LA VUELTA: TEVÊ ESPANHOLA PAGA 2,5 MILHÕES DE EUROS X ANO PARA CONTINUAR TRANSMITINDO A GRANDE VOLTA

Ao custo de 2,5 milhões de euros por ano, a emissora pública espanhola renovou seu contrato de transmissão da Vuelta a Espanha pelo ciclo 2021 a 2024 e se mantém como canal oficial produzindo as imagens. No Brasil transmissão continua com os canais ESPN

Vuelta a España e a RTVE tem parceria histórica – novo contrato terá duração de 4 anos
foto: Photogomezsport/Antonio Baixauli

O acordo que tem mais de duas décadas entre a Unipublic, afiliada da Amaury Sport Organisation – ASO , organizadora de ‘La Vuelta’ e a rede pública espanhola RTVE foi renovado pelo período de mais quatro anos para ser a emissora anfitriã para transmissão multiplataforma e produtora do conteúdo/transmissão da volta por etapas criada em 1935 e considerada juntamente com o Tour de France e o Giro d’Italia uma das três provas por etapas do ciclismo.

Segundo sites especializados em negócios do esporte, o acordo tem um valor estimado em 2,5 milhões de euros por ano (R$ 16,30 milhões) e representa apenas 11,6 % da receita da Vuelta; os patrocínios são fundamentais para a competição e representam 80% da receita.

Desse contrato estão de fora os direitos do acordo de transmissão multiterritorial da grande volta espanhola assinado pela Unipublic-ASO com o consórcio European Broadcasting Union – EBU – e também os direitos para a transmissão para a América Latina e Brasil.

Apresentação da Vuelta 2021 com os comentaristas da RTVE, Perico Delgado e Carlos Andrés -foto: Photogomezsport/Luis Angel Gomez

Em fevereiro de 2020, a Eurovision Sport, braço esportivo da União Europeia de Radiodifusão, estendeu seus acordos de direitos de mídia para o Tour de France e La Vuelta até 2025, com este último expirando no final da temporada passada. O acordo com os organizadores de la Vuelta previa um aumento do número de horas de transmissão, cerca de 70 horas por edição, e incluía a RTVE.

A Eurosport, a emissora esportiva pan-europeia do Discovery, continuará exibindo o Tour e La Vuelta em todas as telas da Europa. No Brasil as transmissões continuaram nos canais Dinsey – ESPN onde até o momento não foram anunciadas novidades relativas à abordagem ou à produção de conteúdo de ciclismo.

La Vuelta 2021

O acordo com a RTVE foi confirmado um dia antes da apresentação oficial da Vuelta 2021 que teve como apresentadores a dupla de comentaristas do canal espanhol que trabalha há mais de duas décadas juntos – Carlos Andrés e Pedro Delgado que receberam como convidados no Forum Evolución de Burgos ao Miguel Indurain, Óscar Freire, Óscar Pereio e por videoconferência a Alejandro Valverde. O canal público espanhol transmite durante a competição cerda de três horas da etapa ao vivo.

Neste ano a Vuelta chega à 76ª edição e terá largada no dia 14 de agosto em Burgos. A escolha da cidade se deu por motivos da celebração do oitavo centenário da catedral da cidade.  Se não houver nenhum imprevisto, a competição terá 21 etapas com final em 5 de setembro com uma contra o relógio individual, de 33,7 km em Santiago de Compostela

Veja Também

ABARCA SPORTS (MOVISTAR) GANHA FÔLEGO COM CHEGADA DOS ACIONISTAS DA QUANTUM PACIFIC

Eusebio Unzué, dono da Abarca Sports, proprietária do Movistar Team, vende 43% de suas ações para a Quantum Pacific Management Limited e com isso ganha fôlego para as próximas temporadas com a chegada da Eastern Pacific Shipping, empresa parceira da Quantum, que patrocinara o grupo esportivo fornecendo apoio financeiro e logístico ao Movistar Team

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *