Petrópolis marca a abertura da Copa do Mundo de MTB nas modalidades em circuito curto – XCC e no cross country – XCO ; a prova atraiu uma calorosa torcida que vibrou muito com as disputas desta sexta-feira no circuito curto de 1,5 km no São José Bike Clube onde Pauline Ferrand-Prévot e Alan Hatherly começam com vitória, Avancini é 4º
Na prova feminina, a exemplo do que se viu ao longo da temporada passada, a francesa Loana Lecomte começou a disputa procurando atacar o pelotão e buscando a dianteira, porém o traçado dava espaço para que fosse acompanhada de perto por Rebecca McConnell, Pauline Ferrand-Prevot, Evie Richards, Laura Stigger, Linda Indergand – um grupo seleto que não cedia espaço e que trocou de liderança.
A tensão aumentou após a terceira volta, quando a francesa Pauline Ferrand-Prévot e sua compatriota Lecomte tentaram forçar o ritmo, porém foi a austrialiana McConnel que pôs fogo na disputa ao atacar e abrir uma pequena vantagem.
Na última volta McConnel passa à frente, levando em sua roda a Evie Richards, Lecomte e a Pauline. Do jeito que vinham posicionadas no circuito esperava-se um final em sprint, porém no último trecho de subida Ferran-Prévot que fez sua preparação disputando na África do Sul a Cape Epic, resolveu atacar e tomar a dianteira antecipando e neutralizando com esse movimento qualquer possibilidade de ser surpreendida no sprinte fazendo a volta mais rápida do dia.
Vitória da francesa, com Laura Stigger que durante toda a prova esteve entre a 5ª e 6ª posição, indo para o sprint pela disputa do 2º lugar e superando a australiana Evie Richards .
O Brasil foi representado na disputa do XCC por Isabella Lacerda, Letícia Candido e Hercília Najara que chegaram no fundo do grupo.
Correndo em casa e diante de sua fanática torcida, Henrique Avancini largou como de costume: indo ao ataque desde as primeiras pedaladas tomando a dianteira do grupo. Um dos candidatos a disputar as primeiras posições, o romeno Vlad Dascalu ficou na largada, quando colocou os pés nos pedais e forçou para arrancar sua corrente estourou o que tirou qualquer chance de seguir numa prova extremamente rápida.
O traçado desenhado pro Avancini, agradou a todos os competidores e mostrou-se extremamente veloz e fluído e com muito espaço para arriscar nas ultrapassagens, e isso ficou claro ao longo das 7 voltas onde o grupo praticamente se manteve compacto e com uma disputa intensa pela ponta e por permanecer bem posicionado para estar pronto para o ataque no momento certo.
Avancini que vinha rodando à frente, disputando a ponta, forçou o ritmo na 4ª volta e sofreu um contra-ataque de Flueckieger que assumiu a ponta e dava sinais de que tentava se destacar do grupo, porém a ação foi neutralizada com os favoritos se reagrupando.
O suíço Nino Schurter dava sinais de que queria deixar sua marca na festa brasileira e por mais de uma vez atacou buscando a ponta e com isso esticou o pelotão de favoritos o que contribuiu para deixar a prova confusa com Avancini encaixotado entre os suíços Litscher e Flückiger e o francês Marotte.
Em meio à essa confusão armada na última volta Litscher e Marotte duelam pela ponta, mas são surpreendidos pelo sul-africano Alan Hatherly, companheiro de equipe de Avancini, que veio de trás, superou o grupo num sprint de grande fôlego onde arrancou a primeira posição deixando pra trás a Litscher, Marotte e Avancini que se recuperou superando os suíços Schurter e a Flückiger.
COPA DO MUNDO XCC – São José Bike Clube – Petrópolis
Elite Feminina – largada 50m+6x circuito 1.5km – total 9.05 km
1- Pauline Ferrand-Prévot – BMC MTB Racing – França – 19m55s – vel. média 27.242 km/h
2- Laura Stigger – Specialized Factory Racing – Áustria +1s
3- Evie Richards – Trek Factory Racing XC – Grã Bretanha +1s
4- Rebecca McConnel – Primaflor Mondraker Genuins – Austrália +7s
5- Loana Lecomte – Canyon CLLCTV – França +11s
33 – Isabella Lacerda – Brasil +2m08
37- Letícia Candido – Brasil +2m47s
39- Hercilia Najara – Brasil +3m34s
Elite Masculina – largada 50m+7x circuito 1.5km – total 10.55 km
1- Alan Hatherly – Cannondale Factory Racing – África do Sul -19m55s – vel. média 31.776 km/h
2- Thomas Litscher – Kross Orlen Cycling Team – Suíça +1s
3- Maxime Marotte – Santa Cruz FSA MTB Pro Team – França +2s
4- Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing – Brasil +2s
5- Nino Schurter – Scott-Sram MTB Racing Team – Suíça +5s
30 – José Gabriel Marques de Almeida – Brasil +1m07s
DNF – (não completou) Luiz Henrique Cocuzzi – Sense Factory Racing