BRASILEIROS NA EUROPA: VINICIUS WOITKE NO CAJA RURAL

O ciclista catarinense, Vinicius Woitke fará estágio na temporada 2016 na equipe espanhola  Caja Rural-Seguros RGA .  O garoto que acaba de ingressar na categoria sub 23 dá mais um passo na formação da sua carreira, o futuro é a profissionalização

Vinicius Woitke disputou parte da temporada 2015 pela equipe espanhola Disgarsa-Club Ciclista Colindres

Vinicius Woitke disputou parte da temporada 2015  pela equipe espanhola Disgarsa-Club Ciclista Colindres e venceu o GP Nuestra Señora de Villasomera   –  foto: arquivo pessoal

Aos 18 anos (13/05/1997)  e em sua primeira temporada na categoria sub23,  o ciclista Vinicius Woitke, natural de Fraiburgo, Santa Catarina sobe mais um degrau em sua carreira rumo à profissionalização no ciclismo,  ao receber convite para ingressar como estagiário amateur  no Team Caja Rural-Seguros RGA. Trata-se da equipe celeiro, ou como dizem os espanhóis  “equipo cantera”  de formação de ciclistas que com o tempo e de acordo às condições de cada um podem ser promovidos à equipe Profissional Continental.

Woitke vem de bons resultados correndo como júnior. Em 2014 foi campeão brasileiro de estrada, um ano depois venceu a Volta do Futuro, organizada pela Federação Paulista de Ciclismo e também ganhou a tradicional prova do calendário catarinense, a subida ao Morro da Cruz – Troféu Jornalista Roberto Alves correndo pela equipe Hidrorepell tintas-Bike Point-FME Criciúma, mesma equipe aonde outro jovem talento do ciclismo nacional, Caio Godoy iniciou sua carreira desportiva.  Defendendo a seleção brasileira conquistou o vice-campeonato do Tour Internacional Juvenil e das 500 Millas del Norte, no Uruguai. Depois embarcou para um estágio de 3 meses na Espanha, junto à equipe Disgarsa-Club Ciclista Colindres. O técnico da equipe gostou do trabalho do garoto e o convidou para estender a temporada, assim foram 5 meses na Europa disputando provas na Espanha, Portugal e Itália com destaque no Giro 3 Giorno Bresciana terminando em 16º, 4º na primeira etapa da Vuelta Internacional a Besaya e  sagrando-se campeão e no II GP Nuestra Señora de Villasomera.

Em 2015 venceu a Volta do Futuro pela equipe Hidrorepell-BikePoint-Criciúma - foto: Ivan Storti

Em, Woitke 2015 venceu a Volta do Futuro pela equipe Hidrorepell-BikePoint-Criciúma – foto: Ivan Storti

Em setembro voltou ao Brasil,  e pouco tempo depois surgiu o convite para o estágio na equipe espanhola.  Para chegar com bom condicionamento à Europa, Woitke procurou  o apoio de uma equipe multidisciplinar comandada pelo ex-profissional  Luciano Pagliarini que iniciou o acompanhamento do ciclista em novembro. A principio fazendo muita subida pelas estradas da região de Fraiburgo,  e em janeiro foi para Criciúma para rodar mais no plano. A equipe de técnicos fez testes de Vo2 máximo com o ciclista no LAPEX da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul e nesse período de preparação atingiu 78 de Vo2 e 400 Watts de potência, um bom número para que estava sem competir há quase 6 meses e está com 56 kgs e  1,72m. Voitke ainda acredita que com o ritmo das competições esses números possam melhorar sensivelmente e ultrapassar os valores do auge da temporada passada quando trabalhava com 80 de Vo2 e 407 de potência.

Equipe que acompanhou os testes de ...... foto: arquivo pessoal/Fabio Lanferdini

Equipe que acompanhou e executou os testes incremental e de sprint foto: arquivo pessoal/Fabio Lanferdini

Vinicius se destaca como escalador e embarca no fim de fevereiro para a Espanha, neste início de carreira as passagens aéreas ainda são custeadas pela família, mas toda a estadia e permanência na Espanha correm por conta da Caja Rural-Seguros RGA. O brasileiro será um dos mais novos da equipe “amateur” da Caja Rural-Seguros RGA , a equipe tem 23 ciclistas no plantel, sendo que sete  com 19 anos – os espanhóis Pablo Benito, Pablo Alonso, Eneko Aramendia, Xavier Canellas, Aitor Rodrigues e os estrangeiros , além do catarinense que está com 18 anos, são o inglês George Jary e o uruguaio Brian Carro.

Vinicius ainda não tem o calendário da sua temporada definido, mas a expectativa em seu primeiro período é a de adquirir o máximo de conhecimento e experiência, e  como ele mesmo comenta: “quem sabe conseguindo alguma camisa de jovem em alguma volta, isso seria muito bom” e também para que no ano seguinte possa ter um trabalho junto à equipe desde a pré-temporada até o final.  O garoto é muito consciente e tem total clareza do que vem pela frente, para dar continuidade à sua carreira, ele concluiu o segundo grau, mas ainda não definiu qual curso universitário seguir, optou primeiro por iniciar sua carreira desportiva. “É um processo de longo prazo, esse ano estagiando, ano que vem estar na equipe de base para talvez em 2018 passar para a equipe profissional” , comentou  Voitke.

Quem iniciou sua carreira no Caja Rural foi Michal Kwiatkowski  e vale destacar que  a equipe, nesta categoria de base, é uma das mais fortes da Espanha, além da equipe de base e da profissional, a equipe espanhola tem um time de juvenis, uma feminina e apoia algumas escolas de ciclismo. A seguros RGA acaba de anunciar a renovação do seu contrato de patrocínio com a equipe por mais três anos, ou seja até o final da temporada 2018.   E como curiosidade Voitke terá na equipe um companheiro com sobrenome de peso: Miguel Indurain, sim o filho do cinco vezes campeão do Tour defende a equipe Caja Rural.

Vinicius começa uma nova escalada,  torcemos para que  ele consiga subir pedalada a pedalada até o profissionalismo. A jornada não é fácil, a torcida é grande, não é momento de cobranças e nem de colocar pressão por resultados, é hora de deixá-lo crescer e evoluir, mas quem sabe daqui a alguns anos não tenhamos mais um profissional brasileiro correndo em uma das grandes equipes do pelotão World Tour, ambição não falta a esse jovem talento.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.