10ª VOLTA A PORTUGAL JUNIOR – NA ÚLTIMA ETAPA UM NOVO CAMPEÃO

Com a disputa da 3ª etapa de 102,7 km  entre Ribeira de Pena e Fafe chegou ao fim a 10ª Volta a Portugal de Juniores

Francisco Campos foi o vencedor da etapa que chegou a Fafe Foto: João Fonseca
Francisco Campos foi o vencedor da etapa que chegou a Fafe
Foto: João Fonseca

A diferença do que acontece em muitas voltas do pelotão World Tour, aonde a etapa final é mais um passeio de amigos e de respeito ao camisa amarela,  no mundo dos juniores o ciclismo é de ataques e desgaste, os jovens tem que mostrar seu talento. Em uma etapa aonde a única subida era uma montanha de 4ª categoria, o pelotão foi todo fracionado muito antes.

Francisco Campos/Silva & Vinha-ADRAP-Sentir Penafiel foi o vencedor da etapa ao fazer uma corrida brilhante, atacou antes de chegar à metade da prova  indo à caça dos grupetos que haviam se formado. Resistiu a subida de quarta categoria  a 4,3 quilômetros  da chegada.  Na aproximação à meta, Francisco Campos ainda teve forças para  atacar e ultrapassar um integrante da seleção da Galícia  e completar a prova em 2h40m26s. A 2 segundos chegaram os ciclistas da seleção da Galícia Victor Alonzo e José Fernandez.
“Saí do pelotão no km 40, com um colega de equipe. Fui passando de grupo em grupo até chegar à frente da corrida. Na montanha um adversário adiantou-se, mas consegui alcançá-lo e só a 100 metros do fim ataquei para a vitória”, explica Francisco Campos.
Porém quem levou a “camisola amarela” e ficará para a história foi o ciclista que cruzou na 6º posição: Marcelo Salvador  chegou a 10 segundos de Francisco Campos;  o ciclista da cidade de Cascais terminou a Volta a Portugal de Juniores com 23 segundos de vantagem sobre o líder do dia, Tiago Antunes (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) que nesta etapa ficou cortado em um dos grupettos e perdeu mais de 1 minuto para o vencedor da Volta.
Sob muita emoção o novo campeão da Volta a Portugal Juniores comentou o seu dia: “Ao largar  tinha a intenção de subir algumas posições na classificação, mas não esperava vencer a Volta. Devo a vitória ao Marvin Scheulen, que muito trabalhou para que eu pudesse ser o vencedor”, disse Marcelo Salvador, após ser anunciado como ganhador
A camisa verde por pontos  ficou com João Almeida/Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense, David Cardona/Bathco Team foi coroado como rei das montanhas  e Pere Ferrer/Arte en Transfer-León venceu a classificação da juventude. A Seleção da Galicia foi a campeã por equipes. Dos 170 ciclistas que largaram em Vila Nova de Foz Côa,  121 cruzaram a linha de chegada em Fafe.

Os melhores sulamericanos foram os colombianos David Cardona e Hadvin Guzmán, ambos ciclistas da Bathco Team que ficaram com a 5ª e 6ª posições. Na 21ª posição o uruguaio Brian Carro a 3m10, o melhor brasileiro na Volta a Portugal Junior foi Vinicius Woltke, correndo pela  DISGARSA ficou na 32ª colocação a 5m49 do líder, pela mesma equipe Breno Santos foi 44º  a 13m03. O terceiro brasileiro no pelotão foi Kaydrian Magalhães/Palacios-EK que ficou na 112ª posição a 1h06m09.

Agora é acompanhar a evolução e os resultados e quem sabe dentro de alguns anos tenhamos alguns deles garantindo emoção na elite do ciclismo mundial.

O pódio da 10ª Volta a Portugal Juniores, Marcelo Salvador com a camisa amarela foi o campeão foto: João Fonseca
O pódio da 10ª Volta a Portugal Juniores, Marcelo Salvador com a camisa amarela foi o campeão
foto: João Fonseca

3.ª Etapa: Ribeira de Pena – Fafe, 102,7 km
1.º Francisco Campos/Silva & Vinha-ADRAP-Sentir Penafiel, 2h40m26s (Média: 38,408 km/h)
2.º Victor Alonzo/Sel. Galicia, a 2s
3.º José Fernández/Sel. Galicia mt
Geral Individual
1.º Marcelo Salvador/Mato Cheirinhos-Liberty Seguros-Vila Galé 7h59m18s
2.º Tiago Antunes/Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralens a 23s
3.º Pablo Alonso /Disgarsa, a 25s
4.º Emanuel Rodrigues/Alcobaça CC-Crédito Agrícola a 29s
5.º David Cardona/Bathco Team a 35s
6.º Hadvin Guzmán/Bathco Team a 38s
7.º Ikar García/Palacios-EK a 45s
8.º Pere Ferrer/Arte en Transfer-León a 53s
9.º Ibai Delgado/Palacios-EK a 1m01s
10.º José Fernández/Sel. Galicia a 1m14s

Veja Também

4ISLANDS EPIC: ETAPA RAINHA É DOS LÍDERES

Pelo terceiro dia consecutivo, Hans Becking e Wout Alleman, assim como Monica Calderon e Tessa Kortekaas, provaram ser os mais rápidos entre as duplas da Elite masculina e feminina da UCI. A vitória da Buff Megamo na etapa foi por uma margem estreita, mas com a KTM Spada Powered by Brenta Brakes 2 cedendo 4m20s, a vantagem dos líderes de amarelo na classificação geral aumentou. A Cannondale ISB Sport ganhou apenas 13 segundos sobre suas rivais mais próximas, mas seu acúmulo diário de segundos está começando a criar uma vantagem saudável sobre Bianca Haw e Vera Looser. Embora problemas mecânicos, um erro de pilotagem ou mesmo uma queda de rendimento por questões de saúde, ainda possam desempenhar um papel crucial na determinação dos campeões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *