ZIPP 353 NSW TUBELESS – leves e de alta performance

Zipp apresenta sua nova 353 NSW Tubeless uma roda de alto padrão, para freios a disco e peso leve, o par pesa apenas 1.255 g. Desenvolvidas para o endurance, modelo busca o equilíbrio ao rodar com muita eficiência aerodinâmica e estabilidade

Zipp 353 NWS uma roda que oferece equilíbrio e segurança ao ciclista ao enfrentar ventos laterais

Com comercialização direta ao consumidor brasileiro que estiver disposto a pagar mais de 30 mil reais por um par de rodas pelo e-commerce oficial, com direito a garantia vitalícia, chegam ao mercado brasileiro as novas rodas Zipp 353 NSW Tubeless, um dos modelos topo de linha da tradicional fabricante de rodas estadunidense, e que desde 2007 integra a família de marcas da Sram Corp.  

O novo modelo foi desenvolvido exclusivamente para freios a disco; a marca nem cogita os freios tradicionais para as 353 NSW de 24 raios que utilizam o perfil de aro Sawtooh – inspirado nas barbatanas das baleias jubarte, e a tecnologia TSE – Total System Efficiency.

353 NSW desenvolvida para tubeless

Como modelo topo de linha da família 303 ela se destaca por seu peso reduzido, aros sem gancho para pneus clincher tubeless e segundo a marca, o mais leve já produzido pela Zipp com 1.255 g o par (580g dianteira e 675g traseira).

A adoção dos aros sem ganchos internos ou hookless – com laterais retas – possibilitam um acoplamento com maior perfeição entre o pneu e o aro, e isso se traduz em ganhos na aerodinâmica do conjunto e em otimização na sua forma de produção.

Zipp utilizou o formato Sawtoot – ou dente de serra para as novas 353NSW

O modelo foi desenvolvido com largura interna de 25mm para ser montado com pneus de 28mm ou mais largos, com menor pressão para a sua calibragem e muito mais confortáveis.

Ainda segundo o fabricante, na sua construção, a eliminação do gancho tem como consequência a redução de peso, além de possibilitar uma distribuição de resina mais eficiente, consequentemente os aros ganham maior robustez e durabilidade.

O formato do aro com 45 mm de profundidade se destaca pelo formato SawTooh – que visualmente lembra os dentes de serra e aliado aos Hyperfoils (ou quilhas) possibilita um perfil variável e que na prática, segundo o fabricante isso traz melhor equilíbrio entre a eficiência aerodinâmica e maior estabilidade quando sofrem a ação de ventos laterais. O que também, segundo a Zipp, melhora a condição de manutenção de velocidade de saída de curvas, não importando o terreno.

ZIPP 353 NWS – PAR DE RODAS PESA 1.255 G

Nas laterais do aro leva aplicadas pequenas ondulações de vários denominadas HexFin ABLC e que que trabalham em sintonia com o SwaTooh para melhorar o desempenho aerodinâmico e garantir maior estabilidade para enfrentar vento cruzado

Tudo na roda está relacionado ao equilíbrio, estabilidade com redução das vibrações e à eficiência aerodinâmica; tudo isso traz maior controle da bicicleta e com isso, segundo a fábrica há um menor consumo de energia que resulta também em uma melhor experiência na condução da bicicleta.  

 Nas iniciais da 353 NSW a marca estampa sua origem de desenvolvimento: Nest Speed Works, ou simplesmente NSW é o estúdio de engenharia em Indianápolis, onde são desenvolvidas e testadas as rodas Zipp.

CUBOS FORAM ATUALIZADOS

As rodas 353 NSW vem montadas com cubos Cognition V2 que passaram por uma atualização tecnológica e ganharam também novos rolamentos. Na traseira o cubo recebeu o novo mecanismo Axial Clutch V2 que faz um  engate/desengate mais rápido e com menor atrito. Segundo os cubos Cognition V2 tem uma maior durabilidade.

As Zipp 353 são umas rodas de endurance voltadas para os novos modelos de estradeiras, nem pense em adaptá-la à sua antiga bicicleta, ela só aceita freios a disco center lock e eixos passantes de 12mm. No mercado brasileiro estará disponível para cubos de roda livre XDR- ou Sram/Shimano e o par será comercializado a partir de R$ 30.918 – apesar de elevado para os padrões da grande maioria dos consumidores, trata-se de um modelo de alta qualidade e desempenho.

Daniela Cicarelli a nova embaixadora da Zipp para o mercado brasileiro

Nos Estados Unidos o preço sugerido do par é de 4 mil dólares e quando comparado ao preço local no e-commerce e as vantagens como garantia e assistência técnica no Brasil e sem se preocupar com despachos ou impostos na alfândega, para os fãs da marca a  comercialização direta poderá levar muita gente a adquirir por aqui essas rodas.

Para promover o lançamento do novo modelo, a representante da Zipp no Brasil , a Proparts optou por não fortalecer a imagem da marca com seus resultados nas estradas com ciclistas ou triatletas como seus testimonials (Anna van der Breggen ou Sheyla Gutiérrez – só para citar algumas mulheres) ou buscar esportistas brasileiras de alta performance no triathlon ou no ciclismo;  optando por nomear como sua embaixadora a modelo Daniela Cicarelli que declarou ter começado no esporte de endurance em 2000 e que com caras e bocas diz que as rodas são “uma das coisas mais lindas que eu já vi”. Sinais dos tempos, onde a voz de uma modelo e ciclista influenciadora(!?) no Strava que disputa uma prova ou outra, vale mais que o suor de quem vive de verdade e tem como atividade principal o esporte de alta performance, e que na maioria dos casos precisa de apoio ou patrocínio.

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