Os negócios da bicicleta vem atraindo cada vez mais os interesses de grupos de investidores e as tradicionais empresas de origem italiana são o alvo recente. A tradicional Wilier Triestina em busca de expansão e novos mercados acaba de ganhar um aporte de capital e um novo acionista minoritário, a Pamoja Capital ligada à familia de origem canadense McCall MacBain
Seguindo os passos do que aconteceu com a Pinarello em 2016, a Colnago no último mês de maio e mais recentemente a fabricante de pneus e rodas Vittoria, mais uma marca italiana, a Wilier Triestina, ganha uma injeção de capital para entrar com maior força na disputa por espaço nos disputadíssimos mercados internacionais.
A família Gastaldello, proprietária da Wilier Triestina estava em busca de acionistas que se alinhassem com o seus valores e o mais importante que não descaracterizassem o caráter familiar, e assim surgiu a opção pela Pamoja Capital – uma empresa da família canadense McCall MacBain e que tem a sede do seu grupo na Suíça.
A Pamoja Capital é uma empresa de investimentos que gerencia os fundos da família McCall MacBain e da McCall MacBain Foundation e atualmente supervisiona mais de US $ 1 bilhão em ativos. Os lucros gerados da parceria com a Wilier Triestina serão doados à McCall MacBain Foundation. A Fundação fornece apoio financeiro e de trabalho substancial para com bolsas de estudo em todo o mundo e também atuando no financiamento ações de combate às Mudanças Climáticas e questões ambientais. A McCall MacBain Foundation foi co-fundadora da European Climate Foundation.
A entrada como acionista da Wilier é a primeira operação da Pamoja Capital na Itália , segundo o comunicado à imprensa há por trás um objetivo maior: criar um centro internacional de ciclismo de alta qualidade e para isso já estuda aquisições futuras. O Made in Italy na indústria da bicicleta ainda tem um forte apelo, principalmente quando se trata de marcas familiares e tradicionais voltadas a mercados mais sofisticados.
Em 2019 a Wilier teve um faturamento de 45 milhões de euros com cerca de 25 mil bicicletas/quadros produzidas ao longo do ano e mesmo durante a crise da pandemia, quando a fábrica precisou fechar por cerca de um mês e meio, o faturamento do primeiro semestre de 2020 manteve-se igual ao de 2019. A marca italiana vem apostando muito nas e-bikes e para o futuro na mobilidade urbana como apontou, em uma recente entrevista para Il Sole 24 Ore, o CEO da empresa Andrea Gastaldello que destacou o atual momento, pós pandemia, como um renascimento da bicicleta onde ela poderá trazer um estilo de vida e uma mobilidade cotidiana diferente do que conhecíamos.
A marca italiana criada em Bassano del Grappa em 1906, região marcada por conflitos durante as Guerras Revolucionarias Frrancesas e do Impeério Austríaco e do movimento pelo Reunificação da Itália surgiu como Wilier – um acrônimo de W ( o duplo V de Viva) I (tália) Libera (Livre) Redenta (Reconquistada) e que ao final da Segunda Guerra, mais uma vez em um sentimento de identidade regional após a ocupação nazista, seu dono passou a adotar juntamente o adjetivo Triestina – com isso passou a ser mundialmente conhecida por Wilier Triestina quando formou uma forte equipe profissional tendo como destaque a Fiorenzo Magni .
Apesar do sucesso nas competições, a marca de bicicletas não resistiu ao forte impulso que a indústria automobilística teve na Itália no período da reconstrução pós-guerra e em 1952 encerrou suas atividades. Porém, em 1969, os irmãos Gastaldello, da vizinha cidade de Rossano Veneto adquiriam a marca e daí em diante trabalharam em sua reconstrução, levando a Wilier Triestina ao patamar de ícone com os quadros pintados com a tradicional cor de cobre e fornecendo bicicletas para campeões como Marco Pantani, Alessandro Ballan e Michele Scarponi; atualmente a Wilier Triestina é fornecedora das bicicletas utilizadas pela equipe Astana.
Além do patrocinio da Astana no pelotão World Tour, a Wilier patrocina a Total Direct Énergie no pelotão UCI Pro Team e a Wilier 7C Force Squadra Corse voltada para as provas de mountain bike por etapas e maratonas, no triathlon seus estandartes são o alemão Andreas Dreitz que no ano passado no The Campionship de Samorin na Eslovaquia cobriu os 90km da etapa de ciclismo em 1h54m06 e a neozelandesa Amelia Rose Watkinson.
A marca italiana vem ganhando destaque no mercado internacional sendo premiada pelo design e inovação com o Eurobike Award 2017 e 2019,e Design & Innovation 2019 além de uma menção para o German Design Award 2020 com essas credenciais e capital novo da Pamoja a marca buscará se fortalecer no mercado internacional.
John McCall MacBain, fundador da Pamoja Capital e presidente das fundações McCall MacBain disse: “Como empresa familiar, acreditamos ter um entendimento completo dos desafios e oportunidades das empresas familiares. Como acionistas de longo prazo, espera trabalhar com a empresa e incentivar sua expansão nas próximas décadas, sem a necessidade de venda ou outro capital externo no futuro, para que Wilier Triestina possa crescer internacionalmente, permanecendo como uma empresa familiar com todos os benefícios e atendimento aos clientes da empresa e funcionários “. E completou: “Estamos felizes em poder apoiar o crescimento da empresa nos próximos anos, tanto organicamente quanto por meio de aquisições estratégicas. Esperamos doar todos os benefícios financeiros de nossa parte acionária da Wilier Triestina para a McCall Fundação MacBain “.
Sobre a chegada dos novos sócios Andrea Gastaldello, CEO da Wilier Triestina SpA, declarou : “Esta solução permite que nossa família mantenha firmemente o controle estratégico e operacional da empresa, além de reforçar nossos valores e cultura fundamentais, associando-se à McCall MacBain Foundation e seu trabalho em bolsas de estudos e no combate à mudanças climáticas” e aponta para um fortalecimento da Wilier como marca global “Nossos produtos são apreciados em todo o mundo e agora chegou a hora de promover nosso crescimento em todos os principais mercados internacionais, com o apoio da Pamoja Capital. Com esse capital, 2020 será o início de uma grande iniciativa de crescimento para a empresa. ”