EM PORTUGAL JUNIORES ABREM A FESTA PARA ELITE

 

Pablo Alonso bateu seus adversários no sprint na cidade de Bragança.
Pablo Alonso bateu seus adversários no sprint na cidade de Bragança.

A 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros tem até este sábado um ingrediente extra: a 10ª  Volta a Portugal de Juniores. Jovens de 17 e 18 anos fazem a abertura da jornada desportiva e  se enfretam na a estrada com um sonho nas pernas, tal e qual os profissionais. Em 278,8 distribuídos em três etapas para ciclistas juniores,  parte do percurso é partilhado com a Volta dos profissionais e os locais de chegada são exatamente os mesmos sendo que o final da prova acontece cerca de duas horas antes.

A versão júnior tem em seu pelotão 170 ciclistas, distribuídos em 27 equipes A armada espanhola se apoderou da primeira etapa da Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros, na etapa de  98,5 quilômetros  com largada em Vila Nova de Foz Côa e chegada em Bragança a vitória ficou com  Pablo Alonso/Disgarsa
Um grupo com cerca de quinze ciclistas, dos quais apenas três portugueses, adiantou-se ao pelotão após a metade da etapa e  foi alcançado. Pablo Alonso fez um ataque mais efetivo, relegando o colombiano Hadvin Santy Guzman/Bathco Team para o segundo lugar e o espanhol Pere Ferrer/Arte en Transfer-León, ambos com o mesmo tempo do vencedor. Na quarta posição, chegou o melhor português, Tiago Antunes/Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense

“É a minha primeira vitória fora de Espanha e estou muito feliz. Agora irei lutar por conservar a camisola amarela, mas não será fácil, uma vez que a prova tem muita montanha. Já a etapa de hoje foi muito difícil com calor e com uma subida muito longa. A aproximação à meta era muito sinuosa e entrar bem colocado nas curvas foi fundamental para discutir a vitória”, afirmou o cântabro Pablo Alonso.

As classificações espelham o domínio das equipes espanholas. A Disgarsa lidera a geral individual e a classificação por pontos, com e Pablo Alonso. David Cardona/Bathco Team é o líder da montanha e Pere Ferrer comanda a juventude. A Seleção da Galizia é a líder por equipes.

A Volta a Portugal Junior tem a participação de alguns sulamericanos: há  4 colombianos,  1 venezuelano,  1 uruguaio  e 3  brasileiros no pelotão: são dois  correndo pela espanhola Disgarsa, Vinicius Woltke chegou na 13ª posição a 20s do vencedor e Breno Santos na 27ª a 1m17s, já  Kaydrian Magalhaes correndo pela equipe PALACIOS – EK chegou na 115ª posição a 22min.
A segunda etapa é a etapa rainha da Volta dos juniores  em  77,6  km  saindo de Boticas e chegada à serra do Larouco, Montalegre, prevista para as 15h50. O pelotão vai enfrentar três prémios de montanha: Salto (2.ª categoria, km 8,8), Virtelo (3.ª categoria, km 27,5) e serra do Larouco (1.ª categoria, coincidente com a chegada da Volta a Portugal da categoria elite).

Classificação da 1.º Etapa e Geral Individual
1.º Pablo Alonso/Disgarsa, 2h50m07s
2.º Hadvin Guzman/Bathco Team, mt
3.º Pere Ferrer/Arte en Transfer-León , mt
4.º Tiago Antunes/Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense, mt
5.º David Cardona Bathco Team), mt

 

Veja Também

4ISLANDS EPIC: ETAPA RAINHA É DOS LÍDERES

Pelo terceiro dia consecutivo, Hans Becking e Wout Alleman, assim como Monica Calderon e Tessa Kortekaas, provaram ser os mais rápidos entre as duplas da Elite masculina e feminina da UCI. A vitória da Buff Megamo na etapa foi por uma margem estreita, mas com a KTM Spada Powered by Brenta Brakes 2 cedendo 4m20s, a vantagem dos líderes de amarelo na classificação geral aumentou. A Cannondale ISB Sport ganhou apenas 13 segundos sobre suas rivais mais próximas, mas seu acúmulo diário de segundos está começando a criar uma vantagem saudável sobre Bianca Haw e Vera Looser. Embora problemas mecânicos, um erro de pilotagem ou mesmo uma queda de rendimento por questões de saúde, ainda possam desempenhar um papel crucial na determinação dos campeões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *