ZWIFT DEVERÁ FABRICAR ROLOS E ESTEIRAS. O DINHEIRO PARA ISSO CHEGOU

A  plataforma de esportes online Zwift levantou  investimento de 450 milhões dólares com o objetivo de acelerar , ainda mais , o desenvolvimento da plataforma e trabalhar no projeto de hardware próprio, ou seja que no futuro próximo a marca deverá comercializar suas próprias  bicicletas estacionarias, rolos e esteiras

Plataforma de e-sports Zwift recebe investimentos com o objetivo de melhorar a plataforma e produzir equipamentos

A plataforma de esportes virtuais Zwift,  lançada em 2015 não para de crescer. Desde seu lanbçamento conquistou mais de 2,5 milhões de contas registradas em 190 países. A empresa não divulga seus números de assinantes ativos, mas com a Covid-19 se espalhando pelo mundo, a plataforma ganhou ainda mais espaço, tornando-se líder e passando a fazer parcerias para o desenvolvimento de competições que reúnem profissionais e amadores  como foi o primeiro Tour de France Virtual, disputado em julho passado e que teve cerca de 117 mil participantes e foi transmitido para mais de 130 países.  

A empresa também fechou parceria com a UCI – União Ciclista Internacional, para realizar no próximo mês de dezembro a primeira edição do Campeonato Mundial de e-Sports de Ciclismo.

Com a popularização e o crescimento não foi difícil ir ao mercado em busca de investidores. Em uma ação, para muitos surpreendente, conseguiu levantar 450 milhões de dólares (mais de 2,3 bilhões de reais).

O dinheiro virá do gigantesco fundo de ações KKR – por meio do Next Generation Technology Growth Fund II , da Permira e seu Fundo de Oportunidades de Crescimento I que se concentra em investimentos minoritários focados em crescimento e habilitados para tecnologia e negócios. O investimento da Specialized foi concretizado por meio de seu fundo de risco, o Zone 5 Ventures que se concentra principalmente em investimentos minoritários na interseção de esportes, mídia, tecnologia e saúde e bem-estar;  também entraram nessa injeção de capital a Amazon Alexa Fund e outros investidores que já estavam junto à plataforma, como a True (não deve ser confundido com True Ventures, que é um dos primeiros investidores na Peloton fabricante de bicicletas ergométricas ), Highland Europe, Novator e Causeway Media.

Em parceria com a UCI , a Zwift realizará o inédito mundial de e-Sports de Ciclismo

Eric Min, CEO e cofundador da Zwift, destaca que  “Com este investimento, a Zwift está preparada para operar em um mercado de fitness mais amplo e cumprir nossa ambição de fornecer fitness gamificado por meio de software e hardware integrados, para quem quiser se divertir enquanto entrar em forma em casa. Estaremos acelerando nosso investimento no negócio principal, melhorando a experiência geral do produto e apresentando novos recursos, mais conteúdo e hardware projetado pela Zwift, tudo com o apoio da KKR e de nossos novos investidores externos que podem ajudar a impulsionar nosso crescimento. Para que isso aconteça, aumentaremos o número de funcionários em nossas equipes de produtos principais, investindo nas melhores pessoas

Nesse movimento também chega à empresa  Ilkka Panaanen, CEO da Supercell, fabricante do jogo Clash of Clans e um dos maiores investidores no mundo dos jogos em plataformas digitais e que será um membro independente do conselho.

Tudo isso aponta diretamente para a concorrência, para os fabricantes de hardwares . No ciclismo  para os produtores de rolos de treinamento como Elite, Tacx e Wahoo e no mundo das corridas a pé para os fabricantes de esteiras.

Andrew Young, diretor do escritório da Permira em Menlo Park, disse: “Zwift se encaixa perfeitamente no DNA da Permira, não apenas porque temos uma grande base de fãs de Zwift na empresa, mas também um extenso histórico de investimento em empresas de tecnologia de consumo para entregar crescimento global. Estamos entusiasmados com a parceria com Eric e a equipe enquanto buscam turbinar o investimento em produtos e solidificar a posição da Zwift como líder do fitness doméstico. ”

Com maior poder econômico (e tendo por traz uma marca das marcas mais fortes e agressivas no marketing no negócio da bicicleta – a Specialized) a Zwift deverá entrar com muita força na produção de hardware – ou seja rolos e esteiras da própria marca ou quem sabe com uma nova griffe . Apesar de seu cofundador e CEO Eric Min, já ter declarado no passado que a empresa tinha intenção de desenvolver seus próprios equipamentos. Agora rrata-se de parceria estratégica e de união de forças para competir com marcas tradicionais .

Um porta-voz da empresa ao ser questionado sobre produtos ou prazos para os lançamentos declarou – “Leva tempo para desenvolver o hardware de forma adequada, e a COVID colocou uma pressão cada vez maior na produção” – porém  seu primeiro produto no mercado deverá chegar  “o mais rápido possível”, e ainda frisou que o hardware tornará o Zwift uma “experiência mais envolvente e integrada para os usuários”.

Os praticantes de corridas a pé são o outro público da Zwift

Ainda segundo esse porta voz da Zwift: “No futuro, é possível que possamos trazer outras disciplinas ou uma experiência mais gamificada” e isso pode servir se justifica com a chegada de Ikka Paananen, da finlandesa Supercell que declarou: “Zwift está em uma posição única para liderar e desenvolver uma nova comunidade global de fitness, combinando videogame e esportes, duas das minhas grandes paixões. Fiquei incrivelmente impressionado com a visão e ambição de Eric e seu compromisso em construir um produto de classe mundial para a comunidade. Existem muitas oportunidades de crescimento empolgantes para a Zwift e estou ansioso para fazer parte dessa jornada“.

Stephen Shanley, Diretor do fundo KKR, disse: “Zwift é a marca digital proeminente para a comunidade global de ciclismo, com um produto de primeira classe que se encontra na interseção de saúde digital, jogos e exercícios domésticos. Vemos um enorme potencial à medida que a Zwift investe ainda mais em seus produtos digitais e físicos para aprimorar a experiência de sua comunidade global de usuários entusiasmados. Este investimento se encaixa perfeitamente com nossa estratégia de growth equity de apoiar empreendedores líderes em tecnologia conforme eles se expandem globalmente”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.