VanMoof, uma startup holandesa de bicicletas elétricas, teve em meio à pandemia da Covid-19 a sua grande oportunidade: com a maior procura por bicicletas na Europa e em outros países, a empresa atraiu investidores que colocaram 12,5 milhões de euros, fechou novas parcerias e vai triplicar a sua produção dos modelos VanMoof S3 e X3
Em meio à pandemia e quando pouco a pouco as cidades europeias começam a se reabrir para seus cidadãos e com os governos procurando impulsionar suas economias e levar seus cidadãos às suas atividades, a bicicleta retomou o seu lugar de destaque como meio de transporte – e muitos países da Europa darão incentivos para que seus cidadãos reparem ou comprem novas bicicletas.
É nesse movimento de ter maior distanciamento entre as pessoas, evitando os transportes públicos que muitos consumidores estão se voltando para as e-bikes, as vantagens para muitos está na possibilidade de fazer os deslocamentos mais longos sem tanto esforço e chegando ao local de trabalho “sem sofrer e sem derramar tanto suor”.
Essa procura pelas bicicletas a pedalada assistida refletiu em uma startup holandesa, criada em 2009 pelos irmãos Taco e Ties Carlier, formados em design indústrial e sem nenhum envolvimento ou conhecimento do mercado de bicicletas para fabricar e-bikes com design diferenciado e elegante, alta tecnologia que conseguiu um bom público ao levar a proposta a cultura do pedal de Amsterdã para lojas de marcas tradicionais em Nova York, São Francisco, Seatle, Londres, Berlim, Paris, Taipei e Tóquio.
Os sinais positivos para a VanMoof, começaram no mês de abril quando uma ferramenta do sistema de informática da empresa utilizado para medir o desempenho começou a registrar uma grande movimentação, um pico que apontava para pesquisas na internet, acesso às mídias sociais da empresa, inscrições para a newsletter, solicitações por material de divulgação feitas pela imprensa, cliques em publicidade pré-encomendas.
“Não sabíamos o que estávamos vendo, a princípio pensamos que o painel estivesse quebrado. Mas os dados estavam corretos”, declarou Taco Carlier, diretor-presidente da empresa que viu os pedidos aumentarem semana a semana e consumidores de países como Canadá, Israel e Austrália procurando suas bicicletas comercializadas em seu site por pouco menos de 2 mil euros (aproximadamente R$ 12 mil sem impostos ou taxas para colocação no mercado brasileiro) – apesar de parecer elevado, é um valor muito competitivo para um produto premium e uma e-bike que pode ter concorrentes muito parecidas custando até 4 vezes mais.
Em meio a esse boom – a empresa levantou 12,5 milhões de euros (R$ 74 milhões), atraindo como investidores a London VC Balderton Capital, uma empresa de capital de riscos, e a SINBON Electronics , fabricante de componentes eletrônicos sediada em Taiwan e que já era pareceria no fornecimento de componentes para as bicicletas. Com esse aporte a empresa poderá aumentar sua produção para 10.000 unidades/mês, multiplicando em mais do que três o seu volume. Para o mercado a VanMoof vinha dando muitos sinais positivos quadruplicando sua receita de 10 milhões de euros em 2018 para cerca de 40 milhões de euros no ano passado, e neste ano até o momento a empresa já estava com um volume de vendas 20% acima da meta o objetivo é chegar a uma receita anual de 100 milhões de euros. Para os donos da empresa estimativa de crescimento para uma década, poderá se concretizar ao longo dos cinco meses da crise da pandemia.
No comunicado que oficializou a chegada dos novos investidores Taco Carlier, co-fundador da VanMoof, declarou: “É um momento único para construir uma parceria tão significativa. Não apenas apreciamos esse voto de confiança de um investidor com profunda experiência no setor, mas também é um grande sinal de que os investimentos estão se tornando mais ecológicos, afastando-se dos combustíveis fósseis e buscando a mobilidade eletrônica”.
Colin Hanna, diretor da Balderton, disse: “A VanMoof produz um produto líder de categoria em um mercado em rápido crescimento que está mudando o mundo para melhor. Acreditamos que a qualidade, a comunidade e a experiência do VanMoof os tornarão um nome familiar de Tóquio a Berlim. /taco e Ties criaram uma empresa muito especial que se baseia em uma rica tradição holandesa da bicicleta e a leva para o futuro”.
Os novos modelos da VanMoof – S3 e X3 foram lançados em meio à pandemia da Covid-19 no final do mês de abril por meio de uma live com a participação, em uma sessão de perguntas e respostas, dos fundadores Ties e Taco Carlier que atraiu 6 mil espectadores de 110 países. Quando as pré vendas foram abertas em 6 de abril mais de 3 mil unidades haviam sido comercializadas, ao final do mês esse número havia superado as 6 mil bicicletas.
Mas qual o segredo para o sucesso de uma marca que vem ganhando fãs e alguns prêmios no mundo como o Red Dot Design Award, Wallpaper Design Award, Fast Company Award? Além do desenho, da tecnologia, o preço poderá ser o grande diferencial para a escolha
Os modelos S3 e o X3 estão sendo vendidos por US $ 1.998, uma redução de 60% em relação aos modelos antecessores sem perder qualidade, pelo contrário incluído novas tecnologias. Segundo o fabricante, a redução no preço está ligada ao sistema de distribuição, ao controle dos processos de produção e à forte parceria com a SINBON Electronics que domina boa parte do processo de desenvolvimento eletrônico e um modelo de vendas diretas ao consumidor
Com um quadro minimalista a S3 e a X3– que para muitos lembram a algo produzido na escola de arte minimalista de Bauhaus – construído em alumínio e mas bem funcional para o que se destina, é uma evolução de outros modelos produzidos pela VanMoof. Entre as melhorias está a utilização de um motor mais potente – Turbo Boost – 250-500W na roda dianteira; autonomia de até 150 km no modo econômico; E-shifter câmbio eletrônico automático de 4 marchas inteligentes e personalizáveis que garantem uma melhor experiência no pedal; bateria de células LG 504 Wh com carga total em 4 horas e 50% em 80 minutos; freios hidráulicos integrados, projetados para o uso urbano, sistema anti furto Kick Lock sem chave travando a bicicleta com o toque de um dedo do pé, imobilizando a roda traseira e ativando a defesa contra roubo com o ciclista em cima da bicicleta; conectividade total via Bluetooth com um aplicativo atualizado que permite a personalização até da campainha (item indispensável em muitas ciclovias), reconhecimento do dono, rastreamento de localização e bloqueio remoto. A marca ainda disponibiliza alguns opcionais como bagageiros dianteiro, com capacidade de 10kgs e o traseiro para até 15 kgs, bolsas
E para quem estiver por Amsterdã, Londres, Berlim, San Francisco ou Nova York é possível agendar um teste com hora marcada nas lojas VanMoof que garante seguir um protocolo muito rigoroso para garantir a segurança e a saúde de sua equipe e dos ciclistas.