COPA DO MUNDO DE XCC: KELLER E SCHWARZBAUER À TODA FORÇA EM ANDORRA

No duro circuito de Pal Arinsal, em Andorra, onde a altitude e a variedade de solos desafiam os competidores, a suíça Alessandra Keller e o alemão Luca Schwarzbauer fizeram mais uma demonstração de força e desde a largada até os metros finais mostraram sua superioridade

Alessandra Keller com a vitória em Pal Arinsal assumiu a liderança da Copa do Mundo XCC – foto: UCI

Dominando praticamente de ponta a ponta, a suíça Alessandra Keller conquistou a vitória na 5ª etapa da Copa do Mundo de circuito curto – short track – disputada em Pal Arinsal –  novo nome para a tradicional prova de Vallnord, em Andorra.

Na largada a francesa Loana Lecomte buscou assumir o comando da prova e o forte ritmo serviu para esticar o pelotão e formar um grupo onde estavam Alessandra Keller, Evie Richards, Martina Berta, Jenny Rissveds ,  Linda Indergand, Puck Pieterse e um pouco mais distante a campeã mundial da modalidade Pauline Ferrand-Prévot que não fez uma boa largada mas mantinha-se bem posicionada, marcando as ponteiras.

Keller desde a largada buscou a ponta e se esforçou em impor o ritmo ou neutralizar ataques e na metade da prova, assumiu o comando, acelerando e forçando constantemente.  As ações da suíça e as durezas do circuito – de altitude a 1900 metros – e as muitas variações de terreno em apenas 1000 metros pouco a pouco se fizeram sentir, com o grupo rompendo-se pouco a pouco.

Keller chega com 6 segundos de vantagem sobre Evie Richards – foto: UCI

Na penúltima volta mais um ataque de Keller, e desta vez só a britânica Evie Richards conseguiu sustentar-se na roda da suíça, Puck Pieterse e Martina Berta estavam a mais de 10 segundos, assim estava definida a decisão: onde quem estivesse mais forte levaria a vitória.

Na última e dura subida do circuito, Keller força mais uma vez o ritmo e abre uma pequena vantagem, sobre Richards e consegue se manter assim até a chegada e que com esse resultado assumiu a liderança da classificação do XCC com 890 pontos, à frente da francesa Ferrand-Prévot que terminou na 6ª colocação e tem 850 pontos; Puck Pieterse que foi 3ª na etapa vem a seguir com 830 pontos.

Raiza Goulão na lista de inscritos para a prova, acabou não largando.

Luca Schwarzbauer #4 e Jordan Sarrou #2 -disputando a ponta – foto: UCI

Sem a presença do recém consagrado campeão mundial de XCC – Sam Gaze, que estará em Andorra no domingo, porém de dentro do pelotão de ciclistas da Vuelta a España, as atrações estavam voltadas para o campeão mundial de XCO, o britânico Tom Pidcock e para o líder da classificação, o alemão Schwarzbauer.

Como vem fazendo ao longo da temporada nos circuitos curtos, Schwarzbauer largou com muita vitalidade e determinou o ritmo da prova –  a forte acelerada e a dura subida, provocaram a primeira divisão dos grupos, mas o ataque de Mathias Flückiger na segunda volta fez a seleção final formando um grupo onde estavam além de Schwarzbaue, Jordan Sarrou, Mathias Fluckiger ,  Nino Schurter, Joshua Dubau, Alan Haterly e o campeão pan-americano Gerardo Ulloa.

O suíço Flückiger que nesta temporada da Copa do Mundo de XCC tem como melhor resultado um 4º lugar na etapa de abertura em Nove Mesto, insistiu nos ataques tentando a vitória, mas o esforço não funcionou, na ponta o comando era de Schwarzbauer.

Na última volta mais um ataque do alemão, Sarrou tentou acompanhar mas não conseguiu, Schurter também, mas Schwarzbauer estava imparável e arrancou para a vitória, deixando para trás o suíço que ficou com a segunda posição, Sarrou e Hatherly chegaram disputando o terceiro lugar com o francês levando a melhor.

Luca Schwarzbauer à frente de Nino Schurter para a 3ª vitória na temporada – foto: UCI

O campeão mundial de XCO, Tom Pidcock que venceu a primeira etapa da temporada de XCC em Nove Mesto, não esteve em um grande dia, largou mal, ficou nas últimas posições e só se recuperou a partir da metade da prova quando iniciou a escalada até a 17ª posição.

Terceira vitória no XCC de Schwarzbauer, a segunda consecutiva e se firma como líder com 1110 pontos, com uma boa vantagem sobre os franceses Sarrou com 840 e Joshua Dubau com 608.

Sem Avancini que aparecia na primeira lista da competição, divulgada no mesmo dia que ele noticiou a sua aposentadoria, o Brasil teve como representantes a Ulan Galinski que terminou na 34ª posição e a José Gabriel Marques a 1 volta.

Copa do Mundo de Mountain Bike XCC – SHORT TRACK -5ª ETAPA– PAL ARINSAL|ANDORRA

Elite feminina – 40 competidores de 19 países – circuito de 1.1 km x 8 voltas = 8.9 km

1- Alessandra Keller – Thömus Axon – Suíça – 20m36s – vel. média: 25.614 km/h

2- Evie Richards – Trek Ractory Racing XC – Grã Bretanha +6s

3- Puck Pieterse – Alpecin-Deceuninck – Países Baixos +17s

4- Martina Berta – Santra Cruz Rockshox Pro Team – Itália +24s

5- Anne Terpstra – Ghost Factory Racing – Países Baixos +33s

Elite masculina – 40 competidores de 20 países – circuito de 1.1 km x 9 voltas = 9.9 km

1- Luca Schwarzbauer – Canyon CLLCTV – Alemanha – 20m13s – vel. média: 29.375 km/h

2- Nino Schurter – Scott Sram MTB Racing Team – Suíça +1s

3- Jordan Sarrou – Team BMC – França +2s

4- Alan Hatherly – Cannondale Factory Racing – África do Sul +2s

5- Mathias Flückiger – Thömus Maxon – Suíça +7s

34 – Ulan Galinski – Caloi-Henrique Avancini Racing – Brasil +1m05s

39- José Gabriel Marques – Brasil  -1 volta

Veja Também

4ISLANDS EPIC: ETAPA RAINHA É DOS LÍDERES

Pelo terceiro dia consecutivo, Hans Becking e Wout Alleman, assim como Monica Calderon e Tessa Kortekaas, provaram ser os mais rápidos entre as duplas da Elite masculina e feminina da UCI. A vitória da Buff Megamo na etapa foi por uma margem estreita, mas com a KTM Spada Powered by Brenta Brakes 2 cedendo 4m20s, a vantagem dos líderes de amarelo na classificação geral aumentou. A Cannondale ISB Sport ganhou apenas 13 segundos sobre suas rivais mais próximas, mas seu acúmulo diário de segundos está começando a criar uma vantagem saudável sobre Bianca Haw e Vera Looser. Embora problemas mecânicos, um erro de pilotagem ou mesmo uma queda de rendimento por questões de saúde, ainda possam desempenhar um papel crucial na determinação dos campeões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *