Aos 39 anos e ainda em boa forma para as disputas de ciclocross, o Cannibal de Baal, o multi-terrenos que passou pelo BMX, mountain bike, estrada e confirmou-se como grande-campeão no ciclocross Sven Nys dá seu passo para o futuro e compra a equipe rival a Telenet-Fidea e promete trabalhar no desenvolvimento de novos valores para a Bélgica
A partir de 1º de março, o belga Sven Nys troca de responsabilidades em sua ampla carreira desportiva, deixando de lado as disputas nas enlameadas provas de ciclocross para assumir o comando (como dono e team manager) da mais importante equipe belga de ciclocross, a Telenet-Fidea. Nesta ação está envolvida a Balenberg NV, empresa que está cuidando da construção do Sven Nys Cycling Center, localizado na cidade de Balenberg.
A equipe que atualmente corre sob o patrocínio da Telenet-Fidea iniciou suas atividades em 2000, sob o nome de Spaarselect, e por lá passaram nomes como Erwin Vervecken, Bart Wellenes, Zdenek Stybar e Kevin Pauwels; porém nos últimos anos a equipe não conseguiu atingir bons resultados, e o atual diretor esportivo estava à procura de alguém que pudesse recolocar a equipe em um nível técnico mais elevado; Nys é a pessoa certa para passagem do bastão bastão. A sua história (2 títulos Mundiais de ciclocross/5 títulos da copa do Mundo de ciclocross/5 títulos belgas de MTB)
“Junto com os nossos principais patrocinadores optamos por oferecer a Sven Nyz a possibilidade de ser o nosso sucessor. Estamos convencidos de que Sven terá algo a mais a oferecer à equipe. Sven Nys é um ícone no mundo do ciclocross e será capaz de transmitir toda a a sua experiências aos ciclistas e a nossa estrutura.” comentou Hans van Kasteren.
Sob a liderança de Sven será mantido o trabalho de revelação de novos valores. Além da equipe de Elite, aonde Tom Meesuen é o principal nome, a equipe tem nomes que muito em breve poderão escrever o nome no esporte como Thijs Aerts (campeão mundial Junior de Ciclocross em Hoogerheide) , o campeão europeu Quinten Hermans, e a grande esperança belga de apenas 18 anos Eli Iserbyt, campeão europeu junior, nº 1 do ranking UCI e vice-campeão .
Do atual staff, entre algumas pessoas da equipe serão mantidos Karen Ramakers que trabalha na administração da equipe; Nancy van Kasteren, responsável dos contratos dos ciclistas e Kris Wouters que atua como dirigente. Para a Balenberg NV empresa que desenvolve o projeto de construção do Sven Nys Cycling Center, a equipe de ciclocross se encaixa perfeitamente como uma extensão ao trabalho. “Eu sempre disse que queria apoiar e treinar jovens ciclistas quando encerrasse minha carreira. Este é um dos pilares do Sven Nys Cycling Center, mas também da Telenet-Fidea Cycling Team, nenhuma outra equipe tem toda essa tradição nesse trabalho.” comentou Nys que também colocará a disposição o trabalho do Energy Lab com o qual tem uma parceria.
Os atuais patrocinadores da equipe ficaram muito satisfeitos com a divulgação do acordo que promoveu a mudança na direção da equipe. Telenet, a maior de comunicações da Bélgica e dona dos direitos de transmissão do Superprestige de Ciclocross e a companhia de seguros Fidea podem ter assegurado o retorno dos investimentos. Edwin Schellens, CEO da Fidea declarou: “Agora que van Kasteren dá o seus adeus, fechamos um capítulo muito importante no histórico patrocínio em parceria com a Fidea. Ficamos muito contentes ao saber que Sven Nyes escolheu a Telenet-Fidea e poderá contar com 100% do nosso apoio”.
Sven mostra-se muito animado com a sua futura carreira, porém deixou claro: “Até primeiro de março eu corro pela Crelan AA Drink Team e tenho que me concentrar totalmente em meus últimos meses como ciclista profissional. Eu quero continuar a desfrutar de cada cross e sempre alinhando para ganhar. Até então Hans continuará a ser o manager e a cara do Telenet-Fidea e seus ciclistas serão meus adversários”