Vencedor da etapa rainha do Tour’2020 e que em 2018 mostrou muita força com o 3º lugar no Giro e na Vuelta, o colombiano Miguel Ángel López assina com Movistar de olho nas Grandes Voltas
Nem Bora-Hansgrohe, nem AG2R, os boatos e especulações que circulavam na imprensa especializada finalmente se confirmaram na terça-feira (24/11) com a oficialização da contratação do colombiano Miguel Ángel López pela equipe espanhola Movistar.
Após seis temporadas na Astana, Superman López assinou contrato apenas para a temporada 2021 com a Movistar, dirigida por Eusebio Unzué. Aos 26 anos, o ciclista de Boyaca é reconhecidamente um dos grandes nomes do pelotão e aposta da equipe para as grandes voltas.
Ainda como sub23 López se destacou ao vencer a classificação geral e o prêmio de montanha do Tour de l’Avenir em 2014, depois disso fez seis temporadas pela Astana, 2018 foi seu grande ano quando terminou em 3º no Giro d’Italia, conquistando também a camisa de melhor jovem, nesse ano também foi 3º na Vuelta.
Neste ano fez sua estreia no Tour de France onde venceu a etapa rainha no Col de la Loze e terminou na 6ª posição na classificação geral. Escalador nato, é um especialista em provas de etapas que tem em seu currículo vitórias no Tour da Suíça’2016 , Volta a Catalunya’2019 e Colombia 2.1’2019, neste ano foi 3º na Volta ao Algarve onde venceu a quarta etapa no Alto do Malhão. Em provas de um dia seu melhor desempenho foi na clássica Milano>Torino’2016.]
A sua contratação pela Movistar apaga um mal estar gerado pelo ciclista, no ano passado, quando criticou duramente a equipe espanhola quando esta forçou o ritmo após uma queda massiva onde estavam, além dele, outros 20 ciclistas, inclusive o líder Primoz Roglic. E ainda neste ano no Tour de France quando estava em 3º na classificação geral e se recusou a colaborar com Enric Mas, que será seu companheiro na Movistar, para abrir vantagem sobre Richie Porte. Coisas de corrida que certamente serão trazidas à tona por fãs de acordo a como for seu desempenho nas competições.
De contrato novo, o colombiano declarou: “Estou muito contente por fazer parte de uma das melhores equipes do ciclismo mundial. Como sempre, vou dar tudo de mim para representar da melhor forma o Movistar Team e a torcida da Colômbia”, sobre a nova camisa que defenderá no próximo ano, disse: “Sempre foi uma equipe muito especial para todos os torcedores do meu país e muito importante para o ciclismo da América Latina”.
O diretor geral da Movistar, Eusevio Unzué além de destacar as qualidades do ciclista, apontou o fortalecimento da equipe para as Grandes Voltas: “A chegada de Miguel Ángel López é um reforço muito importante para a equipe. Com ele teremos, além de um homem com experiência e grandes resultados, alguém que entende o ciclismo atacando e que corre de forma imprevisível. Alguém que já sabe o que é subir ao pódio das Grandes Voltas e que também triunfou em provas de uma semana. Com a sua incorporação fortalecemos a equipe apontando para as provas por etapas”.
López é o quinto reforço da Movistar para 2021, a equipe já havia confirmado as contratações do velocista e especialista em clássicas Ivan García Cortina que deixa a Bahrain-McLaren; do austríaco Gregor Mühlberger que sai da Bora-Hansgrohe, o escalador vencedor do Sibiu Tour’2020 assinou contrato por 3 anos (2021a 23); na aposta para o futuro com o jovem porto-riquenho Abner González, de 20 anos e do espanhol Gonzalo Serrano que assinou por duas temporadas.