TOUR DA POLÔNIA: DE 6º A CAMPEÃO, EM UMA CRONO

Izaguirre vence o Tour da Polonia - regularidade nas montanhas garantiu o título foto: ATCommunications
Izaguirre vence o Tour da Polonia – regularidade nas montanhas garantiu o título
foto: ATCommunications

 

Imagine largar na penúltima etapa de uma volta na 6ª posição na classificação geral a 14 segundos do líder. Fazer um contra-relógio,  terminar em 7º e no final da prova você é consagrado como campeão da volta!   Foram essas as sensações que o espanhol Ion Izaguirre/Movistar passou no último sábado ao ser coroado como vencedor do 72º Tour da Polônia, ele que nas edições de 2013 e 2014 havia terminado como vice-campeão.

Izaguirre vinha de uma boa atuação nas montanhas enfrentadas na 5ª e 6ª etapas de Zakopane e Bukowina Tratrzanska terminando nas duas ocasiões entre o top10, mas daí a chegar ao primeiro lugar, tinha que torcer muito para que os adversários diretos naufragassem na luta individual contra o tempo.

O colombiano Sergio Henao/Sky que venceu com muita determinação o 6º estágio, considerado como etapa rainha da volta polonesa disputado em alta montanha com 174 km e 8 prêmios de montanha, não tinha como defender sua camisa amarela na crono, não era o seu terreno e acabou cedendo 2m32s para o vencedor da etapa, o campeão  polonês Marcin Bialoblocki que cobriu o percurso de 25 km em 28m45 que com a vitória conquistou sua primeira vitória em uma prova do circuito World Tour.

Dois momentos: Henao que vestiu a camisa de líder por um dia e Marcin Bialoblocki vencedor da crono
Dois momentos: Henao que vestiu a camisa de líder por um dia e Marcin Bialoblocki vencedor da crono

 

A disputa da etapa ficou limitada a um trio de especialistas, o polonês Bialoblocki, Kiriyenka/Sky e Rick Flenks/LottoNL-Jumbo. Para a classificação geral a disputa estava aberta, muitos tiveram que se defender e torcer para ver como ficariam seus adversários diretos  no traçado montado na cidade de Cracóvia. Foi o que fizeram Izaguirre,  Bart De Clercq/Lotto-soudal e Ben Hermans/BMC que fizeram o pódio final da volta.

Ao final do dia Izaguirre estava com 2 segundos sobre De Clerq, registrando a menor diferença na  classificação geral do Tour da Polônia. Em 2012 Moreno Moser venceu com 5 segundos de vantagem sobre Michal Kwiatkowski. Em 2011 Peter Sagan colocou 6 segundos sobre Daniel Martin.

O prêmio de melhor escalador ficou para o polonês Maciej Paterscki/CCC Sprandi Polkowice, o integrante da seleção polonesa Kanil Gradek levou o premio da combatividade e o velocista Marcel Kittel a classificação por pontos para o sprint. Por equipes a Lotto-Soudal foi a vencedora.

A volta da Polônia vem crescendo a cada ano com um grande destaque para o público que vai às estradas e que comparece aos circuitos montados nas cidades. Quanto á competição, consegue levar grandes nomes para suas estradas e tem um bom desenho com etapas para velocistas no início e duras montanhas no final. Multidões que seguem e cultuam seus campeões Kwiatkowski e Maijka são incentivadas com muitas ações de marketing, tudo para incentivar uma grande cultura ciclística.

 

 

Veja Também

4ISLANDS EPIC: ETAPA RAINHA É DOS LÍDERES

Pelo terceiro dia consecutivo, Hans Becking e Wout Alleman, assim como Monica Calderon e Tessa Kortekaas, provaram ser os mais rápidos entre as duplas da Elite masculina e feminina da UCI. A vitória da Buff Megamo na etapa foi por uma margem estreita, mas com a KTM Spada Powered by Brenta Brakes 2 cedendo 4m20s, a vantagem dos líderes de amarelo na classificação geral aumentou. A Cannondale ISB Sport ganhou apenas 13 segundos sobre suas rivais mais próximas, mas seu acúmulo diário de segundos está começando a criar uma vantagem saudável sobre Bianca Haw e Vera Looser. Embora problemas mecânicos, um erro de pilotagem ou mesmo uma queda de rendimento por questões de saúde, ainda possam desempenhar um papel crucial na determinação dos campeões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *