Agora é oficial a UCI – União Ciclista Internacional e a Eurosport apresentaram, no início de novembro, como será o novo evento que tem por objetivo principal colocar novamente o ciclismo de pista em evidência. Sob o nome de Track Champions League a competição tem como embaixadores Kristina Voguel e Chris Hoy e terá sua primeira edição no final de 2021
Uma Champios do cilclismo de pista!
Que viria algo grande e totalmente pensado para a televisão já era fato conhecido, afinal, após o Mundial de Ciclismo de Pista, disputado em março deste ano em Berlim, a UCI e a gigante da mídia esportiva Eurosport (subsidiária da Discovery Communications) anunciaram uma parceria futura que tinha por objetivo recolocar o ciclismo de pista em destaque mundial.
A novidade foi confirmada no início de novembro, durante o Congresso Virtual da UCI, e promete um programa de competições rápido, disputado em seis finais de semana consecutivos em seis cidades europeias. As provas terão formato curto e quem sabe, como acreditam os dirigentes, isso possa atrair e ampliar a base de fãs da modalidade.
A Track Champions League ou Liga dos Campeões de Pista deverá acontecer entre novembro e dezembro de 2021. A decisão pela nova data foi tomada pelos organizadores em uma tentativa de capitalizar o atraso dos Jogos Olímpicos de Tóquio e manter forte as modalidades de pista após as olimpíadas, no pré-lançamento a ideia era para que o evento acontecesse de novembro de 2021 a fevereiro de 2022. A parceria entre a UCI e a Eurosport deverá durar 8 anos.
No programa desportivo serão apenas 4 provas: Velocidade Individual (200m), Keirin, Eliminação e Scratch para a Elite masculina e feminina do ciclismo de pista. Tudo em duas horas de transmissão pela tevê.
Até o momento não há previsão de acordos para transmissão no Brasil, o que pode acontecer ainda ao longo do próximo ano.
Os ciclistas usarão camisas inspiradas em suas bandeiras nacionais, enquanto os campeões mundiais de cada especialidade utilizarão a camisa arco-íris.
Nas provas de velocidade e keirin apenas a elite – serão os 9 melhores de cada ranking e nas provas de meio-fundo – Scratch e Eliminação também serão convidados os medalhistas em mundiais. A Champions também servirá para contar pontos para a classificação para o Mundial de Pista.
Como embaixadores da Champions League – Liga dos Campeões de Pista – foram escolhidas duas lendas dos velódromos, a alemã Kristina Voguel e o britânico Sir Chris Hoy. Ambos respaldados por uma coleção de medalhas, Voguel foi 11 vezes campeã do Mundo além dos 2 ouros olímpicos (velocidade por equipes – Londres’2012 e na velocidade Rio’2016 ) e o bronze na por velocidade por equipes na Rio’2016. Hoy foi o mais premiado pistard da história com 6 ouros olímpicos ( 1 Km contra-relógio; 1-Velocidade-200m; 2 velocidade por equipes e 2 no Keirin), 11 títulos mundiais e 34 ouros em etapas da Copa do Mundo. A dupla também participará das transmissões da Eurosport e provavelmente, também, no GCN – Global Cycling Network.
O dirigente máximo da UCI, o francês David Lappartient destaca que “Com sua forte identidade visual, seus embaixadores lendários e seu calendário compacto, a nova competição de pista promete trazer um sopro de ar fresco a uma disciplina histórica do nosso esporte e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”.
O responsável de Eventos da Eurosport, François Ribeiro, destacou “estamos muito entusiasmados por apresentar identidade da UCI Track Champions League. Essa marca diz tudo: os mais altos padrões esportivos, projetados apenas para campeões, locais espetaculares, experiência única em eventos, cobertura global. 2021 será um grande ano para o ciclismo de pista internacional. Como promotores, a Eurosport Events e o GCN pretendem criar um clímax forte para o ciclismo de pista a cada ano, fora da temporada de estrada, com intensa narrativa para os fãs”.