O composto XC Race da Vittoria, uma formulação especial que usa grafeno e sílica e que até dias atrás só estava disponível para quem entrava nas trilhas para competir em provas de nível mundial, agora está disponível para todos os praticantes do cross country nos novos pneus Peyote e Mezcal que ficaram mais leves e também mais largos, com 2.4 polegadas
Com títulos no Campeonato Mundial de Mountain Bike XC nos formatos longo e curto, a Vittoria passa a oferecer ao público as tecnologias que os ciclistas que montam os pneus da fábrica usaram nas duas últimas temporadas: o composto XC Race que passa a ser fornecido nos pneus Peyote 29×2.4 e Mezcal 29×2.4.
Com os percursos modernos de XC cada vez mais rápidos e técnicos, as exigências de desempenho dos pneus aumentaram. E isso também levou os ciclistas a optarem por pneus cada vez mais largos para evitar furos e absorver os terrenos mais acidentados como o de alguns rock gardens encontrados em provas internacionais.
Produzir pneus que não sejam apenas mais resistentes, mas também mais rápidos, é uma tarefa difícil, mas que Vittoria conseguiu aplicar ao seu novo modelo Peyote como nas bandas de rodagem do já comprovado Mezcal.
PEYOTE – Como o cacto, vai bem em pisos desérticos
Um pneu para ser utilizado em terrenos duros e soltos por que busca alto desempenho no cross country. Os resultados de testes com telemetria , segundo a fábrica colocam o Peyote como o mais rápido na categoria e até 4% mais rápido do que o concorrente mais próximo da Marca A, enquanto os testes de campo mostraram agilidade incomparável e velocidade no mundo real sem compromisso.
“Ao projetar o Peyote, simplesmente ir rápido não era o objetivo. Em vez disso, consideramos o sucesso como a redução do tempo do ponto A ao ponto B, levando em consideração velocidade, aderência, controle, confiabilidade e fadiga do ciclista”, disse Ken Avery, vice-presidente sênior de desenvolvimento de produtos.
A nova e revolucionária banda de rodagem do Peyote está posicionada entre os modelos Terreno e Mezcal, proporcionando maior velocidade e aderência graças a uma faixa central de cravos alternados de perfil baixo, desenhados para aumentar a velocidade e a aderência. A familiar formação em V da banda de rodagem usada no Peyote permite que o pneu cave em terrenos soltos para encontrar tração enquanto despeja os detritos lateralmente. Os cravos ficam maiores nas laterais da banda de rodagem para oferecer melhor aderência nas curvas independentemente dos ângulos de inclinação, e uma melhor manobrabilidade e reatividade.
MEZCAL 2.4 – a nova tendência de pneus mais largos
Para complementar o novo Peyote, o comprovado Mezcal , sucesso provas de nível mundial ganha uma nova opção de tamanho 2.4 usando a nova formulação e tecnologia XC Race da Vittoria.
NOVO COMPOSTO XC RACE
Tanto o novo Peyote quanto o Mezcal XC Race são construídos usando a nova Formulação XC Race e foram testados por vários dos melhores ciclistas da elite do mountain bike mundial.
A Formulação XC Race utiliza grafeno e sílica, proporcionando maior aderência e flexibilidade em piso molhado, e combina uma carcaça tubeless ready (para uso sem câmara) de 60TPI para otimizar a deformação. Para o fabricante esta combinação mostrou redução de fadiga do ciclista ao mesmo tempo em que aumenta a confiabilidade no dia da corrida.
“A Vittoria está comprometida em expandir os limites da inovação,” disse Vanessa ten Hoff, Chefe de Inovação da Vittoria. “A nova Formulação XC Race é apenas mais um exemplo de como a Vittoria está pensando fora da caixa para beneficiar os verdadeiros pilotos com o melhor desempenho possível em cada cenário”.
A nova carcaça, o novo composto e a nova adição de tamanho do Mezcal mostram uma melhoria de 3% no desempenho de rolagem por si só, enquanto a nova banda de rodagem do Peyote mostra uma melhora de 6% no total quando combinada com essa nova carcaça e composto.
Quando aplicados a um cenário do mundo real, isso significa que um ciclista com sua bicicleta calçada com um pneu Peyote em um cenário típico de corrida XC ganhará ~0.75 km/h de velocidade média ao longo da corrida. Esses benefícios se somam a um aumento de 11% na aderência (especialmente em pisos molhados) e na durabilidade da nova carcaça sem afetar a confiabilidade.
Tanto o Peyote quanto o Mezcal XC Race 29×2.4 estão disponíveis em cores de costados em Marrom ou Preto.
Pesos:
• Peyote XC Race 29×2.4 – parede lateral Marrom: 730g
• Peyote XC Race 29×2.4 – parede lateral Preta: 740g
• Mezcal XC Race 29×2.4 – parede lateral Marrom: 730g
• Mezcal XC Race 29×2.4 – parede lateral Preta: 740g
Vittoria é o pneu oficial das equipes UCI
Caloi Henrique Avancini Racing
Wilier-Vittoria Factory Team XCO
Santa Cruz Rockshox Pro Team
KMC Ridley MTB Racing Team
CS Carabinieri – Cicli Olympia
Berria-Polimedical MTB Racing Team
Pump for Peace Racing Team XCO, XCC e XCM
Commencal ICStudio Downhill
Abetone Ancillotti Vittoria Factory Team
We Ride
Cube Mavic Collective