SUB23: JÁ SÃO 5 VITÓRIAS CONSECUTIVAS NA CONTA DE AMOS E OLIVIA ONESTI SUPERA A LAMA PARA VENCER

Riley Amos, um dia depois de vencer o XCC, mostrou mais uma vez todo seu domínio ao vencer com determinação a etapa da Copa do Mundo de XCO Sub23 em Crans-Montana, abrindo uma vantagem de 37 segundos sobre seu compatriota Bjorn Riley, totalizando inacreditáveis 5 vitórias em 5 etapas do XCO. No meio do lamaçal e ainda recuperando-se de dores no joelho Alex Malacarne terminou em 20º. Na prova feminina, primeira vitória na temporada para Olivia Onesti, e Giugiu Morgen com o 13º lugar se mantém no top10 da classificação geral

Mais uma na conta – em 5 etapas, 5 vitórias para Riley Amos na Copa do Mundo de XCO Sub23 – foto: UCI

Amos tomou o comando da prova da categoria masculina Sub23, disputada no sábado, desde a largada e apenas Bjorn e Rens Teunissen van Manen conseguiram acompanhar o ritmo, com o holandês liderando o pelotão na primeira volta no circuito curto de 1.3 km.

Já no circuito principal, de 3.5 km Amos tomou a dianteira, Riley e Teunissen van Manen conseguiram manter contato com Amos apenas na primeira volta; na segunda volta ele já abriu 13 segundos para seu compatriota

A tentativa de Teunissen van Manen acompanhar Amos e Riley não funcionou e ele acabou perdendo mais minuto para os líderes na segunda volta, sofreu nas demais voltas e terminou em 9º.

Enquanto Amos continuava a definir o ritmo na frente, Riley caiu na lama, depois teve problemas na corrente e no guidão e perdeu quase um minuto para Martin, ficando atrás do francês, que buscava avançar até o segundo lugar, desde que Teunissen van Manen caiu.

Luca Martin em um dos trechos mais complicados do circuito – foto: UCI

Riley respondeu ao ataque usando trechos mais secos do traçado para perseguir Martin e retomar o segundo lugar. Apesar de perdeu uma posição, o terceiro lugar ainda foi muito bom para o francês na disputa com Finn Treudler (pelo terceiro lugar na classificação geral, com seu rival terminando em sétimo, e Cole Punchard obteve seu melhor resultado da temporada com quarto lugar.

Alex Malacarne que entrou na corrida sem grandes esperanças após o 30º lugar no XCC onde sofreu com dores no joelho, após uma queda nos treinos antes da corrida, foi além de suas expectativas.  Em um terreno hostil, onde mais de uma vez se viu obrigado a empurrar a bicicleta, aproveitou para se divertir e tentar se manter sem perder posições e não se machucar; ao final se divertiu e terminou em 20º

Alex Malcarne: ‘A lama é cruel, desafiadora,porém divertida’ –   foto: Michal Cerveny

Com 5 vitórias nas 5 etapas disputadas, Riley Amos sentenciou: “Acho que hoje foi a corrida mais difícil de toda a minha carreira Sub-23. Todo mundo sabia que seria uma guerra absoluta, eu me esforcei ao máximo para tentar sair na frente mais cedo, fazer a minha corrida e cometer o mínimo de erros possível e apenas tentar ficar longe de confusões, foi um dia infernal na pista”.

OLIVIA ONESTI FAZ SUA MELHOR PROVA DA TEMPORADA

Olivia Onesti, na atual temporada tinha como melhor resultado o segundo lugar no XCO de Val di Sole; no último domingo em Crans-Montana a francesa assumiu a liderança na segunda volta e forçou o ritmo para dispensar a estadunidense Madigan Munroe e a canadense Emilly Johnston e conseguir sua primeira vitória na Copa do MUndo Sub23.

Olivia Onesti, forçou o ritmo e quebrou o pelotão para chegar isolada à sua primeira vitória na termporada da Copa do Mundo de XCO Sub23 – foto: UCI

As dificuldades do terreno tornaram a prova difícil e a aceleração de Onesti desde as primeiras movimentações e a tentativa de Munroe e Johnston acompanha-la acabaram quebrando o pelotão já na primeira volta no circuito principal.

A francesa venceu com 1m05s de vantagem sobre a estadunidense e com 2m28s sobre a canadense. A líder da classificação geral, a alemã Kira Böhm terminou a 4m43s. Em uma jornada marcada por muitas quedas e escorregões, a brasileira Giuliana Morgen terminou na 13º posição e Sabrina Olveira ficou a 1 volta da vencedora.

foto: Monica Gasbichler

 “Foi uma corrida muito difícil, com muita chuva e lama. Gostei porque foi diferente, mas foi difícil. Estou muito feliz porque deu muito trabalho”, comemorou Onesti.

Na classificação geral, Böhm lidera com 587 pontos, seguida por Johnston com 523 com Munro a apenas 1 ponto. Giugiu Morgen ocupa a 9ª posição com 251 pontos.

Sub23 feminina –  volta de largada   1.3km + 4 voltas x circuito de 3.4 km – 14.90  km – 69 competidores de 18 países

🥇Olivia Onesti  🇫🇷 – Trinx Factory Team  – 1h06m36s – vel. média 13.421 km/h

🥈- Madigan Munro 🇺🇸  – Trek Factory Racing-Pirelli +1m05s

🥉- Emily Johnston 🇨🇦  – Trek Future Racing +2m28s

4- Luisa Daubermann 🇩🇪 – +2m59s

5- Ella MacLean-Howell 🇬🇧  +3m12s

13- Giuliana Morgen  🇧🇷 – Trek Future Racing +6m55s

47- Sabrina Oliveira   🇧🇷 – Caloi-Henrique Avancini Racing  -1volta

Sub23 masculina – volta de largada   1.3km + 5 voltas x circuito de 3.4 km 18.30  km – 135 competidores de 25 países

🥇- Riley Amos 🇺🇸 – Trek Factory Racing-Pirelli -1h08m34s – vel. média 16.011km/h

🥈- Bjorn Riley 🇺🇸 – Trek Future Racing +37s

🥉- Luca Martin 🇫🇷 – Orbea Factory Team +52s

4- Cole Punchard  🇨🇦 – Pivot Cycles-Ote  +1m14s

5- Dario Lillo 🇨🇭 – Giant Factory Off-road Team XC +1m50s

20- Alex Malacarne  🇧🇷 – Trinity Racing MTB +5m

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.