REDBULL GUANAJUATO CERRO ABAJO: ROGER VIEIRA É TERCEIRO NA FESTA DE JUANFER VELEZ

Em uma batalha intensa nas ruas estreitas de Guanajuato, México, o colombiano Juanfer Vélez colocou toda sua técnica à prova para vencer o Red Bull Guanajuato Cerro Abajo 2025 onde quatro pilotos brasileiros ficaram no top10, com Roger Vieira como destaque subindo ao pódio com o 3º melhor tempo. Vélez levou o cinturão do circuito de downhill urbano pela terceira vez consecutiva

Juanfer Vélez vence em Guanajuato e leva o seu terceiro cinturão do circuito de DH Urbano da Red Bull - foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool
Segunda vitória em Guanajuato e cinturão da série 2024/25 de DH Urbano para Juanfer Vélez – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Em um percurso urbano de 1,08 km, um pouco menor que o utilizado na edição passada, mas mantendo as características com mais de 300 degraus, passando por vielas estreitas e quedas quase verticais que totalizam um desnível de 133 m, a pista Cerro Abajo da Red Bull Guanajuato de 2025 é uma viagem selvagem pelas ruas históricas e coloridas da cidade, exigindo velocidade e precisão.

Para a etapa mexicana do circuito, 37 pilotos de 15 países foram convocados, onde apenas os 15 melhores tempos passaram para a final. O Brasil entrou na disputa com uma esquadra das mais fortes com Lucas Borba, Gabriel Giovannini e os irmãos Vieira – Roger e Douglas.

Na fase classificatória o domínio foi dos colombianos, com o vencedor no ano passado, Juanfer Vélez, fazendo a melhor descida – 1m49s539, seguido por seu compatriota Sebastian Holguín (1s833 mais lento). Nesta fase, Gabriel Giovannini foi o brasileiro mais veloz, classificando-se com o 5º melhor tempo (1m52s36s).

Gabriel Giovannini se classificou com o 5º melhor tempo - foto: Jose Duch/Red Bull Content Pool
Gabriel Giovannini se classificou com o 5º melhor tempo – foto: Jose Duch/Red Bull Content Pool

Os pilotos brasileiros entraram com força e além de Giovannini, Roger Vieria (8º tempo), Douglas Vieira (10º) e Lucas Borba (11º) conseguiram avançar para a final. Vencedor da etapa anterior, disputada em Valparaíso, no Chile, Tomas Slavik fez apenas o 13º tempo ficando a +4s796 do colombiano Juanfer.

Na final acompanhada por uma torcida empolgada, o tcheco e sempre favorito Tomas Slavik não teve um grande dia, primeiro perdeu o pé do pedal, conseguiu retomar, mas alguns metros à frente caiu na saída da seção de containers, dando adeus à disputa pelo pódio.

Quinto piloto a enfrentar a descida, Lucas Borba fez uma corrida limpa, melhorando seu tempo de classificação, porém sua marca foi demolida na sequência por Douglas Vieira que assumiu a liderança temporária da competição.

Lucas Borba – foto: Bruno Díaz/Red Bull Content Pool

Douglas não teve muito tempo para esquentar a poltrona com o melhor tempo, seu irmão Roger, atual campeão brasileiro de dowhnill correndo pela primeira vez em Guanajuato baixou o tempo em 0s903 colocando-se à frente.

Roger manteve-se no ‘hot seat’ e assistiu a descida do alemão Johannes Fischbach, do argentino Jeronimo Paez, de Giovannini, do espanhol Edgard Carballo e do chileno Holguín praticamente sem ser incomodado.

Douglas Vieira, terminou com o 7º tempo – foto: Bruno Díaz/Red Bull Content Pool

Foi só com a entrada dos colombianos na pista que o tempo de Roger foi superado. Holguín melhorou a marca do brasileiro nas quatro intermediárias e ao final baixando o tempo em 1s659.

Juanfer Vélez foi o último a encarar a descida, vindo de uma queda em Valparaíso que o tirou da disputa, classificado com o melhor tempo e vencedor no ano anterior fez uma descida com muita velocidade e sem cometer erros foi trecho a trecho melhorando a marca do seu compatriota para finalizar com 1m47s257 e superá-lo em 0s937, garantindo mais uma vitória no México.

Campeão Brasileiro, Douglas Vieira (ao centro) na ‘hot setat’ – só foi destronado pelos colombianos – foto: Jose Duch/Red Bull Content Pool

Os organizadores também fizeram a premiação com os resultados acumulados das temporadas 2024/2025 – somando as provas de Gênova, Valparaíso e Guanajuato – vale destacar que a prova italiana neste ano acontecerá no dia 12 de outubro, assim para a premiação foi utilizado o resultado da prova do ano passado.  No acumulado Juanfer Vélez também ficou o título geral, conquistando o terceiro cinturão do circuito de downhill urbano; Roger Vieira foi o melhor brasileiro, terminando a temporada 2024/25 com o 5º lugar geral.

Holguín, Velez e Roger que em sua primeira participação em Guanajuato subiu ao pódio – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

REDBULL CERRO ABAJO GUANAJUATO – México

1- Juanfer Vélez 🇨🇴 – 1m47s257
2- Sebastian Holguín 🇨🇴 +0s937
3-  Roger Vieira 🇧🇷 +2s596
4- Johannes Fischbach 🇩🇪  +2s649
5- Jeronimo Paez 🇦🇷  +3s053
6-  Felipe Agurto 🇨🇱 +3s404
7- Douglas Vieira 🇧🇷 +3s499
8- Gabriel Giovannini 🇧🇷 +3s665 9- Lucas Borba 🇧🇷 +4s118
10- Adrien Loron 🇫🇷  +4s274

Slavik, Vélez e Holguín – pódio da temporada 2024/25 foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

TEMPORADA 2024/25 DE DH URBANO REDBULL CERRO ABAJO

Genova🇮🇹| Valparaíso🇨🇱|Guanajuato🇲🇽

1- Juanfer Velez 🇨🇴 – 129

2-Tomas Slavik 🇨🇿 – 127

3- Sebastian Holguínn 🇨🇴 -83

5- –  Roger Vieira 🇧🇷 – 61

7- Lucas Borba 🇧🇷 – 47

Red Bull Guanajuato Cerro Abajo 2025 – assista a final

Veja Também

CAPE EPIC: A VITÓRIA SUL-AFRICANA CHEGOU E NO FEMININO UMA SURPRESA

Após muitas tentativas de ataques e fugas ao longo dos dias, Tristan Nortje e Marco Joubert finalmente conquistam o topo do pódio com a vitória na 6ª etapa; uma jornada marcada por uma debilidade dos líderes que perderam 1m20 da vantagem que tinham sobre os italianos e no feminino Monica Calderon e Tessa Kortekaas são as primeiras a romper com a sequência de seis vitórias da dupla da Toyota|Specialized

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *