Única brasileira nas disputas em solo europeu da UCI Junior Series, competição de nível mundial para a categoria de base do mountain bike, Giugiu Morgen finaliza em 21º em Albstadt e disputará mais uma etapa no próximo final de semana na República Tcheca
Em meio à disputa da Copa do Mundo de MTB XCO para a Elite e a sub23, Albstadt também recebeu a quarta etapa europeia da UCI Junior Series (há etapas em todos os continentes e no Brasil acontecerá em outubro junto com a CIMTB), evento disputado por jovens de 17 e 18 anos que se lançam como futuras promessas do mountain bike mundial e o Brasil esteve representado por Giuliana Morgen
Giugiu, integrante da equipe Sense Factory Racing, teve um bom início de prova, encaixando-se junto com as ponteiras do pelotão principal em uma disputa aonde largaram 60 competidoras.
“Fiz uma boa largada e me mantive no top 10. Entretanto, no fim da start lap (ndr.: volta de largada), acabou me faltando experiência nessas corridas de nível mundial, uma vez que fui jogada para fora da pista, algo que pode acabar acontecendo com qualquer ciclista”, comentou Giugiu.
“Caí para a 41ª posição e, volta após volta, consegui recuperar 20 posições. Agradeço a torcida de todos e as várias mensagens de apoio que eu venho recebendo. O carinho dos fãs é sempre importante e ajuda bastante. Agora é voltar a focar no processo e na evolução”, complementou a mountain biker de Petrópolis.
Giugiu ocupa a 9ª colocação do ranking mundial com 276 pontos, sendo a melhor latino-americana, na última atualização da UCI 3 de maio. A liderança é da Francesa Olivia Onesti com 560 pontos.
Giugiu, como os demais brasileiros que estiveram em Albstadt, segue viagem para a República Tcheca, pois terá pela frente no próximo final de semana a segunda etapa em Nové Město na Moravě, em um circuito bem diferente do alemão marcado por longas subidas.
A próxima prova de Giugiu já será na semana seguinte, também na Europa. A ciclista vai para Nové Město na Moravě, na República Tcheca, onde será realizada mais uma etapa da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike XCO. Lá, a expectativa é de encontrar terreno e estilo de prova totalmente diferentes da cidade alemã.
“Em Nové Město muda tudo. A pista de lá é totalmente diferente do que em Albstadt. Na prova tcheca não se repete o que temos aqui na Alemanha, com suas subidas íngremes e descidas inclinadas, mas se destaca por ter um percurso bem técnico e explosivo”, avaliou a competidora que no ano passado fez a 13ª posição nesse mesmo circuito.
A vitória na etapa de Albstadt foi da vice-lider do ranking, a francesa Line Burquier que abriu uma vantagem de 36 segundos, sobre a suíça Monique Halter e de 1m43 sobre a alemã Sina Van Thiel. Mas a competição também foi marcada pela proibição da participação das 6 integrantes da seleção feminina italiana pois uma das integrantes acusou positivo para Covid-19 em um dos testes realizados pela organização.
Na prova masculina a vitória foi do suíço Finn Treudler , seguido pelo ucraniano Oleksandr Hudyma e por seu compatriota Nils Aebersold. No ranking masculino a liderança é do francês Adrien Boichis, 6º colocado em Albstadt, seguido pelo colombiano Camilo Andrez Gomez com 314 pontos, mas este deverá perder a posição na próxima atualização pois não correu na Alemanha, em seu lugar deve entrar o espanhol Francesc Barber que aparece com 302 pontos, sem a soma dos pontos dessa última prova.
UCI JUNIOR WORLD SERIES – ALBSTAD Junior Masculina – 147 competidores de 26 países – (1 volta de abertura 2.8km + 4x 4.2km 19.60km) 1- Finn Treudler – JB Brunex Factory Racing – Suíça – 1h04m29s – vel. média 18.237 km/h 2- Oleksandr Hudyma – Seleção nacional da Ucrânia +19s 3- Nils Aebersold – Roland-Trek Bike – Suíça +37s 4- Francesc Barber – Primaflor Mondraker XSauce Elite UCI Team – Espanha +1m04s 5- Ethan Rose – Nova Zelândia +1m06s Junior Feminina – 60 competidoras de 18 países (1 volta 2.8km + 3×4.2km 15.40km) 1- Line Burquier – Veloroc Lapierre – França – 59m12s – vel. média 15.604 km/h 2- Monique Halter – ThönusRN Swiss Bike Team Youngstars – Suíça +36s 3- Sina Van Thiel – Seleção nacional da Alemanha +1m43s 4- Lea Huber – Biketeam Sulz/Raiffeisen Racing Team – Suíça +2m23 – 5- Tatiana Tournut – Team VCA Anjos Asterion – França + 2m37s 21- Giuliana Salvini Morgen – Sense Factory Racing – Brasil +7m58s