O duelo Bardet x Nibali marcou a etapa rainha do Tour de Omã. O italiano soube o momento certo de atacar seu adversário para conquistar a etapa e tomar a camisa do líder Boasson Hagen, que perdeu mais de um minuto na escalada à Jabal Al Akhdhar
A etapa rainha do Tour de Omã, com 180 km, foi disputada entre o Oásis do Conhecimento , em Muscat, e Jabal Al Akhdhar, reservando como cenário principal a escalada à Green Mountain, e que nesta edição, ainda ficou um pouquinho mais dura pois foram acrescidos mais 1,8 km à chegada. Etapa para poucos e que, conforme muitos esperavam, mudou a classificação geral.
Com apenas 1 km de prova, mais uma vez Kenny Deahes/Wanty-Groupe Gobert resolveu dar ânimo aos quilômetros iniciais e como vem fazendo diariamente no Omã buscou a fuga, desta vez acompanhado por seu companheiro de equipe Björn Thuraru. A ação durou pouco, nesta etapa havia muita gente querendo mostrar serviço e chegar ao pé da montanha com alguma vantagem.
Os italianos Davide Cimolai/Lampre-Merida e Daniel Oss /BMC tentam a sorte, mas foram alcançados por um grupo de 8 ciclistas: Keisse/Etixx-QuickStep, Pfingsten/Bora Argon18, Anonini e Stenuir /Wanty-Groupe Gobert, De Vries/Roompot Oranje Peloton, Steels/Topsport Vlaanderen-Baloise, White/United HealthCAre e Reihs /Stölting Service Group. O grupetto fechou o acordo e resolveram avançar, chegando abrir 4m25s ao atingirem os 95 quilômetros de prova. No pelotão Astana, Dimension Data e AG2RLaMondiale, equipes que definiriam a etapa mantinham o controle da distância da fugam e a 20 km para a chegada começou o trabalho de encurtar a distância. Um a um os homens da fuga foram engolidos pelo grupo principal. O último a resistir foi Daniel Oss que aguentou até o km 176, pouco depois Brambilla/Etixx-Quick Step e Weening/Roompot provocam a aceleração de um grupo aonde estão todos os ciclistas que lutam pela classificação geral , começa uma guerra entre a equipes com a Astana colocando quatro homens à frente. Jakob Fuglsang/Astana ataca e leva em sua roda a Romain Bardet/Ag2rLaMondiale, enquanto isso Boasson Hagen já sinalizava que não teria forças para defender a camisa vermelha de líder.
Faltando 2 km para a chegada um seleto grupo de escaladores, aonde apareciam Nibali e Fuglsang/Astana. Bardet, Pozzovivo /Ag2rLaMondiale, Rui Costa/Lampre-Merida, Sepulveda/Fortuneo-VitalConcept, Dumoulin/Giant-alpecin, Kudus/Dimension Data e Canty/Drapac iniciam o trecho decisivo da etapa.
No último quilômetro Bardet ataca e Nibali se mantém na roda, de forma estratégica o italiano preferiu ficar na marcação, Bardet tentou uma escapada, mas a 500 metros da chegada Nibali , mantendo ritmo constante vai para a ponta, a 100 metros da chegada Bardet tenta tomar a dianteira mas Nibali sinaliza ter mais pernas para mais um esforço atá a linha de chegada, aonde pela segunda vez conqusita a vitória. O italiano em 2012 já havia mostrado suas qualidades na chegada a Jabal Al Akhdhar, a Montanha Verde.
Boasson Hagen bem que tentou segurar a camisa vermelha de líder, ainda conseguiu a décima posição, mas cedendo 1m10s perdeu a camisa para Nibali, que também lidera a classificação por pontos. A camisa branca de melhor jovem muda de dono, Brenda Canty/Drapac com a 8ª posição na etapa assume o primeiro lugar na classificação. Kenny Deahes mantem a camisa da combatividade
Nibali tem tudo para sair de Omã com a classificação geral, sua vantagem sobre sobre Bardet seu adversário direto é de 15 segundos e de 24s sobre Fuglsang que não representa perigo por ser seu companheiro de equipe. No sábado a etapa entre Yiti(Al Sifah) e o Ministério do Turismo é de 119 km, apesar de ter 4 premios de montanha a chegada acontece depois de uma descida, aonde o grupo provavelmente se reagrupará para a chegada. No domingo mais uma etapa para velocistas, basta um bom trabalho de controle por parte da Astana e aquela dose de sorte necessária a cada dia que se entra na estrada para que Nibali leve a classificação geral.
Tour de Omã
4ª Etapa Oásis do Conhecimento em Muscat > Jabal Al Akhdhar – 180 km
1- Vincenzo Nibali/Astana – Itália – 16h18m35
2- Romain Bardet/Ag2rLaMondiale – França – m.t.
3- Jakob Fuglsang/Astana – Dinamarca – 12s
4- Tom Dumoulin/Giant Alpecin – Holanda – 18s
5- Rui Costa/Lampre-Merida – Portugal – a 38s
Classificação Geral após 4 etapas
1- Vincenzo Nibali/Astana – Itália – 4h25m48
2- Romain Bardet/Ag2rLaMondiale – França +15s
3- Jakob Fuglsang/Astana – Dinamarca +24
4- Tom Dumoulin/Giant Alpecin – Holanda +40
5- Rui Costa/Lampre-Merida – Portugal +54s