Colombiano Sergio Henao fica com a classificação geral do Tour do Rio, na classificação do ciclista mais jovem, o título ficou com Vinicius Silva, vencedor da segunda etapa. No último dia foi a vez de Gabriel Metzeger furar o trabalho dos colombianos e saltar para a vitória em mais uma chegada em Conservatória
Em mais uma etapa marcada por uma fuga, o ciclista catarinense de 23 anos Gabriel Metzeger soube aproveitar a oportunidade e após a última serra teve forças para atacar um pequeno grupo de escapados e vencer a última etapa do Tour do Rio, chegando 7 segundos à frente do colombiano Samuel Florez e 41 segundos à frente do terceiro colocado, João Marcelo Gaspar.
Alessandro Guimarães foi o outro brasileiro que entrou no grupo que chegou a 41 segundos do vencedor, e terminou na 5ª posição na etapa.
Metzeger destacou seu trabalho na etapa: “Logo no começo da prova teve uma fuga e saltei na frente junto com os demais competidores e assim permaneceu até o km 90. Quando um grupo menor de quatro ou cinco atletas se revezava na liderança. Na última serra, tirei minhas últimas forças e tive a felicidade de vencer”.
João Marcelo Gaspar, mesmo sem vencer etapas, foi o mais regular dos brasileiros com dois 3º e um 3º lugar na competição, terminando a prova na 4ª posição na classificação geral.
“Eu queria mesmo ter vencido esta etapa, mas infelizmente não foi possível. Mas estou feliz com o resultado alcançado para a minha equipe. Temos que ter mais competições como o Tour do Rio no Brasil. Foi incrível demais. Terminar bem uma prova como esta, só engrandece o currículo do atleta. Quem sabe ainda não me chamam pra seleção”, desejou Gaspar, dedicando o pódio a sua namorada Isabelle.
Com a vitória de ontem e terminando a 3ª etapa na 10ª colocação, Vinicius Silva assegurou o título de melhor jovem do Tour do Rio, terminando 23 segundos à frente do colombiano Samuel Florez, que se meteu na fuga do dia para tentar descontar mais de 1 minuto de vantagem do brasileiro.
Henao leva a CG do Tour do Rio
Cruzando a meta na 12ª posição, a 45 segundos do vencedor, o colombiano Sergio Henao terminou como o grande vencedor da sétima edição do Tour do Rio sem ser incomodado por seus adversários diretos, Wilmar Paredes e Oscar Sevilla, ambos do Team Medellín-EPM.
A vitória de Henao, foi construída logo na primeira etapa, quando fez uma fuga solitária e abriu uma vantagem de 2m36s sobre a dupla do Team Medellín; bastou ao experiente ciclista – que fez dez temporadas correndo em equipes World Tour – controlar as ações dos adversários diretos e manter-se sempre no grupo principal para assegurar a camisa amarela do início ao fim da prova.
“Sem dúvida alguma, meu desempenho na primeira etapa fez toda a diferença. Foi um grande trabalho de toda a minha equipe, que tem grandes competidores e conseguimos administrar para que vencesse a competição”, destacou Henao.
“Ganhar é sempre especial. Começar e terminar a temporada com vitória mostra que toda a preparação foi bem feita. Foi um Tour muito duro, muito complicado, com muitas subidas e descidas e foi preciso usar as pernas. Quero agradecer a todo carinho que recebi nesses dias e dizer que o Brasil é um país muito bonito com pessoas maravilhosas. Foi um enorme prazer competir no Tour do Rio”, elogiou Henao.
O Tour do Rio, nesta edição todo disputado em Conservatória, percorrendo estradas das cidades vizinhas, foi marcado por um traçado duro com montanhas que fizeram a diferença. Dos 83 que largaram na primeira etapa, apenas 54 chegaram ao final do terceiro dia.
TOUR DO RIO’2024
3ª etapa: Conservatória>Barra do Piraí>Valença>Pentagna>Parapeuna>Santa Izabel>Conservatória – 151,7km
1- Gabriel Metzeger 🇧🇷 – FMD Rio do Sul-RoyalCiclo-Dalthon – 3h43s34
2- Samuel Florez 🇨🇴 – Team MedellínÉPM +7s
3- João Marcelo Gaspar 🇧🇷- AGI Cycling Team +41s
4- Alessandro Guimarães 🇧🇷– Swift Carbon ProCycling Brasil +41s
5- Brayan Sanchez 🇨🇴 – Team Medellín-EPM +41s
Classificação Geral após 3 etapas
1- Sergio Henao 🇨🇴 – NU Colombia – 10h59s51s
2- Wilmar Paredes 🇨🇴 – Team Medellín-EPM +2m32s
3- Oscar Sevilla 🇪🇸- Team Medellin-EPM +5m07
4- João Marcelo Gapar 🇧🇷- AGI Cycling Team +7m25s
5- Vinicius Silva 🇧🇷– São José Ciclismo +10m35s
Geral Melhor Jovem (sub23)
1- Vinicius Silva 🇧🇷– São José Ciclismo – 11h10m06s
2- Samuel Florez 🇨🇴– Team Medellín-EPM +26s
3- Hector Quintana 🇨🇱– Plus Performance-Solutos +2m20
Geral de Montanha – Samuel Florez 🇨🇴 – Team Medellín-EPM – 50 pontos
Geral Pontos – Samuel Florez 🇨🇴– Team Medellín-EPM – 19 pontos
Classificação Geral por Equipes
1- Team Medellín 🇨🇴 -EPM – 33h13m39s
2- NU Colombia 🇨🇴+15m38s
3- Swift Carbon ProCycling Brasil 🇧🇷+23m56