e Wout Alleman
30m08
2- Metallurgica Veneta MTB Pro 1 – Nicola Taffarel e Diego Arias
+36s
3- KTM Spada Powered by Brenta Brakes 2 – Nicholas Pettinà e Ramon Vantaggiato
+47s
4- KTM Spada Powered by Brenta Brakes: Nicolas e Lorenzo Samparisi +52
5. Bulls- Simon Schneller e Urs Huber
+55s


Elite Feminina UCI Women
1- Cannondale ISB Sport: Mónica Calderón e Tessa Kortekaas
– 37m23s
2- Safari Essence Efficient Insure – Bianca Haw e Vera Looser
+19s
3- Seleção Nacional Eslovaca: Janka Keseg Stevkova Martina Krahulcova
+24s
4- Cannondale ISB Sport 2 – Costanza Fasolis e Pilar Fernández
+1m03s 5- R-Suspension-Bike Syndikat Graz – Daniela Höfler
e Marlies Feichtenhofer
+2m02s