Em franca evolução em sua carreira desportiva, Ana Vitoria ‘Tota’ Magalhães chega à categoria máxima do ciclismo feminino e assina contrato por duas temporadas com o Movistar Team
Após a saída de Vinicius Rangel no mês de agosto da Movistar, ficou no ar uma sensação de perda para os muitos torcedores brasileiros, afinal ‘Vini’ era o único representante no pelotão World Tour e tinha uma legião de fãs; porém desde aquele momento circulavam os rumores que a equipe espanhola – patrocinada pelo grupo Telefónica com interesses no mercado local com a operadora Vivo estaria para incluir em sua equipe feminina a jovem Tota Magalhães.
Nesta terça-feira (10/09) os boatos se confirmaram com a equipe espanhola comunicando que o Brasil continuará no pelotão WorldTour, a partir de 2025 com as pedaladas de Tota Magalhães para cumprir um contrato de dois anos (2025/26).
A evolução de Tota em sua carreira internacional foi gradativa, até a sua chegada ao pelotão Womens WorldTour. Em 2022 após conquistar a medalha de bronze e da prata da categoria sub-23 no Pan-Americano de San Juan, na Argentina, e os títulos brasileiros de contrarrelógio e estrada estreou no pelotão internacional defendendo a equipe espanhola Soltec Team Costa Cálida – uma equipe CTW –Women’s Continental Teams para correr a Volta da Espanha.
Em 2023 a jovem assinou com a equipe continental espanhola Bizkaia-Durango, e ao final da temporada se transferiu para a italiana BePink-Bongioanni (também do nível continental) onde disputou provas de destaque do calendário WT como a Omloop Het Nieusblad, Strade Biache Fléche Wallone, Vuelta Femenina e pouco antes dos Jogos Olímpicos se destacou no Giro d’Italia mostrando muita combatividade ao entrar em fugas importantes, chegando a vestir a maglia azurra de melhor escaladora.
Sobre a passagem para a equipe WorldTour, Tota declarou: “Estou muito emocionada, e muito feliz por esse passo. É mais um sonho que se se torna realidade para mim, e além disso, dou um passo mais alto com a Movistar Team, uma equipe que sempre tive um carinho muito especial” e se apresenta para o público que ainda não a conhece “Como uma ciclista para todo terreno. Gosto de correr de forma agressiva, procurando entrar nas fugas, arriscando tudo e me divertindo na frente. Mas, o que mais gosto é o trabalho em equipe, e para isso venho ao Movistar Team: a ajudar às minhas companheiras de equipe o máximo possível para alcançar grandes vitórias”.