Uma das provas de mountain bike por etapas que vem crescendo ano após ano chega a sua décima edição a 4Islands Epic, disputada nas Ilhas Kvarner, na Croácia, com 260 km e 5.610 metros de altimetria acumulada começa nesta terça-feira 15 e vai até sábado 19/04. Competição reúne grandes nomes da maratona mountain bike e no feminino reacenderá confrontos da Cape Epic

A 4Islands terá cinco etapas disputadas em Lošinj, Cres e Krk, e combina a competitividade da Epic Series com a emoção de um novo destino para muitos — o Mar Adriático — reunindo 255 equipes amadoras e alguns dos melhores mountain bikers de elite do mundo.
A corrida de 5 dias, em etapas, evoluiu ao longo de 10 anos, desde um evento único e independente, para uma corrida com status de Legend – provas legendárias – no portfólio global da Epic Series e com isso vem atraindo um grupo internacional cada cada vez mais diversificado, que nesta edição terá competidores de 41 nacionalidades, incluindo uma das atuais campeãs, Nicola Taffarel, além das Rainhas da Epic Series Europeia, Mónica Calderón e Tessa Kortekaas.
Quem são os favoritos
A equipe Metallurgica Veneta MTB Pro, vencedora no ano passado, reformulou sua escalação para 2025, com a entrada do colombiano Diego Alfonso Arias Cuervo – campeão mundial de maratona moutain bike em 2023 – no lugar do italiano Massimo Rosa que foi obrigado a desistir da disputa em cima da hora devido a uma lesão – assim a dupla será formada pelo campeão em 2024 Nicola Taffarel e o experiente colombiano que largam com o número 1. A segunda equipe da Metallurgica Veneta MTB Pro 2 terá os italianos Jacopo Billi e Andrea Candeago.
Ao contrário das principais duplas adversárias, a Metallurgica Veneta não participou do Absa Cape Epic, na África do Sul, em março. Em tese, isso pode representar que e a dupla pode estar mais descansada que as duplas Singer KTM, de Andreas Seewald e Jakob Hartmann, bem como Simon Schneller e Urs Huber, da Team Bulls. Hans Becking, da Buff Megamo, faz seu retorno às corridas de etapas após uma longa pré-temporada, ao lado de Wout Alleman, que teve que se retirar da Cape Epic devido problemas estomacais antes da Etapa 6.

Outra dupla que colocará à prova o favoritismo de Taffarel e Arias Cuervo deve vir da combinação entre o chileno Sebastian Gesche e o espanhol Roberto Bou Martin, da Klimatiza Orbea. Entre as duplas que buscam o pódio está a dupla dos irmãos italianos Lorenzo e Nicola Samparisi, da KTM Spada Powered by Brenta Brakes. Os franceses Pierre Billaud e Théo Dupras, da Hexatri, que no ano pasado terminaram na 5ª posição é outra dupla que lutará por manter-se no Top5 deste ano.
Na categoria feminina, a Cannondale ISB Spor da colombiana Monica Calderon e da neerlandesa Tessa Kortekaas chegam motivadas após sua evolução na última Cape Epic, na África do Sul, quando venceram a 6ª e a 7ª etapas e incluir em seu palmarès a 4Islands Epic dentro da sua coleção na Epic Series que já conta com a Andorra Epic e a SPAR Swiss Epic.
Para fazer frente a esse favoritismo está a dupla que forma a seleção nacional da Eslováquia com Janka Keseg Stevkova e Martina Krahulcova, campeã nacional de XCM.
Porém as adversárias diretas de Calderon e Kortekaas pode estar dentro de casa – na Cannondale ISB Sport 2 – com a italiana Costanza Fasolis e a espanhola Pilar Fernández, além das inscritas de última hora Bianca Haw e Vera Looser. A dupla Safari Essence Infiniti Ensure está formada por duas mulheres que superaram Calderon e Kortekaas no pódio da Cape Epic e aí pode estar um dos mais importantes confrontos desta edição.
Aliando esporte e turismo
Além das corridas de elite, o forte grupo de 510 ciclistas poderá vivenciar a beleza das Ilhas Kvarner, na primavera, desde suas mountain bikes. Enquanto as duplas mais competitivas rodam à toda força, aquelas com mais tempo para apreciar as paisagens, a arquitetura e a natureza serão presenteadas com vistas espetaculares do ambiente rural e vilarejos diretamente dos folhetos de agências de turismo. O percurso de 270 quilômetros, que abrange 6.000 metros de subida, inclui trilhas naturais, caminhos rochosos e pistas estreitas pela costa e emocionar.
“Esporte e turismo são verdadeiramente inseparáveis, e o turismo esportivo se tornou um dos setores de crescimento mais rápido na indústria de viagens”, disse a Dra. Irena Peršić Živadinov, Diretora do Conselho de Turismo de Kvarner, referindo-se à importância da 4Islands Epic para a região. “Grandes eventos esportivos como este desempenham um papel crucial no fortalecimento da imagem não apenas da nossa região, mas de todo o país. Eles também ajudam a aumentar o número de pernoites fora da alta temporada turística de verão. Este ano, celebramos com orgulho a décima edição desta corrida incrível, confirmando ainda mais o nosso compromisso com o desenvolvimento do turismo esportivo em Kvarner. Com seu litoral pitoresco, mar cristalino e natureza intocada, Kvarner oferece o cenário perfeito para tais eventos. Damos as boas-vindas a todos os participantes em Kvarner, desejamos sucesso e esperamos uma corrida segura nesta corrida desafiadora.“

Uma década de experiência na realização do 4Islands Epic permitiu aos organizadores não apenas aumentar o número de participantes, mas também aprimorar a experiência dos ciclistas. Os participantes de 2025 podem esperar percursos de classe mundial, hospitalidade excepcional e uma logística tranquila – incluindo traslados entre as ilhas e acomodação. “O fato de estarmos celebrando nossa décima edição prova que conseguimos estabelecer esta corrida como uma das corridas de mountain bike por etapas mais renomadas do mundo”, afirmou Tomislav Zobec, em nome do evento.
“A cada ano, vemos mais participantes do mundo todo. O que considero particularmente importante no mundo de hoje é que criamos um projeto sustentável que beneficia a comunidade local”, continuou Zobec, natural de Zagreb, capital da Croácia. “É claro que estamos honrados em receber alguns dos maiores nomes do ciclismo de montanha, mas também estamos orgulhosos de que esta corrida contribua para a democratização dos esportes de elite, pois é uma das raras competições em que profissionais e amadores competem juntos.”
As etapas
Devido ao mau tempo previsto para a noite da segunda-feira (14/01), um dia antes da largada e para a manhã da terça-feira (15/04) os organizadores optaram por trasladar o Prólogo de Unije para Mali Lošinj, na ilha de Lošinj onde está programada a primeira etapa.

15/05 – Prólogo – Ilha Lošinj – Mali Lošinj>Mali Lošinj – 14 km – 160m de elevação
16/05 – Etapa 1 – lha Lošinj – Mali Lošinj>Mali Lošinj – 40 km – 850m de elevação
17/05 – Etapa 2 – Ilha Cres – Cres>Cres – 71 km – 1.800m de altimetria acumulada *Etapa Rainha
18/05 – Etapa 3 – Ilha Krk – Valbiska>Baska – 64 km – 1.300 m de altimetria acumulada
19/05 – Etapa 4 – Ilha Krk – Baska>Baska – 71 km – – 1.500 m de altimetria acumulada