A Rad Power Bikes, marca norte-americana que trabalha com vendas e atendimento direto ao consumidor, acaba de receber 150 milhões de dólares em investimentos com o objetivo de expandir suas operações. É o momento das bicicletas e se estas forem a pedalada assistida pode ter certeza que mundo afora, o mercado de capitais está ávido por bons negócios
Criada em 2015 e direcionada exclusivamente ao mercado de bicicletas elétricas, a Rad Power Bikes é considerada a maior fabricante de e-bikes dos Estados Unidos, com 11 modelos diferentes em seu catálogo e com um canal de vendas direto ao consumidor, e aí está um dos diferenciais que tem atraído investidores, um bom exemplo foi a venda da Canyon por 800 milhões de dólares no final de 2020.
Nos últimos dois anos os grupos de investimento capital privado se voltaram para o mercado de bicicletas e isso se acentuou com a pandemia antecipando projeções futuras de mobilidade urbana e com um movimento que os fez deixar de lado ações nos sistemas de compartilhamento para investimentos diretos em marcas e fabricantes.
De acordo com um porta-voz do banco de investimentos Morgan Stanley os mercados estão de olho nas grandes marcas de e-bikes, em particular aquelas com canais diretos ao consumidor, as Rad Power Bikes são, de acordo com um porta-voz do Morgan Stanley, uma aposta nas bicicletas elétricas “desempenhando um papel importante no futuro da mobilidade, estendendo-se muito além do mercado tradicional de bicicletas”.
Nesse movimento a Rad Power Bikes atraiu 150 milhões de dólares em investimentos procedentes de grupos de investimentos do Banco Morgan Stanley, com seu fundo Counterpoint Global, da Fidelity Management and Research Company e seu The Rise Fund, a plataforma global de investimento de impacto administrada pela TPG; e fundos e contas assessorados por T. Rowe Price Associates, e outros investidores que já estavam com a marca de bicicletas como Durable Capital Partners LP e Vulcan Capital.
“Nossa parceria com a Rad Power Bikes é empolgante, pois esta empresa inovadora está mudando rapidamente a forma como o mundo se move. Mike Radenbaugh e sua equipe já provaram a economia de soluções de mobilidade convenientes e com eficiência energética”, declarou Sam Chainani, diretor administrativo da Morgan Stanley Counterpoint Global
A empresa criada em 2007 na Costa Oeste dos Estados Unidos por Mike Radenbaugh para a personalização de e-bikes, ganhou fôlego 8 anos depois e se consolidou como fabricante com a política de venda direta ao consumidor e com uma ampla linha de bicicletas e acessórios, financiamento, serviço de manutenção em centros de serviço próprios ou em parcerias com lojas.
A Rad Power também se estabeleceu na Europa, abrindo uma filial na Holanda e não para de crescer. A empresa fechou 2020 com 325 funcionários e tem planos para dobrar sua força de trabalho até o fina deste ano, com contrações na América do Norte, Europa e Ásia.
A chegada desses investimentos possibilitarão que a empresa expanda a sua rede de varejo e serviços para cobrir 75% dos clientes dos Estados Unidos até o final de 2021.
Nesse movimento um dos objetivos também é aperfeiçoar o serviço de pós-venda que atualmente conta com uma rede de lojas físicas e móveis, além das equipes de suporte pré e pós-compra dedicadas, ferramentas de autoatendimento online, Rad Retail Showrooms, o serviço de atendimento a domicilio Rad Mobile Service Vans e sua rede de bicicletarias parceiras.
“Estamos entusiasmados por trabalhar com este grupo de investidores de prestígio que são conhecidos por seus investimentos bem-sucedidos e de longo prazo e compartilham nossa visão para o futuro da mobilidade”, disse Mike Radenbaugh, fundador e CEO da Rad Power Bikes. “A demanda por nossos produtos ultrapassou nossas projeções mais extravagantes a cada ano e esta parceria está nos ajudando a acelerar a inovação interna enquanto criamos mais daquilo que nossos clientes nos dizem que amam. Mal posso esperar para que todos vejam o que entregaremos em 2021 e além”.
Radenbaugh foi além e deu a entender que os investimentos levarão a expansão da Rad Power Bikes além do mundo das duas rodas, ao declarar: “Estamos focados em algo muito maior do que uma marca de e-bike e foi isso que esses investidores viram quando começaram a se aprofundar no Rad”.
A empresa tem uma comunidade formada por mais de 200 mil ciclistas e uma rede de distribuição espalhada em mais de 30 países e esse é um ativo de destaque.
“A Rad Power Bikes construiu uma operação com todas as características de uma empresa que pode ser muito maior com o tempo”, declarou Henry Ellenbogen, Durable Capital Partners, LP. “Seu compromisso com a inovação e o fornecimento de excelente serviço ao cliente resultou em uma alta taxa de referência. Reconhecemos a oportunidade que a empresa tem e estamos entusiasmados com as perspectivas da empresa”.