CAPE EPIC: BUFF MEGAMO SURPREENDE OS SUIÇOS E ITALIANOS E LEVA A CONTRARRELÓGIO

No desafio contra o tempo, a dupla Buff Megamo 1 com o belga Wout Alleman e o tcheco Martin Stosek, integrado à dupla alguns dias antes da largada, surpreendem os adversários e vencem a segunda etapa; suíços Schurter e Colombo ficam em segundo e mantem a camisa amarela, Braidot e Avondetto se mantém em 2º na CG.   Na prova feminina, por enquanto, nenhuma dupla consegue fazer frente à Toyota/Specialized de Annika Langvad e Sofia Gomez que seguem firmes na liderança e agora com mais de 9 minutos de vantagem

Wout Alleman, um ‘mortozão’ dando ritmo em busca da vitória – foto: ©Nick Muzik|Cape Epic

A contrarrelógio da Cape Epic 2025 trouxe uma novidade em relação às edições anteriores quando a largada acontecia em uma localidade e a chegada era no mesmo local. A disputa neste ano foi ponto a ponto em um percurso de 66 km e uma altimetria acumulada de 650 metros – considerada pela organização como a mais longa etapa ‘curta’ na história da corrida.

Além da distância os competidores precisavam levar em conta as condições do percurso e o clima. Trechos longos e planos significaram trabalho extra para as pernas – isso porque a temperatura subiu rapidamente de quente para escaldante, e vários sentiram no corpo a inclemência do clima.

O belga Wout Alleman e seu companheiro Martin Stosek tem larga experiência em provas por etapas e maratonas de mountain bike, e aproveitaram para tirar o máximo rendimento com um trabalho coordenado para vencer a etapa, superando a dupla líder Schurter-Colombo.  

Annika e Sofia forçaram o ritmo e ampliaram sua vantagem na CG – foto: ©Sam Clark|Cape Epic

Na disputa feminina, as líderes Annika Langvad e Sofia Gomex mais uma vez mostraram todo seu potencial pedalando em conjunto para cobrir o percurso em 2h43m e levar a sua vantagem sobre Vera Looser e Alexis Skard para mais de 9 minutos.

Annika e Sofia ampliam a vantagem

“Hoje fomos as últimas a largar, então nosso plano era ver como as outras equipes corriam e então responder a isso. O problema foi que, quando começamos a alcançar as equipes, ficamos um pouco animadas demais e começamos a ir mais rápido. Então o calor começou e nos pegou um pouco de surpresa”, disse Annika Langvad.

Monica Calderon 🇨🇴 e Tessa Kortekaas 🇳🇱 ficaram com a 2ª posição e estão em 3º lugar na CG – foto © Dom Barnardt|Cape Epic

A experiência de Langvad na Absa Cape Epic fez a diferença e o gerenciamento da corrida se tornou a ordem do dia. “Houve alguns danos auto-infligidos, então tivemos que diminuir um pouco o ritmo e administrar isso por um tempo. Ao chegar na meta, parecia que estávamos em um forno. Definitivamente pagamos o preço por pedalar muito forte. Estou feliz que a etapa acabou, mas feliz no geral com a maneira como estou me sentindo. Construímos mais tempo em nossa liderança na classificação geral hoje e esse é um ótimo resultado”, destacou a líder da Toyota/Specialized.

Stosek com novo parceiro volta a vencer após 3 anos

Na corrida da categoria masculina da elite UCI, Schurter e Colombo foram os últimos a entrar no percurso, o que lhes permitiu ter a noção de onde estavam seus principais adversários. No entanto, foi o ‘motorzão’  Wout Alleman que entrou em ação na etapa plana e exigente, colocando um ritmo elevado para ‘arrastar’ seu companheiro Martin Stosek  no caminho seco e empoeirado.

Schurter e Colombo lideram a CG da Cape Epic com 44s de vantagem – foto: ©Nick Muzik|Cape Epic

“Foi duro!! Estava quente, com um pouco de vento, mas a parte mais difícil foi pedalar, não há tempo para recuperação em uma etapa como essa. Nosso plano era tentar encontrar um bom ritmo que pudéssemos manter até o fim, e então talvez atacar um pouco mais forte no final. E funcionou para nós!”, declarou Alleman que na edição do ano passado terminou na 3ª posição na CG em parceria com Hans Becking.

Stosek, que se juntou a Alleman na equipe BUFF MEGAMO 1 apenas alguns dias antes do início do Absa Cape Epic devido à desistência do holandês Hans Becking companheiro do belga em outras edições, estava emocionado na linha de chegada.

Manter o ritmo sobre um intenso calor no terreno empoeirado foi o desafio para muitas duplas – foto: ©Sam Clark|Cape Epic

“Wout estava puxando como um louco e eu estava apenas me segurando na roda dele. Ele estava muito rápido e eu senti como se estivesse atrasando-o. Tive dois dias ruins na Cape Epic e eu realmente queria pedalar bem para o meu parceiro, então eu apenas aguentei firme – então agora estou muito feliz por vencer esta etapa – é por isso que estamos aqui, para vencer etapas. Ainda estou absorvendo tudo, é maravilhoso vencer uma etapa depois de três anos. Foram sete horas de sofrimento para mim este ano e talvez dois momentos de diversão. Mas agora temos uma vitória de etapa!” , comentou Stosek, medalha de prata no Mundial de Maratona MTB em Glasgow’2023 e 2ª na CG da Cape Epic de 2022 ao lado do alemão Andreas Seewald.

CAPE EPIC

Etapa 2 – Meerendal Wine Estate – Vinícola Meerendal > Fairview, Paarl –   contrarrelógio 66 km – 950 m altimetria acumulada

Elite Masculina UCI

1- Buff Megamo 1 – Wout Alleman 🇧🇪 e Martin Stosek 🇨🇿 – 2h13m05s

2- Scott-Sram MTB Racing – Nino Schurter 🇨🇭 e Filippo Colombo 🇨🇭 +27s

3- Willier-Vittoria – Luca Braidot 🇮🇹 e Simone Avondetto 🇮🇹 +1m00

4- BH Coloma – David Valero🇪🇸 e Tiago Ferreira🇵🇹  +1m11s

5- Orbea Leat Speed Company – Lukas Baum 🇩🇪 e Georg Egger🇩🇪  +1m45s

Elite Feminina UCI

1-  Toyota/Specialized – Annika Langvad 🇩🇰 e Sofia Gomez 🇦🇷 – 2h43m14s

2- Cannondale ISB Sport – Monica Calderon 🇨🇴 e Tessa Kortekaas 🇳🇱 +2m09s

3- Efficient Infiniti SCC Sram – Vera Looser 🇳🇦 e Alexis Skarda 🇺🇸 +2m24s

4- Titan Racing SE Honeycomb – Bianca Haw 🇿🇦 e Haley Preen 🇿🇦 +4m12s

5- Torpado Kenda FSA WMN – Katazya Sosna-Pinele 🇱🇹 e Claudia Peretti 🇮🇹 +5m11

Veja Também

CANNONDALDE FACTORY RACING VESTIRÁ GOBIK NA TEMPORADA’2026

Cannondale Factory Racing uma das mais fortes equipes do MTB mundial faz parceria com a fabricante de roupas Gobik. A marca espanhola se torna a patrocinadora oficial de vestuário de uma das estruturas mais poderosas e competitivas do mountain bike internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *