Etapa cheia de imprevistos para o líder e o vice-líder do 21º Tour de Langkawi: O colombiano López furou a 6 km da chegada e não conseguiu se reconectar com o grupo, perdendo 35 segundos e a camisa de líder. O vice-líder Reinardt Janse van Rensburg caiu a 500 metros da chegada, não disputou o sprint, mas por regulamento entrou com o mesmo tempo do vencedor Jakub Mareczko, e assumiu a liderança
Uma etapa que a principio não parecia não provocar grandes surpresas na estrada teve como principal coadjuvante o fator sorte e com isso o colombiano Miguel Ángel López/Astana perdeu a camisa de líder ao sofrer com um pneu furado a 6 quilômetros da chegada. O grande vencedor dos sprints Andrea Guardini que mantém a camisa azul da classificação por pontos, preferiu se poupar, guardando energias para a 7ª e 8ª etapas. “Eu estava com muito gás a 15 km para a chegada, mas tomei a decisão de aliviar e tentar ganhar mais uma etapa – quem sabe amanhã ou na última etapa” comentou o italiano que acrescentou:“Esta etapa foi mais difícil do que as anteriores. É lamentável que López, o meu companheiro de equipe perca a camisa amarela devido a um problema mecânico, mas isso faz parte do ciclismo”, avaliando a jornada ruim da equipe Astana na 6ª etapa.
Com a chegada das etapas finais, há muita gente saindo em busca de melhorar a classificação pessoal ou da equipe . com isso não é mais surpresa que as grandes equipes mandem seus homens ao ataque; na etapa desta segunda-feira (29/02) quem procurou sair ao ataque com 10 quilômetros de prova foram Songezo Jim/Dimension Data, Michael Gogl/Tinkoff, James Oram/One Pro Cycling, Mirco Maestri/Bardiani-CSF, Tim Scully/Drapac, Gong Hyo Suk/KSPO, Amirul Mazuki/Terengganu, pouco depois integrou-se ao grupo o italiano Giuseppe Fonzi/Southeast. Mas a UnitedHealtCare, líder da classificação por equipes deu caça à fuga, porém Maestre e o coreano Gong insistiram na tentavia de manter a escapada e conseguira se destacar quando se juntara a dupla Adrien Niyonshuti/Dimension Data, Tanner Putt/UnitedHealthCare, Julen Amezqueta/Southeast e Gogl/Tinkoff que insistia em estar em mais um ataque. Esses homens repartiram entre eles os três sprints intermediários e os três prêmios de montanha.
Com pouco menos de 20 km para a chegada o estadunidense Tanner Putt tentou uma fuga solitária, porem foi alcançado por um pelotão que aumentava muito a velocidade;e no último prêmio de montanha do dia, a 7,8 km da chegada, em Bukit Miku quem cruzou em primeiro foi o britânico Geoge Harper/One que tinha por trás toda uma formação da Dimension Data – Songezo Jim, Jaco Venter e Reinardt Janse van Rensburg. Quando se iniciava a longa e rápida descida em direção à chegada o líder Lopes furou e não teve mais como se reconectar ao pelotão principal que rodava rapidamente.
O italiano de origem polonesa, Jakub Mareczko, soube aproveitar o confuso traçado que levava para a chegada com 3 curvas, a última a 250 metros da chegada e com mais força que Juraj Sagan, irmão mais velho do campeão mundial Peter Sagan, se impôs para conquistar sua primeira vitória no tour de Langkawi. “Tem sido um pouco difícil para mim participar dos dos sprints no início, pois tem havido algumas falhas, mas hoje finalmente consegui fazê-lo”, comementou o ciclista que vinha de um terceiro lugar na sexta etapa e completou: “Hoje tivemos mais prêmios de montanha do que o habitual. Não foi fácil para manter uma boa posição, mas meus companheiros me mantiveram no grupo principal. Nas últimas curvas para o final da prova, fiquei entre os três primeiros, então eu estava na posição certa para a chegada”.
O menos conhecido da família Sagan comentou o segundo lugar na etapa: “Estou sempre ajudando os outros. Mas hoje eu tive a luz verde porque o nosso velocista Michael Kolar teve um pneu furado com sete quilômetros para a chegada. Este é o meu primeiro resultado internacional como um profissional. Estou muito feliz com isso”. Outro estreante nos pódios, o suíço Dylan Page, do Team Roth comemorou sua recuperação após uma queda: “ “Tive que usar os meus freios o melhor que pude para obter este este resultado (falando sobre a primeira curva que levava para a chegada). Oara mim é um grande resultado, sou um neo-pro e nós somos uma nova equipe nesta categoria de corrida. Caí na etapa 2 e eu tenho lutado para dormir desde então, mas estou de volta!”.
Na equipe brasileira Funvic-Soul Cycles-Carrefour quem mostrou mais uma vez uma boa regularidade foi o espanhol Antonio Piedra que concluiu a etapa no pelotão principal com o mesmo tempo do ganhador; Bulgarelli concluiu na 79ª posição a 39 segundos,
Com o problema mecânico do colombiano Miguel Ángel López, o sul-africano Janse van Rensburg assumiu a camisa de líder, mas não se sentiu confortável de conquista-la dessa maneira e ainda estava desapontado com o tombo a 500 metros da chegada: “Estou muito triste pelo López perder a camisa. Não é a melhor maneira para ganhar camisa. Eu estava ansioso para ter um pouco mais de batalha pela camisa, mas eu acho que estas são coisas do ciclismo… Depois da chegada que eu estava um pouco desapontado porque eu perdi minha chance de ir para a vitória. Fui fechado em uma curva a 500 metros, cai e minha corrente saiu “.
A 7ª e penúltima etapa do tour de Langkawi será a mais longa, com 202,3 Km entre Seremban e Parit Sulong, com dois prêmios de montanha (3ª cat. 290m. Bukit Miku e 4ª cat 134m . Gemencheh) antes da metade da corrida, e com previsões de vento provocando cortes no pelotão, depois é mais uma aventura para velocistas.
Le Tour de Langkawi – 6ª Etapa Putrajaya>Rembau 147,6 km
1- Mareczko, Jakub/ SoutheastVenezuela – Itália 3h 34m 01s velocidade média 41,38 km/h
2- Sagan, Juraj/Tinkoff- Eslováquia- m.t.
3- Page, Dylan/Team Roth- Suíça -m.t.
4 – Murphy, John /UnitedHealthCare – Estados Unidos – m.t.
5- Mohd Harrif, Saleh /Terengganu – Malásia – m.t.
21- Piedra Perez, Antonio/ Funvic-Soul Cycles- Carrefour – Espanha – m.t.
75- Bulgarelli, Otavio/ Funvic-Soul Cycles -Carrefour –Brasil – a 39s
107- Gaspar, Joao Marcelo/Funvic-Soul Cycles- Carrefour – Brasil – a 4m55s
112- Chamorro, Francisco/ Funvic-Soul Cycles – Carrefour – Argentina- a 7m54s
113- Manarelli, Carlos/Funvic-Soul Cycles – Carrefour – Brasil – a 7m54s
122- Urtasun, Pablo/ Funvic-Soul Cycles- Carrefour – Espanha – a 9m55s
https://www.youtube.com/watch?v=97Ka9LH7Coo
Classificação Geral após 6 etapas
1- J V Rensburg, Reinardt/ Dimension Data – África do Sul 21h 01m 17s
2- Jaramillo, Daniel / UnitedHealthCare – Colômbia +11s
3- Lopez, Miguel Angel /Astana – Colômbia +12s
4- Harper, George/ One Pro Cycling – Grã Bretanha +16s
5- Hansen, Jesper/Dinamarca – Tinkoff +20s
10- Piedra, Antonio/Funvic- Soul Cycles-Carrefour – Espanha +22s
70- Manarelli, Carlos / Funvic-Soul Cycles-Carrefour – Brasil +15m23s
111- Bulgarelli, Otavio/ Funvic-Soul Cycles -Carrefour –Brasil +33m42s
115- Gaspar, Joao Marcelo/ Funvic-Soul Cycles-Carrefour – Brasil +38m08s
118- Chamorro, Francisco/Funvic-Soul Cycles -Carrefour – Argentina + 42m03s
125- Urtasun, Pablo/ Funvic-Soul Cycles- Carrefour – Espanha +1h502m24s
#ldl2016 #FunvicSoulCyclesCarrefour #MundoBici #AsiaTour #Southeast