O centro histórico da cidade de Viseu, ou como também é conhecida a “Cidade Coração de Portugal” sediou mais uma vez a abertura da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros, com um percurso de 6 quilômetros e um traçado um tanto complicado com alguns trechos de paralelepípedos, piso empedrado e para completar 12 rotatórias.
O belga Gaetan Bille/ Verandas Willems Cycling Team foi o vencedor com 7m22s e com isso vestiu a “camisola amarela” de líder, porém conhecedor de suas qualidades preferiu não criar expectativas sobre o seu desempenho nas próximas etapas ao declarar: “Claro que estou feliz, mas agora é necessário ver etapa a etapa, sei que é complicado conservar a liderança. Se não conseguir acompanhar os escaladores, pelo menos quero voltar mostrar serviço no contrarrelógio no penúltimo dia de competição.”
O segundo lugar ficou para o campeão da edição do ano passado, o espanhol Gustavo Veloso /W52-Quinta da Lixa que ficou a 2segundos., na terceira posição mais um belga, Dimitri Claeys, companheiro de equipe de Gaetan Billie a 9 segundos. O melhor português foi José Gonçalves /Caja Rural – Seguros RGA com o 5º tempo a 16 segundos do vencedor. O italiano Luca Capelli /Team Idea 2010 ASD assumiu a Camisola Branca RTP, por ser o melhor jovem da 77ª edição da volta portuguesa.
A primeira etapa com 196,8 Km é a mais longa da Volta e será disputada entre entre Pinhel e Bragança e marca o retorno da competição ao nordeste transmontano e à Serra de Bornes com seu GP de montanha de 2ª categoria a 785 metros de altura.