COPA DO MUNDO MTB LEOGANG: LECOMTE E FLUECKIGER VENCEM O SHORT TRACK

A terceira etapa da Copa do Mundo de MTB começou nesta sexta-feira (11/6) com as disputas do Short Track – XCC. Loana Lecomte confirmou sua ótima fase, conquistando sua primeira vitória na Copa 2021 no circuito curto. No masculino, o suíço Mathias Flueckiger, aos 32 anos mostrou que a experiência e o bom momento físico podem fazer a diferença

Loana Lecomte dominando também no circuito curto em Leogang – foto: UCI

A francesa Loana Lecomte, atual líder da Copa do Mundo, vinha de um 5º e um 3º lugar nas provas de Short Track nas etapas de Albstadt e de Nove Mesto, em Leogang ela mostrou que não apenas vai bem no traçado do cross country olímpico e confirmou sua boa fase e mais uma vez dar sua demonstração de força e deixar claro que na atual temporada ela é a que vem mostrando melhor desempenho e a adversária a ser batida.

A disputa feminina começou com a austríaca Laura Stigger tomando a dianteira, mas quem mostrou mais determinação e assumiu o comando foi a suíça Sina Frei, porém o traçado de 1 km com uma forte subida na grama, uma sequência de curvas com paredões e um pump track não dava margem a ousadia, mas contribuiu para esticar o pelotão.

Na terceira das sete voltas, Loana Lecomte assumiu o controle da prova, ao seu estilo, impondo seu próprio ritmo e com isso abrindo uma lacuna para as demais competidoras que não conseguiram acompanhar a ação. Atrás um grupo formado pela australiana Rebecca McConnel, Haley Batten, Pauline Ferrand-Prevot que não havia feito uma boa largada perdia contanto  e ao mesmo tempo era caçado por Jolanda Neff, mostrando muita vitalidade, Jenny Rissveds e Catherine Pendrel.  Neff conseguiu

McConnel, Neff e Ferrand-Prevot em perseguição à lider – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Na volta seguinte Lecomte já tinha uma vantagem de 8 segundos sobre McConnel, e mantinha seu ritmo constante, sem forçar, mas mantendo sempre sua boa margem de segurança para correr com a vitalidade e tranquilidade que lhe são tão peculiares. A australiana foi alcançada por Neff e Pauline Ferrand-Prevot, as duas chegaram a se estranhar, dividindo ombro a ombro a entrada numa curva, mas ali formava-se um grupo perseguidor que tentou sair à caça da líder.

A tentativa de reação do grupo só tomou força na 6ª e penúltima volta, quando a suíça Jolanda Neff foi ao ataque, mostrando estar retomando a boa forma, e disputando espaço com a australiana McConnel, a duelo entre as duas no trecho de pump ptrack animou a competição e a partir daí as duas foram em busca da francesa.

O duelo entre Rebecca McConnel e Jolanda Neff – foto: Reprodução Red Bull TV

Apesar do esforço a australiana e a suíça não conseguiam se aproximar da francesa que manteve a primeira posição e assegurou a vitória.  McConnel preferiu não ser surpreendida por Neff na chegada e aumentou ainda mais o ritmo na tentativa de se aproximar de Lecomte com isso conseguiu assegurar a segunda posição com 7 segundos de vantagem sobre a suíça.

Largada da prova masculina, ao cento Nino Schurter soltando o pé do pedal – foto: Reprodução Red Bull TV

A prova masculina tinha como baixas Pidcock contundido após um acidente, Mathieu Van der Poel no ciclismo de estrada correndo (e abandonado por um resfriado) o Tour da Suíça e o brasileiro Henrique Avancini que optou por não enfrentar problemas com as viagens internacionais e usar o período para sua preparação para a prova de XCO dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Apesar das baixas importantes a prova de short track em Leogang reservou boas disputas, e no começo com a surpresa de Nino Schurter perder o pedal logo na largada e sendo engolido por um pelotão que arrancava com muita vontade e isso o obrigou a fazer uma corrida de recuperação.

Cink à frente de Flueckiger na disputa pela primeira posição – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Na ponta do grupo, o neozelandês Anton Cooper tentava forçar o ritmo, pedalou com firmeza para fazer a melhor volta do dia com 2m28s para os 1.000 metros do circuito, porém o esforço da primeira volta o obrigou a reduzir o ritmo, sendo alcançado pelo suíço Mathias Flueckiger que começava a sua escalada para a vitória, os dois chegaram a rodar juntos por mais uma volta e mantendo uma pequena vantagem sobre um grupo formado por Cink, Sarrou, Koretzky, Wawak.

 Flueckiger assumiu a ponta e tentava aumentar o ritmo para se distanciar do grupo, porem em mais de uma vez foi atacado por Koretzky e por Sarrou. Na metade da prova, o suíço abriu uma pequena vantagem, mas foi alcançado pelo tcheco Cink e ambos começaram a se distancia do grupo abrindo uma vantagem de 8 segundos.

Mathias Flueckiger – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Na última Cink tenta um ataque, porém o contra-ataque de Flueckiger foi fulminante e abusando da técnica nas tomadas de curvas consegue se distanciar e abrir uma vantagem de 5 segundos na linha de chegada, assegurando a vitória.

Atrás a disputa pela terceira posição o holandês Milan Vader mostrou-se mais forte que Sarrou e Copper para ganhar seu lugar no pódio.  Nino Schurter, que havia desistido de ir à caça dos ponteiros quando se deu conta que seria difícil chegar à frente e a ação seria extremamente desgastante, pensando na prova de XCO que acontece no domingo, apenas manteve-se no grupo, completando a prova apenas na 29ª posição sendo escoltando por seu companheiro de equipe e compatriota Lars Forster.

Lars Forster saindo do pumptrack, atrás de Nino Schurter foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MOUNTAIN BIKE XCO 3ª etapa Leogang – Áustria  –  XCC – Short Track – circuito curto Elite Feminina – circuito 1.0 km x 7 voltas – 7  km  1- Loana Lecomte – Massi – França – 21m10s 2- Rebecca McConnel – Primaflor-Mondraker-XSauce –  Austrália +4s 3- Jolanda Neff – Trek Factory Racing XC – Suíça +11s Elite Masculina – 40 competidores de 19 países – circuito 1.0 km x 8 voltas – 8  km – volta mais rápida: Anton Cooper – 2m28s – vel. média 24.30 km/h 1- Mathias Flueckiger – Thömus RN Swiss Bike Team – Suíça – 20m43s – vel. média 23.159 km/h 2- Ondrej Cink – Kross Orlen Cycling Team – República Tcheca + 5s 3- Milan Vader – KMC-Orbea – Holanda +16s

Veja Também

4ISLANDS EPIC: ETAPA RAINHA É DOS LÍDERES

Pelo terceiro dia consecutivo, Hans Becking e Wout Alleman, assim como Monica Calderon e Tessa Kortekaas, provaram ser os mais rápidos entre as duplas da Elite masculina e feminina da UCI. A vitória da Buff Megamo na etapa foi por uma margem estreita, mas com a KTM Spada Powered by Brenta Brakes 2 cedendo 4m20s, a vantagem dos líderes de amarelo na classificação geral aumentou. A Cannondale ISB Sport ganhou apenas 13 segundos sobre suas rivais mais próximas, mas seu acúmulo diário de segundos está começando a criar uma vantagem saudável sobre Bianca Haw e Vera Looser. Embora problemas mecânicos, um erro de pilotagem ou mesmo uma queda de rendimento por questões de saúde, ainda possam desempenhar um papel crucial na determinação dos campeões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *