XDS INJETARÁ DINHEIRO E NOVAS BICICLETAS NA ASTANA QAZAQSTAN

XDS, a gigante chinesa fabricante de quadros de bicicleta em alumínio e carbono oficializa sua parceria com a equipe do pelotão  World Tour, Astana Qazaqstan Team. Projeto de longo prazo prevê investimento ao menos por cinco temporadas. A XDS tem capacidade para produzir mais de 10 milhões de quadros por ano e busca espaço e globalização da sua marca, para ir além do fornecimento para montagem de bicicletas de grandes marcas

Astana Qazaqstan Team em 2025 terá um novo patrocinador - a fabricante chinesa de quadros XDS - foto: SprintCycling
Astana na apresentação do Tour de France’2024 – foto: SprintCycling

O que eram especulação de mercado, finalmente foi oficializado nesta segunda-feira (15/7) com um comunicado onde a equipe comandada por Alexandr Vinokurov, a Astana Qazaqstan Team ganha um novo, e importante parceiro, que dará fôlego econômico à equipe, a XDS uma das maiores fabricantes de quadros de bicicletas da China.

Era de conhecimento geral que nas últimas temporadas, Vinokurov, herói nacional cazaque (medalha de prata nos Jogos de Sidney’2000 e ouro em Londres’2012 na prova de estrada) vinha enfrentando dificuldades orçamentarias com a redução dos aportes por parte do governo do Cazaquistão – com quem tem relações muito próximas –com o ex-presidente Nursultan Nazarbayev  que ainda detém muito pode e influencia  – para a manutenção da equipe no pelotão World Tour com as verbas da propriedade da Samruk-Kazyna – um coletivo de empresas estatais – proprietárias da marca Astana; a chegada da gigante chinesa dá novo fôlego com um contrato de pelo menos cinco temporadas e com um bom aporte econômico para isso, o que provavelmente deslocará o registro da equipe de um país a outro, porém, mantendo Vinokurov como figura principal no comando.

No pacote, além da equipe World Tour, também devem estar incluídas a equipe de desenvolvimento e a equipe feminina Astana Dewi Women.

As negociações para a chegada do novo patrocinador começaram a tomar forma em uma feira de negócios do setor, a China International Bicycle Exhibition (também conhecida como Shanghai Bicycle Show) em maio deste ano, e evoluíram até a assinatura do contrato.

XDS tem capacidade para produzir 10 milhões de quadros/ano

A marca pouco conhecida do público em geral, mas que produz para grandes marcas globais e que começou suas atividades em 1995 atendendo primeiramente com a marca XDS o mercado australiano e depois se firmando como uma das grandes produtoras mundiais de quadros de alumínio e fibra de carbono. Para o mercado brasileiro a XDS foi responsável pela produção e desenvolvimento da Caloi Elite Carbon Team FS usada pela equipe Caloi-Henrique Avancini Team na temporada 2023.

Detalhe da Caloi Elite Carbon Team FS e a marca XDS – foto: George Panara©MundoBici

Os planos de investimento no esporte não vem de hoje, a XDS em 2012 construiu um centro de treinamento localizado em Shenzhen, China, em uma área com mais de 120.000 m² onde além de uma bela paisagem natural, há um trilhas para mountain bike – incluindo um percurso padrão UCI, além disso  o local já recebeu etapas  copa do mundo de BMX super cross, corridas de Four-Cross (4X – Eliminator ), dirt jumping, downhill. Nesse parque que também há um museu com espaço dedicado a história e à cultura, tecnologia  e outras atividades. É também nesse local que está localizado o centro de testes da XDS.

Apesar de produzir seus quadros para algumas das grandes marcas globais, isso não lhe garantia o reconhecimento no cenário internacional, também faltava um envolvimento mais forte com o ciclismo de estrada; a marca chinesa, vinha fazendo sondagens há pelo menos dois anos, até chegar a esta parceria com o Astana Qazaqstan Team o que pode ser um trampolim para a expansão e construção da marca.

O que o os novos patrocinadores chineses ainda não declararam é de quanto será o aporte e se com este novo orçamento ela se encaixará entre as grandes equipes dos pelotão World Tour. Mas a marca tem musculatura e já se expandiu para outros territórios – no polo da bicicleta em Portugal com a In -Cycles e com uma fábrica no Camboja

Chinesa XDS será o principal patrocinador em 2025

“Desde 2022, começamos a buscar a oportunidade de nos envolvermos no WorldTour. Foi muita sorte conhecermos a equipe Astana Qazaqstan este ano no Show de Xangai (ndr: China International Bicycle Exhibition). Durante as discussões tivemos a certeza de que a Astana era a equipe que queríamos. Nas próximas  temporadas, a XDS será a principal apoiadora da equipe. Garantiremos que a equipe tenha orçamento suficiente e o melhor suporte técnico”, – disse Yancong Tan, CEO da XDS.

Alexandr Vinokurov, diretor da Astana que trocará as Wilier pelas bicicletas da WDS – foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency

A sobrevida de Alexandr Vinokurov na condução de uma equipe World Tour está garantia, mas a chegada da XDS trará  uma primeira grande mudança,  a saída da italiana Wilier Triestina e a chegada de uma nova marca no pelotão WT, a X-Lab – topo de linha  da marca chinesa e mais conhecida por componentes em carbono como suportes de caramanhola e guidões – e de seu departamento especifico para produtos em carbono –  XDS Carbon Tech.

“Temos buscado diligentemente um investidor capaz de levar a equipe a um novo patamar de desenvolvimento. Estamos satisfeitos que a gestão da XDS compartilhe plenamente dos nossos objetivos e visão futura para o projeto. Durante as negociações, discutimos muitos temas e nossas opiniões sobre o desenvolvimento da equipe coincidiram completamente. A XDS está pronta para investimentos de longo prazo, que, entre outras coisas, incluirão parceria técnica com uma nova marca de bicicletas. Entendemos que a equipe e todo o projeto como um todo enfrentarão algumas mudanças significativas, mas estamos prontos para isso. Estou muito feliz por fazer parte deste projeto e olhar para o futuro com grande entusiasmo”, – declarou Alexandr Vinokurov, Gerente Geral da Equipe Astana Qazaqstan.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.