CAMPAGNOLO EMBARCA NO LUNA ROSSA PARA A AMERICA’S CUP

Campagnolo combina a sua criatividade e vanguardismo indo além do setor da bicicleta e embarca no projeto do super veleiro italiano Luna Rossa em busca da disputa da  37ª America’s Cup

Luna Rossa – veleiro da classe AC75 utilizado no último desafio da America’s Cup – foto:Luna Rossa Challenge.

A equipe italiana de vela de elite recrutou a experiência da Campagnolo para desenvolver um sistema de transmissão totalmente novo e de alto desempenho que lhes permitirá capitalizar a introdução de ciclores  – ou cyclors como são conhecidas as ‘bicicletas’ estacionarias que geram energia para pressurizar o circuito hidráulico que movimenta partes do barco como velas e foil’s ou hidrofólios dos veleiros  da classe AC75 que disputam a Prada Cup, classificatória para a  America’s Cup, a mais famosa e tradicional regata do mundo

Até 2017, os ‘grinders’ –  só poderiam gerar a energia necessária para manobrar as velas usando os braços para mover as carretilhas ou molinetes, mas a mudança de regra significa que os ciclores, também conhecidos como grinder-ciclistas, podem produzir essa energia através das pernas. A decisão desencadeou uma revolução técnica na preparação para a próxima Copa América, com Campagnolo colaborando no desenvolvimento do novo sistema de transmissão, para equipe italiana.

Os grinders vão na lateral do barco, e deixarão de usar carretilhas para usar ciclores – foto: Luna Rossa Challenge

Os primeiros a adotarem os grinder-ciclistas na America´s Cup foram os neozelandeses do Emirates Team e isso levou as outras equipes a pensarem na adoção do sistema, agora é a vez dos italianos buscaram essa evolução técnica na preparação na preparação para a próxima Copa América, e para isso buscaram a colaboração da tradicional fabricante de componentes Campagnolo para o desenvolvimento do novo sistema de transmissão.

“Estamos felizes que Campagnolo apoie nossa equipe na 37ª Copa América”, disse Gilberto Nobili, Gerente de Operações e Coordenador de Mecatrônica do Luna Rossa Prada Pirelli. “Campagnolo é uma empresa italiana histórica, mas também uma das mais prestigiadas do mundo na área de componentes para bicicletas de corrida e possui inúmeros sucessos nas mais famosas provas internacionais. As suas novas transmissões, desenhadas especificamente para a equipe, tornarão o trabalho dos ciclistas mais eficiente, melhorando o seu desempenho e consequentemente a velocidade do barco”.

Estamos muito satisfeitos por trabalhar como Fornecedor Oficial do Luna Rossa Prada Pirelli. A tecnologia utilizada no sistema de transmissão é muito semelhante às transmissões utilizadas no ciclismo de elite, onde temos 90 anos de experiência e 43 vitórias no Tour de France, nesse esporte específico”, destaca Nicola Baggio, Diretor de Vendas e Marketing da Campagnolo.

Campagnolo desenvolverá um sistema de transmissão para os ciclores que tem por base o sistema de uma bicicleta – foto: @campagnolosrl 

“Nossa experiência possibilitou a colaboração com o Luna Rossa Prada Pirelli para desenvolver um produto inovador, capaz de oferecer o máximo desempenho e se destacar, colocando-se à serviço de alguns dos atletas mais poderosos do mundo. Foi um prazer trabalhar com eles até agora. Sua busca pela excelência, seu olhar atento aos detalhes e à engenharia combinam muito com os nossos, e estamos ansiosos para trabalhar de perto com eles, avançando, na preparação para a regata competitiva, emocionante e prestigiada do mundo”, concluiu Baggio.

Considerada o ápice das regatas internacionais com veleiros , a America’s Cup é o troféu mais antigo, e cobiçado, continuamente disputado no esporte internacional e remonta a 1851 e continua sendo uma das competições mais difíceis de vencer, com Luna Rossa Prada Pirelli almejando ser a primeira equipe italiana a conquistá-la; na última edição, em 2021, ela disputou com o barco da Emirates Team New Zeland, onde chegou a vencer três regatas das dez regatas, sendo o melhor desempenho das três participações italianas.

Além da chegada do fabricante italiano de componentes, quem sabe a próxima notícia não seja a chegada de algum ciclista de destaque do pelotão World Tour embarcando com a tripulação de velejadores do Luna Rossa, conforme adiantamos em matéria publicada no último mês de agosto quando a imprensa italiana especulava com o nome de Filippo Ganna.

Veja Também

CIMTB ARAXÁ: PRÉVIA DA COPA DO MUNDO COM VITÓRIA DE GALINSKI E KIRA BÖHM

A abertura da temporada 2025 da CIMTB em Araxá serviu como um esquenta para as duas etapas da Copa do Mundo que acontecem nos próximos dias com vários estrangeiros já fazendo sua aclimatação e testando suas pernas. Na pista a jovem alemã Kira Böhm dominou de ponta a ponta vencendo a prova. Entre os homens dobradinha brasileira com Galinski e Gustavo Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *