SPECIALIZED APRESENTA A 8ª GERAÇÃO DA EPIC

A Epic da Specialized é um ícone das bicicletas full suspension;  agora a marca californiana revigora o modelo com a S-Works Epic 8 prometendo eficiência, leveza e rapidez com quadro mais robusto, suspensões de 120 mm gerenciadas pelo sistema eletrônico Flight Attendant e uma versão EVO com suspensão de 130mm pensada para o público do enduro

A Epic 8 traz suspensões com 120mm de curso

Com profundas mudanças, entre elas o adeus definitivo ao sistema de gerenciamento de suspensão proprietário da marca – Brain, passando a adotar as novas suspensões eletrônicas RockShox Flight Attendant SID, mas com ajuste especifico para a marca denominado Specialized Ride Dynamics, com curso de 120mm na dianteira e traseira e para tudo isso foi desenvolvido um novo quadro, com nova geometria e consequentemente uma nova cinemática e ainda integrando o sistema de compartimento Swat que possibilita o transporte de ferramentas ou bombas de Co2 – a Specialized apresenta a nova Epic 8 – e sua irmã um pouco mais modesta, a Epic 8 EVO.

S-Works Epic 8 – pensada para o cross country

A nova Epic 8 traz uma suspensão que oferece três opções de personalização do amortecimento traseiro – feito em um comando que possibilita manter o seu funcionamento aberto, a posição sprint-on lock – que trava o seu funcionamento e especifica para arrancadas decisivas e o modo Magic Middle ou o Meio Mágico – uma posição pensada fornecer suporte durante todo o pedal com uma suspensão ativa que faz a leitura das ações e do terreno para manter toda a eficiência para a transferência de força e evolução do pedal, e tudo isso acontecendo a uma velocidade incrível.

O Flight Attendant aproveita a tecnologia sem fio SRAM AXS para coletar dados em tempo real a partir da pedivela, garfo, suspensão e câmbio traseiro para determinar a configuração ideal de amortecimento e proporcionar uma experiência incomparável ao ciclista.

Segundo o fabricante, a Epic 8 oferece 20% menos movimento oscilatório ao pedalar enquanto absorve 12% mais forças de impacto.

Suspensão traseira com detalhe da central que gerencia e coleta dos dados

Para a Epic 8 – a Specialized usa o mesmo argumento de muitos fabricantes que apontam as mudanças e as exigências que os circuitos de cross country – XCO – que obrigam a desenvolverem bicicletas e sistemas mais eficientes e que ofereçam ao ciclista maior estabilidade com a melhor transferência de energia, buscando maior velocidade, mas sem provocar um desgaste excessivo do ciclista.

E aí entra também a atualização da geometria do quadro que passa a adotar um ângulo de selim de 75,5°, um alcance (reach) de 475mm e um ângulo da caixa de direção de 65,9° que garantem uma frente mais relaxada, e ainda um movimento central baixo – 333 mm. Tudo nas medidas que garantem tração, controle e aceleração ideais em qualquer tipo de terreno.

A Specialized Epic tem sua geometria ajustável através de um dispositivo conhecido por  ‘flip chip’ no suporte do amortecedor traseiro, possibilitando a alterar o ângulo da direção em cerca de 0,5º  (para 64,9°) e a altura do movimento central  em 5mm.

O novo quadro é mais leve que as versões anteriores, está construído em carbono Fact 12M  todos os parafusos dos braços da balança de suspensão em titânio, assim como a estrutura em carbono no modelo S-Works. Toda a construção, especificamente a traseira passou por alterações significativas que se traduzem em uma redução de 76 gramas que sua versão anterior.

Swat 4.0 -integrado ao quadro espaço permite levar ferramentas ou outros objetos sem ocupar espaço

O quadro traz embutido o prático sistema Swat 4.0 que possibilita desde carregar ferramentas a outros e um prático sistema bloqueio de direção integrada para ajudar a proteger o tubo superior em caso de quedas – ou seja o guidão não bate no quadro, evitando danos estéticos ou possível quebra.

Epic Evo 8 – com suspensão de 130mm

A S-Works Epic 8 tem uma outra versão a Epic 8 EVO com praticamente todos os recursos do quadro, como o Swat 4.0 e o bloqueio de direção integrada, porém pensada para quem busca um uso mais diversificado – algo como o downcountry ou enduro.

A Evo vem equipada com suspensão Fox de 2 posições – com as opções aberta ou travada, ajustada pela Specialized Ride Dynamics e um garfo com 130mm de curso, freios mais potentes e pneus mais robustos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.