Chegada emocionante da 3ª etapa da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros à cidade de Fafe, Davide Vigano mostra toda sua força no sprint.
Em dia de muito calor e como é de costume nesta volta, uma jornada de muitas fugas e ataques, na Volta a Portugal não há moleza ou espaço para muitos acordos, é guerra contínua . A primeira ação aconteceu depois de 20km no primeiro prêmio de Montanha, aonde o atual líder Bruno Silva/LA AlumíniosAntarte atacou para ganhar mais alguns pontos para manter a camisola azul. Passada a montanha mais ação com sete ciclistas que resistiram por uns 30 kms. Um novo ataque, e mais cinco ciclistas saltam em busca da boa fuga, deste grupo, apenas dois resistiram até a primeira passagem pela praça 25 de Abril aonde depois seria disputada a chegada: Alberto Gallego/Rádio Popular-Boavista e Domingos Gonçalves/Efapel .
O espanhol da equipe Boa Vista fez mais um ataque tentando se isolar de Gonçalves porém o ritmo aumentou muito e o pelotão se reagrupou. O pelotão entrou agrupado no trecho de paralelepípedos aonde o italiano Davide Vigano/Team Idea 2010 ASD se impôs diante de um camisola amarela que resolveu sair para bater guidões e ganhar alguns segundos na classificação geral. ” Acelerei para ganhar mais segundos. Nunca se sabe se não me vão fazer falta” disse o líder Gustavo Veloso/W52- Quinta da Lixa que nessa disputa somou mais 6 segundos ao seu tempo final.
Gustavo Veloso tem 9 segundos de vantagem sobre o companheiro de equipe, Delio Fernández. José Gonçalves/Caja Rural-Seguros RGA, é melhor português em 3º a 12 segundos. Com a vitória em Fafe, Davide Vigano assume a liderança da classificação por pontos , vestindo a Camisola Vermelha Banco BIC. A camisola branca RTP, para o melhor jovem, mantém-se na posse de outro italiano, Luca Capelli/Team Idea 2010 ASD)
A etapa serviu como transição de regiões, os ciclistas saíram de Trás os Montes para a região do Minho e suas terras altas aonde será disputada também a 4ª Etapa de 159,4 Km entre Alvarenga e Mondim de Basto (Sra. Da Graça) com o pelotão passando também pela Região Demarcada do Douro aonde são produzidos grandes vinhos para finalizar com a chegada à mítica subida da Sra. Da Graça aonde o brasileiro Cássio de Paiva Freitas venceu em 1992.
Promessas de uma etapa dura não faltam, a começar pelo traçado da etapa com 4 prêmios de montanha (2 de 3ª categoria e 2 de 1ª) e o calor que deve superar os 30ºC .