FOX: NOVIDADES E ATUALIZAÇÕES NAS SUSPENSÕES E SHOCKS DA LINHA 2025/26

A Fox fechou o mês de março com uma bateria de lançamentos com as novas suspensões 34SL, 36 e 36 SL para all-mountain e trail e dois novos shocks – os amortecedores traseiros – para downhill e enduro e uma nova alavanca integrando o acionamento do canote telescópico e os comandos da trava da suspensão/shock

Fox 34SL é mais robusto e segundo o fabricante 40g mais leve que seu concorrente mais próximo

Novidades para quem busca desempenho e confiabilidade para a pratica do mountain bike – seja eles praticantes do ‘all mountain’, downhill ou enduro – a Fox apresentou uma série de lançamentos que se traduzem em redução de peso, melhor resistência, mais controle e durabilidade.

34 SL curso de 130mm com maior resistência

Projetada para atender às crescentes exigências de ciclistas profissionais que cada vez mais enfrentam percursos técnicos, a nova 34 SL é uma evolução da consagrada 34 Step-Cast, com maior rigidez, mais suavidade e um curso mais longo.

A diferença com o modelo precedente começa no visual, com um chassi e uma estrutura mais robusta e mais larga (que possibilita a montagem com pneus mais largos e compatibilidade para rotores de até 203mm), arco vazado e coroa usinada para redução de peso e aumento de rigidez.

Fox 34SL curso de 130mm sem comprometer o peso do conjunto

Com traçados mais técnicos e exigentes tornou-se quase obrigatório o aumento do curso das suspensões e os 130mm são cada vez mais uma tendência entre os praticantes do XC; para atender essa demanda, os engenheiros da Fox desenvolveram um garfo que redefine os limites do desempenho das suspensões de curso curto.

Chassi 34 Completo – Diferente do design Step-Cast, a 34 SL possui uma câmara de ar com um maior volume, permitindo que os ciclistas escolham entre 110 mm, 120 mm ou até 130 mm de curso sem comprometer o peso e a sensibilidade.

Mais Curso – Disponível em 130 mm, a 34 SL oferece a vantagem para subidas mais intensas, descidas mais agressivas, além de mais conforto e controle, permitindo um um ritmo intenso.

Arco e Coroa redesenhados – O arco aumenta a rigidez de torção em 17% comparado com à 34 SC, além de ampliar o espaço para o pneu. Uma nova coroa de alumínio com liga 7000 e estrutura oca internamente proporciona alívio de peso e um acabamento anodizado ao invés de pintado.

Maior espaçamento das buchas – Com 20% maior espaçamento entre as buchas do que a 34 SC, a 34 SL proporciona uma suavidade aprimorada, garantindo melhor controle em terrenos irregulares, especialmente em altas velocidades.

Cartucho GRIP SL ou GRIP X – Presente nas versões de 110 a 130 mm, o amortecedor GRIP SL otimiza a eficiência entre pedalada e absorção de impactos, resultando em um conjunto mais leve com uma melhor sensação de pilotagem. Exclusivo na versão de 130 mm – que é compatível com ambos os cartuchos – o amortecedor GRIP X foi desenvolvido para maior sensibilidade em oscilações e maior controle durante descidas e saltos.

Canais de Bypass internos – Realocados da parte traseira para a parte interna, os canais de bypass melhoram a sensibilidade a pequenos impactos e reduzem o atrito dinâmico, proporcionando uma pilotagem mais responsiva.

Mais leve – Contando com o eixo Kabolt SL ultraleve de 15x110mm, a 34 SL pesa apenas 1.475g (29″ 130 mm GRIP SL) – 40g mais leve que seu concorrente mais próximo.

Um único acionador integra comandos da trava da supensão/shock e do canote telescópico

TWIN STICK – nova alavanca de acionamento integrada

No pacote de lançamentos, a Fox também apresentou a Twin Stick, uma nova alavanca de acionamento integrada que une o acionador do canote de selim telescópico e a trava de suspensão/shock – com uma mesma alavanca para bloquear e desbloquear. Compatível com os modelos I-spec, Matchmaker e Shiftmix, além de ter a possibilidade de trava de 2 ou 3 estágios e é compatível com modelos anteriores.

NOVOS GARFOS 36 e 36 SL

Desde seu lançamento em 2005, o garfo FOX 36 tornou-se referência em suspensões single crown, oferecendo um desempenho incomparável com a melhor relação rigidez-peso da categoria. 

O modelo agora passou por uma atualização, e a Fox 36 para a pratica do All-Mountain e a 36 SL para os ciclistas de Trail trazem chassis redesenhados, maior espaçamento de buchas e uma inovadora mola de ar, ambas as suspensões redefinem os limites de rigidez, suavidade e resposta em suas respectivas categorias.

Fox36 – maior rigidez e ainda muito leve – foto: William Blouin-Comeau

Fox 36: O ápice do all-mountain

Com cursos de 140 a 160 mm, a nova 36 é a combinação da sensação robusta de um modelo 38, porém com um design otimizado para a categoria, sendo leve, ágil, responsiva e muito resistente.

Novo Chassis 36 – 20% mais rigidez torsional em comparação com o modelo anterior, aproximando-se da precisão de direção da FOX 38.

Otimização do Arco – O novo arco além de melhorar a rigidez de torção, também possui recortes estratégicos que reduzem o peso e refinam sua estética.

Nova mola de Ar FLOAT Glidecore –garante maior sensibilidade em seu funcionamento, além de não perder eficiência durante torções, proporcionando uma sensação de aderência e suavidade quando mais necessário.

A 36 tem duas opções de cartuchos para montagem – foto: William Blouin-Comeau

Maior espaçamento das Buchas – 30 mm adicionais de espaçamento que reduzem significativamente o atrito, proporcionando uma pilotagem mais fluida, especialmente em terrenos acidentados.

Cartucho GRIP X2 ou GRIP X – A nova 36 têm duas opções de cartucho. O GRIP X2 – o mesmo presente nas 38 e 40 – proporciona mais tração, mais controle e mais velocidade, com 4 opções de regulagem. O GRIP X é uma alternativa mais leve e de fácil ajuste em relação ao GRIP X2, equilibrando capacidade de descida e eficiência de pedalada.

Canais de Bypass Internos – Os canais bypass foram realocados da parte traseira para a parte interna para melhorar a sensibilidade a impactos pequenos, reduzir o acúmulo de pressão, otimizar a resposta da suspensão e melhor lubrificação dos tubos.

Válvulas de Alívio otimizadas – Otimização nos botões de despressurização da lower leg (canela), que agora estão menores e mais eficientes.

Nova tampa do Top Cap da Mola de Ar – Agora compatível com a ferramenta padrão de cassete para facilitar ajustes com redutores de volume.

Fox 36:

Tamanho de Roda: 29″, 27.5″

Curso: 140mm, 150mm, 160mm

Offset: 37mm, 44mm (27.5″); 44mm (29″)

Eixo: Kabolt X na série factory e 15QR na Série Performance

Tamanho do Rotor: 200mm até 230mm

Mola de Ar: FLOAT EVOL Compliant

Espiga: Cônica 1.5″Peso Inicial: 1920g 

Fox 36 SL: Alto desempenho e pronto para qualquer trilha

Um garfo resistente e responsivo sem peso extra, a 36 SL oferece a confiança de uma suspensão robusta para bikes de trail modernas. Pesando 1755g (29″ GRIP X), substitui o modelo 34 long travel, apresentando 20% mais rigidez torsional que sua antecessora.

Robustez e leveza em 1.755 g – foto: William Blouin-Comeau

Principais Inovações:

Otimizado para Trail – Desenvolvida para cursos entre 120 -140mm, a 36 SL equilibra leveza com rigidez, suavidade e desempenho

Novo design – Coroa e arco otimizados, garantindo 20% mais rigidez torsional em comparação com a FOX 34.

Mola de Ar FLOAT Glidecore – O sistema Glidecore proporciona maior sensibilidade no funcionamento, gerando mais estabilidade e controle em obstáculos que exigem um curso maior.

Maior espaçamento das Buchas – 20mm adicionais de espaçamento em relação à FOX 34, reduzindo atrito e melhorando a sensibilidade da suspensão.

Amortecedor GRIP X – Combina excelente desempenho em descidas e conta também com um modo firme de fácil acesso para eficiência na pedalada e a nova versão tem a opção de trava remota

Canais de Bypass Internos – Os canais bypass foram reposicionados estrategicamente para a parte interna, reduzindo atrito e otimizando a resposta da suspensão

Válvulas de alívio otimizadas – Otimização nos botões de despressurização da canela –  lower leg, menores e mais eficientes.

Nova tampa do Top Cap da Mola de Ar – Agora compatível com a ferramenta padrão de cassete para facilitar ajustes com redutores de volume

Fox 36 SL:

Tamanho de Roda: 29″

Curso: 120mm, 130mm, 140mm

Offset: 44mm

Eixo: Kabolt SL

Tamanho do Rotor: 180mm até 203mm

Mola de Ar: FLOAT EVOL Compliant

Espiga: Cônica 1.5″

Peso Inicial: 1755g 

FLOAT X2 e DHX2, a evolução dos shocks para downhill

Uma evolução dos amortecedores – schocks –  FLOAT X2 e DHX2 que receberam um novo chassi, atualização hidráulica e melhorando ainda mais o desempenho graças à estrutura e componentes internos redesenhados.

O FLOAT X2 e o DHX2 são os primeiros amortecedores monotubo com 4 ajustes para bicicletas de mountain bike do mundo. Seja nas corridas de Downhill ou nas linhas de Enduro, as novas características proporcionam controle e durabilidade incomparáveis. 

O amortecedor DHX2 traz todos os avanços do FLOAT X2 – foto: Warren Fenton

FLOAT X2: Nova estrutura. Novo design. Alto desempenho

O FLOAT X2 estabelece um novo padrão em amortecedores de ar com um design monotubo totalmente novo, balanceamento de pressão e maior capacidade de ajuste. O resultado é uma resposta melhor do amortecedor, mais conforto, estabilidade e durabilidade — ideal para pilotos que exigem o mais alto nível de desempenho. 

Primeiro shock monotubo com 4 ajustes do mundo – Com retornos e compressão de alta e baixa velocidade. Design revolucionário que aprimora a durabilidade e permite maior ajuste, proporcionando melhor resposta do amortecedor e maior confiabilidade.

Balanceamento de pressão hidráulica – Reduz os caminhos de fluxo hidráulico que podem causar cavitação e aeração do óleo (ar no sistema), aumentando a consistência do amortecimento.

Válvulas com maior base e sistema VVC (variable valve control– Garante melhor tração, suporte e redução da fadiga do piloto, refletindo o desempenho comprovado do amortecedor GRIP X2 da FOX que possui a mesma tecnologia.

Nova estrutura do eixo central – Com novo diâmetro de 12,7 mm (meia polegada) para maior resistência e durabilidade em comparação com o modelo anterior de 9,5 mm.

Qualidade de pilotagem Inspirada nos veículos off-road – Mantém o chassi composto enquanto possibilitando a máxima tração, assim como os veículos de corrida off-road equipados com FOX.

FLOAT X2:

Tamanhos (Montagem Eyelet): 210×50, 210×52.5, 210×55, 230×60, 230×62.5, 230×65, 250×75

Tamanhos (Montagem Trunnion): 185×55, 205×60, 205×65, 225×75

Ajustabilidade: Compressão de alta/baixa velocidade & Retorno de alta/baixa velocidade

Pressão Máxima da Mola de Ar: 350 psi

Espaçadores de Volume de Ar: Incrementos de 1cc (centímetro cúbico)

Peso Inicial: 720g (210×55)

DHX2: Para os fiéis à mola

O DHX2 traz todos os avanços do FLOAT X2 e os combina com a sensação ultra macia de uma mola helicoidal. Construído com base nas necessidades de pilotos da Copa do Mundo e para quem exige tração e controle máximos, o novo DHX2 resultando em equilíbrio e desempenho de amortecimento

Arquitetura interna idêntica ao FLOAT X2 – Oferece a mesma consistência de amortecimento e opções de ajustes

Benefícios a mola – Aumenta a sensibilidade a pequenos impactos e melhora o controle do amortecedor sob cargas extremas

4 ajustes hidráulicos – Ajuste preciso de compressão de alta/baixa velocidade e retorno

Nova estrutura do eixo – Assim como o Float X2 o novo diâmetro possui 12,7 mm (meia polegada) fornece maior resistência e durabilidade em comparação com o design anterior de 9,5 mm.

Sensibilidade e tração Incomparáveis – Ideal para pilotos que exigem precisão e confiança em altas velocidades.

Diferença Vencedora: Comprovado nas corridas, aprovado por pilotos

O FLOAT X2 e o DHX2 redefinem o que é possível para a shocks – amortecedores traseiros de downhill/enduro. Com a durabilidade de um design monotubo, os benefícios do balanceamento de pressão e possibilidade de 4 ajustes, esses amortecedores oferecem o controle, tração e confiança que corredores da Copa do Mundo e pilotos agressivos precisam para ter o melhor desempenho.

Veja Também

MANAUS PRODUZIU 54 mil BICICLETAS NO PRIMEIRO BIMESTRE’2025

Mantidas as projeções de produção de bicicletas para 2025, que apontam redução no volume total ao longo do ano, saíram no primeiro bimestre de 2025 das quatro grandes fábricas de Manaus 54 mil bicicletas; e-bikes mantem a tendência de crescimento ganhando mais espaço na participação no total produzido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *