TOUR DO RIO: JOVEM DE 20 ANOS SUPERA OS VETERANOS DO PELOTÃO

Aos 20 anos, Vinicius Silva tomou a dianteira do grupo onde estavam os experientes e rodados Sergio Henao, Wilmar Paredes e João Marcelo Gaspar para vencer a segunda etapa do Tour do Rio e assumir a liderança da classificação do ciclista mais jovem da competição.

Vinicius Silva, vence a segunda etapa do Tour do Rio
Vinicinho, chega à frente e comemora vitória na 2ª etapa

Segunda etapa do Tour do Rio teve dois brasileiros no topo do pódio. Na primeira posição o jovem Vinicius Silva, de apenas 20 anos que se impôs para chegar 4 segundos à frente do experiente João Marcelo Gaspar e do colombiano Wilmar Paredes.

O segundo e terceiro colocados na etapa trazem a mácula de já terem sido suspensos pela UCI por uso de substâncias proibidas. Um por uso de CERA e o outro por uso de EPO.

Com 151,2 km a etapa saiu de Conservatória  indo para Santa Izabel, e depoios passando por Parapeuna, Pentagna, Valença, Barra do Piraí retornando para a chegada em Conservatória;.

O jovem ciclista da São José Ciclismo deixou para trás a João Marcelo Gaspar , o  colombiano Wilmar Paredes, o brasileiro Bruno Lemes a ao camisa amarela, líder da volta, Sergio Henao que simplesmente se deu ao trabalho de controlar os demais adversários chegou no grupo da ponta, na 5ª posição para manter a vantagem de 2m36s sobre Wilmar Paredes.

Pelotão cruza por baixo da Ponte dos Arcos, em Conservatória

“Como era previsto foi uma prova muito dura. Desde o começo os colombianos pularam na frente e minha equipe conseguiu montar uma boa estratégia para persegui-los sem deixar que abrissem uma grande vantagem. Faltando 7km para o fim, tinha só eu de atleta sub-23 e, com 4km para a linha de chegada, eu lancei tudo o que tinha e consegui pedalar na frente até o fim”, comemorou Vinicinho que ao final da etapa ocupa a 5ª posição na CG e completou  “É uma honra muito grande pedalar com esses colombianos e com esses caras ‘old tour’ . Sabia que ia ser uma prova bem disputada, bem dura, não seria nada fácil. Mas é isso. Confiando sempre, acreditando sempre. E sempre procurando dar o nosso melhor para a nossa nação e nossa equipe”.

Com a segunda posição e a 4ª posição na CG, João Marcelo Gaspar comentou assim a etapa: “Hoje foi uma etapa mais controlada. Teve uma fuga logo com 10km de prova e chegaram a abrir cinco minutos dos demais concorrentes. A equipe NU Colômbia foi tirando essa diferença, então resolvi colocar dois atletas da nossa equipe pra poder somar com os caras a frente e deu certo, foi um excelente trabalho de equipe.  A 15km do final tínhamos um grupo de uns 10 atletas mais ou menos e, bem perto do encerramento, o ‘Vinicinho’ soube aproveitar a briga das equipes e abriu uma boa vantagem e não foi possível alcançá-lo”, festejando mais um pódio.

Equipe Nu Colombia escolta o camisa amarela, ao lado de camisa de bolinhas vermelhas o líder de montanha – Oscar Sevilla

“Tive a felicidade de fazer a segunda colocação que é um excelente resultado. Buscava a etapa, pensava que poderia alcançá-los ali no final, porém não foi mais possível. Sem dúvida, um importante resultado para a equipe e quero agradecer aos meus companheiros. Eles fizeram um trabalho fundamental hoje. Então é isso, ciclismo é um trabalho em conjunto, é um trabalho de equipe que faz a diferença no final”, encerrou o ciclista de 32 anos que defende a AGI Cycling Team.

Henao se mantém firme na liderança, e só mesmo um golpe de azar para tirá-lo da vitória da classificação geral na última etapa que acontece no domingo em um percurso de 151,7 km

TOUR DO RIO’2024

2ª Etapa – Conservatória>Santa Izabel>Parapeuna>Pentagna>Valença>Barra do Piraí>Conservatória – 151,2km

1- Vinicius Silva 🇧🇷– São José Ciclismo – 3h42m32s

2- João Marcelo Gapar 🇧🇷 – AGI Cycling Team +4s

3- Wilmar Paredes 🇨🇴- Team Medellin-EPM +4s

4- Bruno Lemes 🇧🇷 – São José Ciclismo +4s

5- Sergio Henao 🇨🇴 – NU Colombia

Geral Montanha  – Oscar Sevilla🇪🇸 – Team Medellin  – 32 pontos

Geral Individual  – Sergio Henao 🇨🇴 – NU Colombia

Geral Pontos  Sergio Henao 🇨🇴 – NU Colombia

Geral Juventude (Sub-23)  – Vinicius Santos Silva 🇧🇷 – São José Ciclismo-

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.