Neste ano a Volta de Guarulhos tem a marca da juventude. Novos talentos do ciclismo brasileiro vem mostrando sua força. Na terceira etapa Gabriel da Silva, de 21 anos, soube se posicionar bem nas fugas, teve o auxílio dos companheiros da Funvic e atacou com muita vitalidade na rampa de paralelepípedos que leva ao Centro Histórico de Atibaia vencendo a etapa. Alessandro Guimarães , de 23 anos foi o segundo colocado e com isso reconquistou a camisa de líder, a camisa de melhor montanheiro está com outro garoto, Luiz Basso de apenas 19 anos
O percurso da terceira etapa da Volta de Guarulhos testou o pelotão, após percorridos 30 km a caravana deixou as estradas largas para circular por estradinhas vicinais insidiosas, com muito sobe e desce, curvas fechadas, travessia pelo centro de Santa Isabel. Nesse trecho ocorreram algumas quedas que provocara o abandono de três ciclistas. No pelotão muito trabalho com ataques fugas . O primeiro prêmio de montanha, de 3ª categoria, disputado com cerca de 60 km de prova teve como vencedor o jovem Luiz Guilherme Morosini Basso vestindo a camisa de bolinhas , seguido por Alessandro Guimarães, o Indinho, e por um combativo Flavio Cardoso que vinha escoltando o líder da classificação de montanha. O segundo premio de montanha (2ª categoria) foi vencido pelo ciclista da equipe do Rio de Janeiro, Felipe Marques e com esse resultado passou a ocupar a segunda posição na classificação de montanha; os sub23 Victor Rangheti/Memorial-Santos e André Gohr /Funvic vieram logo atrás.
Nos quilômetros disputados na Rodovia Dom Pedro I (SP-65) a guerra das equipes se intensificou, Indaiatuba querendo defender a camisa de líder e de melhor sub23 de Rafael Pattero, São Francisco Saúde e Funvic querendo atacar, e os ciclistas do Rio de Janeiro trabalhando para que Alessandro Guimarães reconquistasse a liderança. O ritmo do pelotão ficou intenso, porém após uma sequência de fugas, um seleto grupo conseguiu se destacar para encarar a dura rampa de paralelepípedos , digna de uma clássica europeia , que conduz à chegada no centro histórico de Atibaia, aonde Gabriel da Silva cruzou a meta na primeira posição.
Gabriel da Silva, de 21 anos é catarinense de Chapecó, liderou até poucos dias o campeonato basco de ciclismo, estagiando na equipe do Grupo Eulen, explicando seu momento desportivo para Mundo Bici, comentou: “Estou vindo de um estágio na Espanha, lá eu corria todo final de semana, são provas muito duras como essa e isso me ajudou muito para chegar bem preparado para essa volta e conseguir a vitória da etapa”.
O jovem ciclista que já na etapa anterior mostrou-se combativo ao atacar na subida da Imigrantes, utilizou o mesmo recurso para construir sua vitória e atacou para tentar uma fuga solitária e também sempre procurou se encaixar nas fugas, Gabriel contou desta maneira sua vitória: “A equipe toda trabalhou para isso, e faltando uns 5 km saiu uma fuga aonde estava o meu companheiro de equipe (Magno do Prado) que me ajudou muito e aí consegui chegar ao final e arrematar. Essa chegada impressiona, vi as placas faltando 3 km, daqui a pouco faltava 1 km deu um pouco de medo, mas consegui sair com a vitória hoje” ao ser perguntado se no meio da subida que levava para a chegada acreditava que a vitória seria dele declarou: “o segundo colocado estava muito próximo, aí abaixei a cabeça e fiz força para chegar”.
Alessandro Guimarães, o Indinho, nos relatou assim a sua jornada para a reconquista da camisa de líder : “A etapa foi muito tensa, Indaiatuba começou controlando mas logo começaram os ataques e aí a corrida ficou aberta. Todas as equipes trabalharam na ponta do pelotão. Cada momento saia uma fuga. Sempre havia alguém puxando o pelotão para neutralizar as fugas. No momento crítico no meio da competição saiu uma fuga muito grande, daí Ribeirão armou para o o ataque e assim que eles controlaram saiu outra fuga e aí com nossos companheiros de equipe (Rio de Janeiro Cycling Team ) armamos para pegar essa fuga que tinha Ribeirão Preto e Funvic, dai essa fuga , faltando 30 k, se transformou em uma fuga de 3 ciclistas e aí minha equipe trabalhou muito para pegar, faltando 10 km pegamos a fuga e aí saltou mais um ataque aonde eu estava, e essa foi a fuga que chegou. Foi uma chegada muito dura, muito técnica, a Funvic entrou puxando e aí começou o sprint desde lá de baixo e cada um veio por conta, não tem como pegar vácuo nem nada. E aconteceu naturalmente, e cada um veio por si”.
Se Alessandro tinha muito a comemorar pela reconquista da camisa amarela de líder, quem pagou um alto preço na etapa foi Rafael Pattero que chegou na 11º posição a 1m26s do vencedor e também acabou perdendo a camisa de melhor jovem Sub23 para Gabriel Machado da Silva , seu sonho da liderança se desfez e agora com a chegada da etapa rainha que será disputada na sexta-feira (13/07) não há mais ilusão, ele se ocupa a 3ª posição na classificação sub23, proém quem avançou foi seu companheiro de equipe Folfgang Hipólito, 6º colocado na classificação geral e agora vice-lider da sub23 a 10 segundos de Gabriel da Silva.
A 4ª etapa que será disputada entre Guarulhos>Nazaré Paulista>Mairiporã com chegada no Pico do Olho d’Água e seus 1.150 metros de altitude e desnível médio de 20% e com trechos batendos os 26% poderá definir que poderá ser o campeão da volta. Na classificação geral, Alessandro Guimarães tem uma vantagem de 14 segundos sobre Alan Maniezzo/São Francisco Saúde e de 20 segundos sobre Gabriel da Silva. A sexta-feira 13 poderá ser o azar de alguns, ou recompensar as qualidades de outros.
VOLTA DE GUARULHOS
3ª Etapa – Guarulhos>Santa Isabel>Atibaia – 133 km
1- Gabriel da Silva/Funvic-São José dos Campos – 3h10m05s – 41,98 Km/h
2- Alessandro Guimarães/Rio de Janeiro Cycling Team +10s
3- Alan Maniezzo/São Francisco Saúde-Klabin-Ribeirão Preto +12s
4- Maurício Knapp/ São Francisco Saúde-Klabin-Ribeirão Preto +19s
5- Antônio da Mata/Equipe de Ciclismo Taubaté +28s
Camisa Amarela – classificação individual geral – Alessandro Guimarães/Rio de Janeiro Cycling Team – 10h14m38s
Camisa verde – classificação por pontos – Francisco Chamorro/ Funvic-São José dos Campos
Camisa branca de bolinhas vermelhas – classificação de montanha – Luiz Guilherme Basso/Funvic -São José dos Campos
Camisa Branca – classificação melhor jovem Sub23– Gabriel da Silva/ Funvic-São José dos Campos