GRAN PIEMONTE – BAKELANTS CONTRA O PELOTÃO E A CHUVA

Após 2 anos sem ser realizada devido a problemas com patrocinadores a 99ª edição da Gran Piemonte foi disputada sob chuva que provocou várias quedas. O belga Jan Bakelants antecipou-se aos velocistas para vencer a prova

Jan Bakelants antecipou-se ao pelotão de velocistas - foto: Bettini
Jan Bakelants antecipou-se ao pelotão de velocistas – foto: Roberto Bettini/BettiniPhoto©

Primeira vitória na temporada para o belga Jan Bakelants em uma jornada difícil para o pelotão,  um verdadeiro dia de outono europeu com chuva do inicio ao fim da corrida, isso não impediu que um grupo de 13 ciclistas, Roman Campistrous/AG2R, Serghei Ţvetcov/Androni-Sidermec, Cesare Benedetti/Bora-Argon 18, Gianluca Brambilla, Michal Golas/Etixx-Quick Step, Lawrance Warbasse /IAM, Chun Kai Feng/Lampre, Giacomo Berlato/Nippo-Vini Fantini, Alan Marangoni/Garmin-Sharp, Timo Roosen/LottoNL-Jumbo, Tao Geoghegan Hart /Team Sky, Fabio Felline e Marco Coledan/Trek Factory logo nos primeiros quilômetros arriscasse a abrir uma fuga, mas sem conseguir abrir uma grande vantagem, a maior diferença chegou à casa dos 2 minutos.

Faltando 50 km para a chegada o pelotão se reagrupa, após uma ação mais forte da Movistar. Na primeira volta pelo circuito que levava à chegada em Ciriè apareceram na cabeça do pelotão Felline, Roossen e Brambilla.  Porém já na abertura da última volta, quando ainda faltavam 13 km, a Lampre começou a mover suas peças com o objetivo de colocar Sacha Modolo na chegada, porém Bakelandts resolve contra-atacar a 8 km da meta  e se distância do pelotão que buscava armar-se para o sprint , o ataque foi fulminante  e manteve-se com força até a chegada; a disputa do sprint serviu para definir as demais posições e quem subiria ao pódio. O sprinter Matteo Trentin que apostava na vitória, teve que se contentar com o segundo lugar no pódio ao conseguir se destacar do grupo que disputou o sprint pelo terceiro lugar, aonde Sonny Colbrelli foi o mais forte.

Matteo Trentin chegou à frente do grupo que disputou o sprint pelo 3º lugar foto: Roberto Bettini/BettiniPhoto©
Matteo Trentin chegou à frente do grupo que disputou o sprint pelo 3º lugar foto: Roberto Bettini/BettiniPhoto©

Para Bakelants a Gran Piemonte marca a sua primeira vitória com a camisa da AG2R, em seu currículo constam a vitória na Liège-Bastogne-Liege u23, o Grand Prix de Wallonie e uma vitória de etapa no Tour de France de 2013 quando vestiu a camisa de líder por dois dias e uma vitória na 6ª etapa do Critérium du Dauphiné.

No domingo a grande final do Trittico de Autunno com a disputa da última e mais importante das três corridas, o Il Lombardia, ou a Clássica das Folhas Mortas  que será disputada em um percurso inédito a partir dos 64 km finais após a passagem de Madonna del Ghisallo, 25 equipes estão na disputa (17 World Tour e 8 ProContinental)

99ª Gran Piemonte – San Francesco al Campo>Ciriè 185 km

154 largaram – 79 abandonos

1- Jan Bakelants/Bélgica – AG2R La Mondiale 4h17m53 – velocidade média 43.042 km/h

2- Matteo Trentin/Itália- Etixx – Quick-Step – a 4s

3- Sonny Colbrelli /Itália- Bardiani CSF – m.t.

4- Eduard Grosu Michael/Romênia- Nippo-Vini Fantini – m..t.

5- Jose Joaquin Rojas Gil Team/Espanha-Movistar – m.t.

6- Sacha Modolo/Itália- Lampre – m.t.

7 – Daniele Bennati/Itália- Tinkoff-Saxo – m.t.

8 – Kristian Sbaragli /Itália- MTN–Qhubeka – m.t

9 – Andrea Fedi/Itália- Southeast – m.t.

10- Alberto Bettiol/Itália- Cannondale-Garmin – m.t.

Veja Também

4ISLANDS EPIC: ETAPA RAINHA É DOS LÍDERES

Pelo terceiro dia consecutivo, Hans Becking e Wout Alleman, assim como Monica Calderon e Tessa Kortekaas, provaram ser os mais rápidos entre as duplas da Elite masculina e feminina da UCI. A vitória da Buff Megamo na etapa foi por uma margem estreita, mas com a KTM Spada Powered by Brenta Brakes 2 cedendo 4m20s, a vantagem dos líderes de amarelo na classificação geral aumentou. A Cannondale ISB Sport ganhou apenas 13 segundos sobre suas rivais mais próximas, mas seu acúmulo diário de segundos está começando a criar uma vantagem saudável sobre Bianca Haw e Vera Looser. Embora problemas mecânicos, um erro de pilotagem ou mesmo uma queda de rendimento por questões de saúde, ainda possam desempenhar um papel crucial na determinação dos campeões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *