A etapa de Leogang da Copa do Mundo de Mountain Bike em circuito curto – XCC – pelo segundo ano consecutivo teve a vitória da francesa Leona Lecomte e do suíço Mathias Flückiger. Os dois mostraram todo seu domínio do complicado traçado para deixar mais uma vez sua marca. Avancini atacou desde o início, liderou 5 voltas e terminou na 4ª posição
A disputa da prova feminina de short track – circuito curto – que abriu o programa da Copa do Mundo, em Leogang, começou com duas baixas importantes: Evie Richards que resolveu parar para tratar das fortes dores nas costas que vem sofrendo desde o início do ano e de Pauline Ferrand-Prévot que também optou por se afastar das competições até o mês de julho, priorizando a sua recuperação e fazendo ajustes em sua preparação.
O circuito de pouco mais de 1 km tinha as marcas das chuvas que caíram dias antes da prova, com alguns pontos com lama, principalmente em curvas mais complicadas e com o trecho na grana ainda úmido dificultando as pedaladas.
A prova começou com a líder da Copa do Mundo, a australiana Rebecca McConnell atacando desde a largada, levando colada em sua roda a Jenny Rissveds, e um pouco mais atrás Haley Batten, Alessandra Keller, Loana Lecomte.
Loana Lecomte venceu mesmo com um pneu furado
O duro traçado de Leogang e o ritmo das ponteiras quebrou o pelotão desde o início, com a disputa pela ponta limitando-se a esse grupo de 5 ciclistas . McConnnell resistiu na ponta até a terceira volta, na volta seguinte Lecomte assumiu a ponta e pouco a pouco foi aumentando o ritmo, levando sua vantagem para Rebecca e Alessandra para os 14 segundos, na volta seguinte a diferença era de 21 segundos.
Jenny Rissveds não resistiu ao ritmo e despencou da segunda posição para o 8º lugar, enquanto a neerlandesa Anne Terpstra crescia nas voltas finais. Loana Lecomte abriu a última volta com uma vantagem de 21 segundos, porém um furo no pneu traseiro complicou seu desempenho, mesmo assim ela garantiu a vitória cruzando à frente de Anne Tepstra e da dinamarquesa Caroline Bohé que durante praticamente se manteve atrás das ponteiras e atacou na última volta superando a suíça Keller e a australiana Rebecca.
Após 4 etapas, Bec McConnell se mantém na liderança do torneio, com 540 pontos, com uma vantagem de 200 pontos sobre a suíça Alessandra Keller e 210 pontos sobre a francesa Lecomte que só disputou 3 das 4 etapas.
Na prova masculina, Avancini voltou ao seu estilo de atacar desde a largada buscando a ponta do grupo. Um pouco mais atrás logo nas primeiras pedaladas, o suíço Filippo Colombo que ocupava a 6ª posição na classificação geral da Copa caiu e foi obrigado a abandonar, sendo a primeira baixa do dia.
Avancini largou atacando e fez a volta mais rápida
Avancini tomou o comando do grupo e impôs seu ritmo, esticando o grupo registrando logo de cara a volta mais rápida no circuito, cobrindo o percurso em 2m31s. Na 3ª volta um pequeno susto, o barro acumulado antes do acesso à ponte de madeira que cruza o circuito, obrigou o brasileiro a descer da bicicleta, apesar disso retomou as pedaladas e manteve-se à frente.
Avancini manteve-se à frente do grupo até a 5ª das 8 voltas no circuito, quando ele resolveu forçar o ritmo quebrando a longa fila que o seguia, o primeiro a acusar o esforço foi o dinamarquês Sebastian Fini que contribuiu para romper o grupo, e por muito pouco não cortou o romeno Vlad Dascalu.
Dascalu conseguiu reconectar com o grupo de ponteiros onde estavam Avancini, os suíços Flückiger e Albin. O ataque do brasileiro deixou a corrida mais nervosa, e Flückiger aproveitou para contra-atacar, com seu compatriota, Albin seguindo o ritmo em sua roda.
Na volta seguinte, Flückiger que no final de semana anterior conquistou o campeonato suíço e no ano passado conquistou a vitória no XCC nessa pista, aumentou o ritmo das suas pedaladas, em uma ação que definiria a corrida, com Albin e Avancini.
Flückiger vence mais uma vez em Leogang
Com Flückiger rodando à frente, com uma pequena vantagem, a disputa pelo pódio estava entre Avancini, Albin e Dascalu que conseguiu se conectar com a dupla. O romeno atacou na subida, assumindo a segunda posição e conseguiu abrir uma boa vantagem sobre Albin e Avancini que duelavam pelo 3º lugar, nos metros finais, o suíço levou a melhor sobre o brasileiro conquistando seu melhor resultado em uma prova de short track da Copa do Mundo.
Na classificação geral, apesar do 30ª lugar em Leogang, o alemão Luca Schwarzbauer ainda é líder, com 541 pontos, são 3 pontos de vantagem sobre Flückiger , o 2º com 538 e Avancini em 3º com 535. O sul-africano Haterly é 4º com 512 e Nino Schurter em 5º com 490 pontos.
MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MTB XCC Elite – Cross Country circuito curto
4ª Etapa – Leogang – Áustria – 10/6/2022
Elite Feminina – 40 melhores ciclistas do ranking / 17 países – Percurso: 1.06 km x 7 = total 7.42 km
1- Loana Lecomte – Canyon CLLCTV – França – 21m21s – vel. média 20.841 km/h
2- Anne Terpstra – Ghost Factory Racing – Países Baixos +9s
3- Caroline Bohé – Ghost Factory Racing – Dinamarca +19s
4- Alessandra Keller – Thömus Maxon – Suíça +27s
5- Rebecca McConnell – Primaflor Mondraker Genuins – Austrália +34s
Elite Masculina – 40 melhores ciclistas do ranking / 16 países – Percurso: 1.06 km x 8 = total 8.48 km
1- Mathias Flückiger – Thömus Maxon – Suíça – 21m46s – vel. média 23.374 km/h
2- Vlad Dascalu – Trek Factory Racing XC – Romênia +11s
3- Vital Albin – Thömus Maxon – Suíça +21s
4- Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing – Brasil +24s
5- Jens Schuermans – Scott Creuse Oxygene Gueret – Bélgica +25s