SRAM RED AXS: RENOVADO, MAIS ERGONÔMICO, EFICIENTE E O MAIS LEVE  

O que já era aguardado por todo o meio ciclístico, finalmente foi apresentado oficialmente: o Sram Red AXS chega com suas atualizações que o deixaram com o menor peso do mercado, ainda mais eficiente e preciso e que se integra perfeitamente ao novo ciclocomputador Hammerhead Karoo

Sram Red AXS- eficiente com melhor ergonomia e o mais leve do mercado

Com uma ação que levou  uma ‘caixa misteriosa’ para várias lojas no Brasil e no Mundo e que muitos já davam como certo que em seu interior estava a atualização do grupo Sram Red AXS que a cerca de um mês apareceu em algumas bicicletas da Bora-Hansgrohe, a novidade foi oficialmente apresentada ao grande público pela marca estadunidense, e após 4 anos de trocas de informações com ciclistas e equipes patrocinadas e um trabalho de engenharia a marca dá mais um salto de qualidade com uma série de componentes mais leves e eficientes. Ao todo as atualizações produziram uma redução de 153 gramas, o grupo completo  Sram Red AXS pesa 2.496 gramas (sem as baterias dos câmbios dianteiro e traseiro) , o mais leve do mercado.

Destinado ao ciclismo de estrada, é o modelo topo de linha da Sram

O Red AXS chega com novos comandos carregados de evolução, com um desenho ainda mais ergonômico com uma nova estrutura e com borrachas que o deixaram mais confortável e com inovações na parte hidráulica com o reposicionamento do pivô interno o que resultou em maior potência de frenagem com menor esforço e consequentemente um menor cansaço do ciclista.

Menos esforço para frear

O novo desenho proporciona ao ciclista 80% menos esforço ao frear desde a parte superior do comando em comparação com o Red eTap AXS. Isso permite que o ciclista freie com apenas um dedo. Ao acionar o freio desde inferior do guidão de estrada, o novo design exige 33% da potência usada em um  Red eTap AXS. Menos esforço, menos fadiga nas mãos, sensação de leveza e conexão de energia mais fácil de usar, graças à nova arquitetura.

Comandos com melhor ergonomia

Isso tudo também com uma redução de 83 gramas, entre a manete e as pinças de freio, em relação a geração anterior. Um com junto mais equilibrado e com melhor possibilidade de personalização no ajuste da distância para mãos de todos os tamanhos. A modulação previsível, mais profunda na direção do manete, significa que mais potência pode ser fornecida de uma forma mais precisa. A força do curso livre é reduzida à metade, o que proporciona uma maior resposta à ação inicial do ciclista na frenagem.

Os novos comandos trazem um botão ‘Bônus’ desenvolvido para quem pedala com as mãos na parte superior – localizado na parte interna – e que possibilitam por meio do AXS ou outros dispositivos a mudança de marchas ou a navegação em um ciclocomputador compatível.

Nova opção de pedivela de 160mm

O conjunto pedivelas e coroas também passou por atualizações – ficaram mais rígidos e leves. As pedivelas tem um novo processo de laminação do carbono, com isso houve uma redução de 29 gramas no conjunto. E como novidade a opção de braços de 160mm para ciclistas mais baixos ou para atender a nova tendência do pelotão de usar pedivelas menores, além das versões de 165, 170, 172.5 e 175mm. O conjunto estará disponível com coroas 50/37, 48/35, 46/33 para as bicicletas montadas de fábrica (OEM) e 52/39, 54/41, 56/43 para quem comprar seu grupo nas lojas para equipar seu quadro.

A evolução também é uma constante busca pela redução de peso graças a um novo trabalho nos elos, e com isso a corrente ficou 13 gramas mais leve, mas ainda robusta, mantendo a estrutura HollowPin. Segundo o fabricante o resultado é uma corrente com maior vida útil.

Outra novidade é a inclusão dos cassetes 10-30d e 10-36d que se juntam aos já disponíveis 10-28 e 10-33. A versão 10-36 pesa 180 gramas. Nas versões 10-28, 10-30 e 10-33 a progressão é gradual entre os pinhões , com  pelo menos cinco saltos de um dente, ou seja com um melhor escalonamento das marchas. Tanto os cassetes como a corrente estão disponíveis na versão de coloração ‘rainbow’.

Sram Red AXS tem quatro opções de cassete 10-28, 10-30, 10-33 e 10-36d

Apesar de muitos terem acreditado estarem em desuso as transmissões de coroa dupla, a Sram retrabalhou o seu câmbio dianteiro que ficou mais estreito e com um menor percurso de deslocamento e inclui também melhoras no protocolo de comunicação que foi aperfeiçoado com a incorporação da função de ajuste automático não importando a posição do cassete. O câmbio dianteiro adota a tecnologia Yaw . A caixa mais estreita permite ao usuário fazer uma configuração  um pouco mais agressiva ou mais contundente, sem falhas, em comparação com descarriladores anteriores com os da nova geração .

Red AXS -153g que o modelo anterior

O câmbio passou a incorporar a roldana inferior maior – X-SYNC (para atender as preferências estéticas do mercado, além de melhorar a funcionalidade)  e rolamentos de cerâmica , aceitando todos os cassetes – desde o 10-28d até o 10-36 – sendo também compatível com transmissões 2x e 1x e trazendo a tecnologia de amortecimento Orbit que mantém a corrente tensionada mesmo em terrenos irregulares. Com a atualização o câmbio teve uma redução de 16gramas em relação à versão anterior.

Todo os sistema de câmbios e seu controle é facilmente gerenciado pelo app Sram AXS , mas agora chega mais uma novidade com o novo ciclocomputador Hammerhead Karoo que se conecta facilmente com todos os componentes Sram AXS sem necessidade de emparelhamento. O Hammerhead Karoo possibilita a configuração dos comandos ou saber a carga das baterias diretamente do guidão, sem a necessidade de usar o celular.

Ciclocomputador Hammerhead Karoo2 tem fácil conexão com os sistemas AXS

As principais marcas do mercado internacional (Aurum, Cannondale, Canyon, Cervelo, Colnago, Focus, Giant, Look, Pinarello, Orbea, Ridley, Scott, Spcialized, Trek, Willier-Triestina, entre outras) já tem modelos equipados com o novo Sram Red AXS. No Brasil o grupo completo com o ciclocomputador Karoo 2, distribuído pela Proparts tem o preço de venda sugerido ao consumidor de R$ 39.595 sem o potenciômetro e de R$ 43.845 com medidor de potência.

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