O icônico grupo da marca italiana Campagnolo ganha sua versão de transmissão sem fio. O novo Super Record Wireless chega ao mercado na opção 2×12 com pinhão de entrada de 10 dentes , cassetes redesenhados e novos comandos Ergopower ainda mais ergonômicos
Os rumores que circulavam no mercado há alguns meses se confirmam: a Campagnolo entra finalmente no mundo da transmissão sem fio – wireless – e agora a Shimano e a Sram tem um concorrente de peso – apesar da demora em seu lançamento. O grupo Super Record Wireless entra para disputar um espaço junto a montadoras/fabricantes de bicicletas topo de gama e para atender um seleto grupo de consumidores.
A marca se mantém fiel à transmissão 2×12 e não fará o salto para as 13 velocidades – 1×13 – disponíveis em seu grupo para gravel Ekar – o que pode frustrar alguns, é um sinal de que ainda há muito receio nos bastidores quanto aos cruzamentos extremos da corrente em sistemas de transmissão para alto desempenho, apostando na maior eficiência e alcance da 2×12.
Com a novidade também dá adeus – ao menos no modelo topo de linha – aos freios no aro.
Mantendo a filosofía da marca adotada em 2022 – “Dream Bigger” (em tradução livre – Sonhe mais Alto”) a marca italiana mais uma vez se destaca pelo design e também por apostar na precisão e na engenhosidade para produzir um grupo com partes em fibra de carbono, titânio e liga de alumínio de elevada especificação, garantindo ótima funcionalidade e uma importante redução de peso, seguindo padrões técnicos de segurança.
O Super Record Wireless utiliza tecnologia de mudança de marchas sem fio de última geração, estabelecendo um novo padrão de precisão e garante uma interação perfeita entre o ciclista e a bicicleta – com uma versão 3.0 do aplicativo My Campy que além de possibilitar a personalização dos comandos traz informações sobre o status da bateria.
Além da adoção da transmissão sem fio, o Super Record passou por atualizações, seja no desenho dos comandos Ergopower, privilegiando ainda mais a ergonomia – o sistema passa a utilizar botões; também foram redesenhados os dentes dos pinhões para garantir mudanças de marchas ainda mais suaves
ERGOPOWER – ainda mais ergonômicos
O corpo dos comandos Ergopower foi redesenhado, possibilitando ao ciclista uma melhor ‘pegada’ com aderência extra e amortecimento para oferecer mais conforto e uma melhor condição de pilotagem da bicicleta.
As alavancas de freio também ficaram mais ergonômicas, oferecendo maior controle e uma frenagem mais eficiente
Nova experiência na mudança de marchas graças à função one lever-one action – um comando, uma ação – traz uma mudança histórica no sistema de alavancas dos comandos Ergopower – uma simplificação que segundo a fábrica facilita o acionamento.
O comando ainda traz luz LED para fornecer informações da situação da bateria – os comandos trabalham com baterias do tipo moeda (de lítio).
FREIOS A DISCO – aprimorados
Os melhoramentos no sistema de freio a disco no Super Record Wireless se destacam por pinças de freio que oferecem uma modulação de frenagem mais responsiva e um o sistema de controle de temperatura para evitar o superaquecimento e a necessidade de uma aleta de refrigeração adicional.
O rotor patenteado, além de oferecer maior segurança com um perfil anti-corte, se destaca pelo desenho.
TRANSMISSÃO – cadência perfeita
O sistema de movimento central Ultra-Torque foi implementado garante a máxima eficiência na transmissão de potência. O movimento central utiliza a tecnologia ProTech – herdada do grupo de gravel Ekar e se caracterizada por um anel de vedação externo que evita a entrada de poeira no sistema.
A rigidez de todo o sistema é garantida por um eixo de titânio e pedivelas unidirecionais em fibra de carbono, disponíveis nas medidas 165, 170, 172,5 e 175mm.
O corpo do câmbio dianteiro (descarrilador)) de ajuste rápido é construído em tecnopolímero (um composto com características físico-mecânicas elevadas que permite a sua utilização para substituir metais tradicionais resultando em um conjunto mais leve).
BATERIAS – interface de usuário dinâmica
Portas de carregamento magnético nos câmbios dianteiro e traseiro para conexão rápida e segura. Uma porta padrão para ambos os componentes
Carregamento rápido; 90% da carga em 45 minutos e a carga completa
em apenas 60 minutos
Carga de longa duração com autonomia de bateria para rodar por aproximadamente 750 km
Capacidade de carregar dentro e fora da bicicleta
Interface LED de status da bateria que possibilita a visibilidade em todas as condições.
CASSETE DE 12 VELOCIDADES – desenhados para oferecer a melhor sensação
Três opções de coroas – 50-34, 48-32 e 45-29 e cassetes 10-25, 10-27 e 10-29 que possibilitam combinações de relação de transmissão aprimoradas com um escalonamento ideal para oferecer uma cadência inigualável e um ritmo ideal.
A experiência de mudança de marchas ficou mais suave e fluida, graças à nova geometria dos dentes.
Corpo de roda livre padrão N3W
Pinhão 10T na primeira posição
Pedivela 2×12 velocidades
Todos os componentes do grupo Super Record Wireless foram completamente redesenhados e fabricados com elevados padrões de qualidade pela equipe de engenharia da Campagnolo e se traduz em um grupo de primeira categoria e que vai estabelecer uma nova referência em termos de desempenho. O conjunto completo pesa 2.520g (montado com pedivela 45/29 e cassete 10-25)
Além de super confiável e elegante, é um grupo que foi desenvolvido tendo os ciclistas em mente, onde cada componente foi projetado para ser o mais fácil e eficiente possível de usar, oferecendo a melhor experiência de pedalada.
O grupo Super Record Wireless da Campagnolo já passa a equipar alguns modelos topo de linha de várias marcas de bicicletas de estrada (Canyon, Colnago, Pinarello, Specialized e Wilier) e também estará disponível no mercado para quem quiser atualizar a sua bicicleta – é algo para sonhar alto pois o preço de lançamento o coloca no topo da lista – com preço sugerido ao público para o mercado europeu de € 5.200 euros – multiplique isso por R$ 5,40 e não se assuste com o preço em reais – o que o coloca também a nível mundial como o de maior preço se comparado à concorrência.