Segunda vitória de etapa para o norueguês Boasson Hagem no Tour de Omã. Neste sábado (20/02) o ciclista da Dimension Data superou no sprint a Greg Van Avermaert e a Marco Canola. A camisa de líder continua com o italiano Vincenzo Nibali.
Etapa curta de 119,5 km porém com cinco colinas a serem enfrentadas pelos ciclistas. O sul-africano, Jacques Janse Van Rensburg/Dimension Data atacou praticamente após a largada , mas foi alcançado no km 14 por Hugo Houle/Ag2rLaMondianle e Pueter Weening/Roompot. A três as corrida ficou mas fácil e a fuga ganhou veloicade. No primeiro sprint intermediário do dia, no km 29 , a diferença da fuga para o pelotão era de 5m10 . No topo do Al Jissah, com 33 km de prova o primeiro a cruzar foi Janse Van Rensburg. Na segunda subida, Al Wadi as Kabir, no km 40 a vantagem erade 6m15 e Janse Van Rensburg passava a ser o líder virtual do tour de Omã, mas seria questão de poucos quilômetros para que a Astana reassumisse o controle da situação e iniciasse a reduzir a diferença para a fuga, auxiliada nessa tarefa pela Lampre-Merida.
Na primeira das três passagens pelo subida de Bousher Al Amerat (km 76,5), Janse ainda liderava e candidatando-se ao título de ciclista mais combativo da jornada. Seus companheiros na escapada davam sinais de cansaço e na penúltima passagem pela subida de Bousher Al Amerat, o canadense Hugo Houle perdeu a roda dos seus companheiros de escapada.
O sul africano Van Rensburg por mais de uma vez tentou a escapada em solitártio, mas sempre foi acompanhado por Weening; porém a diferença para com o pelotão ia sendo reduzida pouco a pouco., na quarta passagem por Bousher Al Amerat era de 2 minutos para Houver e de 3m38 para o pelotão. Na quinta passagem para a disputada do sprint intermediário, no 106 km, a vantagem para o pelotão havia caido para 1m13, mas Jansem não se rendia e passou em primeiro lugar.
A dupla de escapados, tinha que lutar contra o forte vento, a situação tornavasse preocupante, com 10 km para a chegada a diferença estava em apenas 38 segundos e a 2 km para a meta a aventura chegou ao fim com um grupo de 30 ciclistas tomando a ponta da corrida.
Escoltado por três companheiros de equipe Boasson Hagen foi conduzido aos metros finais aonde superou no sprint ao norueguês Greg Van Avermaet/BMC e ao italiano Marco Canola/UnitedHealthCare. O líder, Vincezo Nibali , chegou na 12ª e manteve a vantagem de 15 segundos para Romain Bardet.
Boasson Hagen conquistou a sua segunda vitória nesta edição do tour de Omã e a terceira em sua participação nesta volta, com o resultado de sábado o norueguês passa a vestir a camisa verde da classificação por pontos., enquanto Brendan Canty (DPC) continua a ser o melhor jovem piloto e o sul-africano Jacques Janse Van Rensburg, conseguiu somar 21 pontos hoje nas subidas de montanha e nos sprint capturando a camisa do ciclista mais combativo.
No domingo acontece a última etapa, com 130 km, entre The Wave Muscat e o Matrah Corcniche, o grupo enfrentará duas colinas a Al Hamriyah (78,5 km) e a Al Jissah (95,5 km) para depois ingressar no circuido das avenidas de Matrah percorrendo 3 voltas, mas antes do final, em uma chegada desenhada para velocistas.
TOUR DE OMÃ
5ª Etapa – Yiti (al Sifah) > Ministério do Turismo – 119,5 km
1- Edvald Boasson Hagen/Dimension Data – Noruega – 3h05m32
2- Greg van Avermaet/BMC – Bélgica – m.t.
3- Marco Canola/UnitedHealthCare – Itália –m.t.
4- Simone Ponzi/CCC Sprandi – Itália – m.t.
5- Gianluca Brambilla/ Etixx-QuickStep – Itália – m.t.
Classificação Geral após 5 etapas
1- Vincenzo Nibali/Astana – Itália – 4h25m48
2- Romain Bardet/Ag2rLaMondiale – França +15s
3- Jakob Fuglsang/Astana – Dinamarca +24
4- Tom Dumoulin/Giant Alpecin – Holanda +40
5- Rui Costa/Lampre-Merida – Portugal +54s
#TOO2016